Fonte: Assessoria de imprensa da exposição
Estão abertas as inscrições para o II Seminário de Conservação de Igrejas e Arte Sacra de Santa Catarina, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC); Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arquidiocese de Florianópolis. O evento ocorrerá no dia 22 de outubro de 2015, das 8h às 18h, na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no município de Porto Belo.
O evento tem o objetivo de difundir a importância da preservação das obras de arte sacras a bispos, párocos, vigários, padres, administradores, fiéis e comunidades, que buscam capacitação para salvaguardar, de forma adequada, esses bens tão valiosos. A partir do esforço mútuo, a iniciativa visa garantir a segurança dos espaços, dos bens móveis e integrados, resguardando-os dos diversos fatores que concorrem para a deterioração, desvalorização, perda parcial ou total do riquíssimo patrimônio religioso. Com isso, será possível preservar seu valor patrimonial, monetário e, sobretudo, cultural, herança preciosa para as gerações futuras.
Interessados em participar devem enviar e-mail com nome, endereço, paróquia que representa, função na paróquia/profissão, telefone e e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A primeira edição do Seminário foi realizada em outubro de 2014, na Igreja Matriz de São José, com a participação de cerca de 90 pessoas.
Confira a programação completa do evento:
PROGRAMAçãO DO II SEMINáRIO DE CONSERVAçãO DE IGREJAS E ARTE SACRA
08:00 - 08:30h: Credenciamento
08:30 - 09:00h: Abertura
09:00 - 09:40h: A preservação do patrimônio religioso - M.Sc. Fátima Regina Altoff - Arquiteta e conservadora-restauradora do ATECOR - FCC
09:40 - 10:00h: Coffee Break
10:00 - 10:40h: é importante: "conservar para não restaurar" - Esp. Marcelino Donizeth de Melo Correia - Conservador-restaurador do ATECOR - FCC
10:40 - 11:20h: Atuação do Ministério Público na defesa do patrimônio cultural sacro - Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda - Promotor do Ministério Público de Minas Gerais
11:20 - 12:00h: Fontes estaduais apoiadoras do Patrimônio Cultural Catarinense - M.Sc. Rosivaldo Flausino - Fundação Catarinense de Cultura
12:00 - 14:00h: Almoço
14:00 - 14:40h: A perspectiva do Ministério Público na defesa do patrimônio cultural e sua atuação na região do planalto serrano catarinense - Dr. Renee Cardoso Braga - Promotor do Ministério Público de Santa Catarina
14:40 - 15:20h: Conservação de Arte Sacra: Bens Móveis - M.Sc. Karen Kremer - Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis do ATECOR - FCC
15:20h - 15:40h: Coffee Break
15:40h - 16:20h: Conservação de Arte Sacra: Bens Imóveis - Arq. Sílvia Maia - Arquiteta da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da FCC
16:20 - 17:00h: Restauração e conservação da Igreja Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo - Arq. Roseana S. Lunghard
Serviço:
O quê: II Seminário de Conservação de Igrejas e Arte Sacra de Santa Catarina
Quando: 22 de outubro de 2015, das 8h às 18h
Onde: Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos - Av. Governador Celso Ramos, 1445 - Centro - Porto Belo/SC
Inscrições: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com informações de nome, endereço, paróquia que representa, função na paróquia/profissão, telefone e e-mail do interessado.
Participação gratuita
Informações: (48) 3664-2616
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), em sua 234ª reunião, ocorrida em Brasília (DF), entre os dias 7 e 9 de julho, autorizou a captação via renúncia fiscal (Lei Rouanet) de R$ 5.279.707,00 para nove projetos na área de Museus. O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) analisou três projetos, sendo dois deles com pedidos de readequação nos processos em execução, enquanto outras vinculadas do Ministério da Cultura (MinC) analisaram as outras seis propostas.
O novo projeto analisado pelo Ibram prevê a aquisição de equipamentos de reserva técnica e material expográfico para o Museu Municipal Edward Coruripe Costa e aquisição de acervo literário para a Biblioteca Castro, em Votuporanga (SP).
FONTE: Boletim eletrônico do Ibram Nº 558 - Ano XII - 17 a 24 de julho de 2015
Fonte: Boletim eletrônico do Ibram
Cinco museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) receberam obras apreendidas pela Receita Federal na Alfândega do Aeroporto de Guarulhos e na Alfândega do Porto de Santos, em São Paulo. As obras, que foram destinadas ao Ibram, como previsto pela Lei 12.840/2013, já estão sob a guarda e administração dos museus e passarão agora por procedimentos museológicos de documentação, conservação e pesquisa, através do qual as equipes técnicas dos museus poderão identificar ou confirmar sua origem, material utilizado, estilo e autoria, entre outros aspectos.
FONTE: Boletim eletrônico Nº 558 - Ano XII - 17 a 24 de julho de 2015
Fonte: Boletim eletrônico do Ibram
Diante do grande interesse dos profissionais brasileiros pelos cursos oferecidos pelo Museum Training School (MTS) em 2014 em Londres, o British Council e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo oferecem a primeira edição do Museum Academy no Brasil. A proposta do curso é atender a qualificação desejada pelos profissionais de museus brasileiros, trazendo instrutores britânicos e brasileiros para colaborarem com a capacitação de suas equipes. Com duração de uma semana, o primeiro módulo terá como tema Desenvolvimento de Público em Museus e inclui atividades práticas e teóricas em museus de São Paulo.
SOBRE O CURSO
O curso de Desenvolvimento de Público em Museus abordará assuntos-chave, como o entendimento sobre os padrões de engajamento de público, identificação de oportunidades para atrair novos visitantes, marketing, pesquisa de mercado, desenvolvimento de parcerias e engajamento com comunidades. Também serão revisadas iniciativas em programas educacionais, plataformas digitais que promovem maior interação do público com o desenvolvimento da programação nos museus. Durante o curso, os participantes irão desenvolver um plano de trabalho para as suas respectivas instituições.
O curso será conduzido por Bill Griffiths, Diretor de Programas do Tyne & Wear Archives and Museums, com o apoio de experientes profissionais de museus do Reino Unido e do Brasil, os quais apresentarão estudos de caso com exemplos das melhores práticas neste setor. O curso será uma oportunidade de reflexão e prática e incluirá visitas de estudo a museus em São Paulo. As aulas terão tradução simultânea.
Entre os colaboradores brasileiros, estão Marília Bonas e Luiz Fernando Mizukami.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O curso tem como público-alvo profissionais que trabalham em museus e instituições culturais, com no mínimo três anos de experiência. Os interessados poderão se candidatar a uma das 20 vagas disponíveis preenchendo o formulário de inscrição online até 2 de agosto de 2015.
A seleção será feita pelo coordenador do curso, pelo British Council e por representantes da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Os candidatos selecionados serão notificados em agosto e terão até 15 dias para confirmar sua participação e efetuar o pagamento do curso.
MUSEUM ACADEMY: DESENVOLVIMENTO DE PÚBLICO EM MUSEUS
Inscrições: de 1º de junho a 2 de agosto - Clique aqui para se candidatar
Requisitos e público-alvo: profissionais que trabalham em museus e instituições culturais, com no mínimo três anos de experiência.
Data do curso: de 21 a 25 de setembro de 2015 (segunda a sexta-feira)
Horário: das 9 às 17 horas
Carga horária: 40 horas
Investimento: R$ 700,00
Número de participantes: 20 Localização: São Paulo, SP
Certificação: o certificado será expedido pelo British Council após a conclusão do curso.
*O curso terá tradução simultânea.
Fonte: Site do British Council
Fonte: British Council