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Com o intuito de identificar o perfil e o nível de satisfação dos frequentadores do Centro Integrado de Cultura (CIC), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realiza uma pesquisa que servirá como fonte de informações para gerar recomendações de melhoria, bem como de reconhecimento do que está sendo realizado com êxito.

A Pesquisa de Identificação de Perfil e de Satisfação dos Usuários do Centro Integrado de Cultura (CIC) é realizada com pessoas que frenquentem o espaço pelo menos uma vez no ano e com idade a partir de 15 anos. O questionário pode ser respondido tanto presencialmente, durante visita ao CIC, como pode online, até o dia 22 de maio, acessando este link: http://goo.gl/forms/IhUq2RvMHd.

O resultado da pesquisa será divulgado no site da FCC no mês de junho.

Sobre a pesquisa:
Os gestores de arte e cultura de Santa Catarina reconhecem que existe a ausência de indicadores culturais no Estado. No caso do Centro Integrado de Cultura (CIC), desde que foi aberto ao público, há 34 anos, não existe nenhum registro de pesquisa de satisfação ou de identificação do perfil dos frequentadores. O levantamento destes dados é importante para que a administração pública possa entender o perfil dos freqüentadores, bem como suas necessidades e realizar as melhorias e adaptações necessárias para cada vez atender melhor o público. Dentre todos os espaços administrados pela FCC, o CIC é o que apresenta maior impacto cultural e social aos cidadãos em geral, tanto pelo número de espaços culturais que abriga, quanto pelo número de pessoas que visitam o centro cultural anualmente.

Sobre o CIC
O Centro Integrado de Cultura, popularmente chamado de CIC, é o mais importante espaço multicultural do Estado. Nele estão abrigados: O Teatro Ademir Rosa com capacidade para 906 espectadores. Devido ao seu amplo espaço e excelente acústica recebe peças, concertos e espetáculos de grande porte de todas as partes do país. O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), conta com acervo de cerca de 1.800 obras de artistas de todo o Brasil e do mundo, com destaque para os catarinenses. O trabalho do Masc inclui ainda inúmeras realizações que partem de núcleos de arte-educação, acervo e conservação, exposições, biblioteca, documentação e pesquisa, além das áreas de direção e administração. O Museu de Imagem e Som de Santa Catarina (MIS/SC), criado em 1998, com a finalidade de preservar, documentar, pesquisar e comunicar acervos audiovisuais de relevância estadual e nacional. Conta com um acervo de cerca de 10 mil discos de vinil, dois mil de cera, equipamentos de fotografia antigos, filmadoras em super8, projetores de película, gramofones, eletrolas, e outros materiais do gênero. O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, conhecido como Atecor, implantado em 1982, tem como enfoque especial a restauração de pintura de cavalete e escultura policromada. Atua junto ao acervo de diversas unidades museológicas e contribui, ainda, com instituições públicas, religiosas e particulares, orientando no tratamento de seus acervos. A FCC é uma das únicas instituições do país que possui um laboratório desse gênero. A Escolinha de Arte e as Oficinas de Arte têm uma distribuição de espaço com salas que possibilitam o desenvolvimento de diferentes tipos de atividades. A FCC tem oferecido diversas oficinas gratuitas, como, por exemplo, Canto, Leitura Musical, Pífano, Gravura, História da Pintura, Oficina da Palavra, Expressões Visuais e Livro de Artista para os jovens e adultos. Para as crianças, são disponibilizadas aulas de Musicalização, Artes Visuais, Pintura em Tela e Oficina de Máscaras. O Cinema do CIC conta com rampas de acesso ao palco e poltronas para portadores de necessidades especiais. O espaço tem tratamento acústico adequado, dispõe de 140 confortáveis assentos e de um moderno sistema de iluminação, de som e de projeção, que é digital. A Sala Lindolf Bell, oficialmente inaugurada em julho de 1999, possibilita à comunidade artística do Estado um espaço livre e multifuncional para exposições e outras atividades.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis, promove de 23 a 25 de maio de 2016 a Mostra de Documentários da África do Sul. A programação inclui debates e a exibição de filmes, que devem ocorrer sempre às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).

A mostra visa estabelecer pontes dialógicas culturais entre Brasil e África do Sul. Os filmes e documentários selecionados para a mostra têm por objetivo tornar públicas questões similares entre os dois países (Brasil e África do Sul), convidando ao engajamento do público em causas que interessam os mais diversos setores civis, através do cinema. O evento tem curadoria e produção de Adriana Miranha da Cunha.

Entre as temáticas que conectam os países estão as estruturas pós-colonialistas que resultam em dinâmicas sociais similares em ambas as nações, em termos de construção de espaço de diversidade, integração de subculturas, resgate da cultura indígena, justiça social, direitos humanos, segurança urbana e questões relacionadas ao manejo de recursos ambientais.




Mais informações estão disponíveis no site www.africandocumentaryfestival.com

Programação:

Dia 23 de maio (segunda-feira):

Into the Shadows - Nas Sombras
Nas sombras lança um olhar na vida de centenas de milhares de africanos que vivem na cidade de Joanesburgo. Eles são sobreviventes urbanos: suas histórias permanecem invisíveis, as suas existências não são percebidas, porém suas angustias representam uma sombra sobre o continente africano, a crise da migração promovida pela injustiça social.

Ficha técnica:
Altamar Films
Direção: Pep Bonet and Line Hadsbjerg
Edição: Jose Bautista and KanseiSounds
75 minutos
Legendas: Adriana Cunha
Facilitadores: Matthew Wilhelm-Solomon, Sansara Buriti e Fernando Damazio

Dia 24 de maio (terça-feira):

This is Zamrock - Isto é Zamrock
Uma viagem psicodélica para a África austral com os veteranos do rock Jagari Chanda e Rikki Ililonga enquanto se preparam para uma turnê na França. Eles realizam, pela primeira vez em sua história, um show musical afro-global para um público internacional criado na década de 1970. "Isto é Zamrock !!" é um curta promocional para um documentário que será lançado para coincidir com a celebração do 50º aniversário de independência da Zâmbia.

Ficha técnica:
Zamrock.org
Direção: Calum MacNaughton
12 minutes
Legendas: Adriana Miranda da Cunha

Mama Goema
Uma viagem ao coração da Cidade do Cabo, mãe de todas as cidades, e um ritmo chamado Goema. Com raízes indígenas, influências coloniais e moldada pela história escravagista da Cidade do Cabo, Goema reside na cultura do carnaval sul-africano.

É a partir dessas festas tradicionais que as variações contemporâneas têm surgido, desafiando a queda do apartheid e colocando o jazz no caminho do renascimento democrático da África do Sul.

Ficha técnica:
Proudly South African
Jigsaw Productions ZA
El truque colectivo
Direção: Ángela Ramirez (Colombia), Sara Gouveia (Portugal) and Calum MacNaughton (South Africa)
55 minutes

Facilitadores: Matthew Wilhelm-Solomon e Acácio Piedade.


Dia 25 de maio (quarta-feira):

Miners shot down - Mineradores abatidos
"Mineradores abatidos" é um dos mais premiados documentários contemporâneos do país que explora o evento de Marikana, onde 34 mineradores foram executados pela polícia durante uma greve. Os vídeos produzidos pelos policiais vazaram e serviram de base para o filme. Muitos aspectos políticos secretos e conspiratórios são revelados neste filme, apontando dinâmicas de poder intrincadas que são investigadas atualmente em sua comissão da verdade.

Ficha técnica:
Uhuru Productions
Direção: Rehad Desai
Produção e roteiro: Anita Khanna and Rehad Desai
Foto: Greg Marinovich
Tome uma atitude e faça parte do "Marikana Justice Campaign". See the link below.
85 minutes
Facilitadores: Matthew Wilhelm-Solomon, Gabriel de Jesus Paixão e Ida Mara Freire.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Fundação Catarinense de Cultura divulga o resultado da reunião para análise e julgamento dos recursos interpostos por proponentes do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e FCC. Os recursos indeferidos, de acordo com o estabelecido no parágrafo 4º do artigo 109 da Lei Federal nº 8666/93, foram encaminhados à autoridade superior para deliberação. Conforme estabelece o parágrafo citado, a autoridade tem o prazo de cinco (5) dias úteis para se manifestar.

Proponente

Nº processo

Categoria

Razão da inabilitação

Deliberação da CPL

Adriana Miranda da Cunha

1162/2016

1.1.4 Módulo III

Cópia do projeto não numerada

Deferido

ítalo Rodrigues M Reis

1169/2016

1.1.4 Módulo III

Sem currículo do diretor

Deferido

Ronei Lucas Gonçalves

1180/2016

1.1.4 Módulo III

Sem cópias da identidade e do CPF

Indeferido - o Edital determinou a apresentação de cópias da identidade e do CPF, conforme item 5.3, I, b

Jefferson Bittencourt dos Santos

1195/2016

1.1.4 Módulo III

Sem currículo do diretor

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Fabrício Porto

1204/2016

1.1.4 Módulo I

Sem currículo do diretor

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Adriane Canan

1206/2016

1.1.4 Módulo II

Sem currículo do diretor

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Bituin Filmes

1207/2016

1.1.4 Módulo I

CDs não contém arquivo .PDF do projeto

Deferido

Fliblio Ferreira de Souza

1211/2016

1.1.4 Módulo I

CDs não contém arquivo .PDF do projeto

Deferido

Bárbara Paioli Sturm

1212/2016

1.1.4

Módulo II

Sem currículo do diretor

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Jefferson W Kielwagen

1213/2016

1.1.4 Módulo II

Sem linguagem e procedimentos narrativos

Deferido

Fábio Porto

1215/2016

1.1.4 Módulo I

Sem currículo do diretor

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Bolívar Chjafun Pigliasco

1221/2016

1.1.4 Módulo II

Sem definição de público alvo

Indeferido - o Edital determinou a definição de público-alvo, conforme tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Rodrigo Ramos dos Santos

1225/2016

1.1.4 Módulo II

Sem currículo do diretor

Indeferido - Não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital.

Kátia Klock

1226/2016

1.1.4 Módulo I

CDs não contém arquivo .PDF do projeto

Deferido

Lícia Brancher

1227/2016

1.1.4 Módulo II

CDs não contém arquivo .PDF do projeto

Deferido

Contraponto Multimeios Ltda

1229/2016

1.1.3

DVDs não contém arquivo .PDF do projeto

Deferido

Goulart Filmes Ltda

1231/2016

1.1.3

Não classificada como agente econômico brasileiro independente

Deferido

Realizart Produção Ltda

1232/2016

1.1.1

CDs não identificados corretamente

Projeto no arquivo .PDF sem capa

Indeferido - o Edital determinou que os CDs ou DVDs devem estar corretamente identificados, conforme item 5.3, I, d.1. Projeto sem capa conforme determina a tabela 1.1.1 do item 7.1 do Edital.

Marcos Antônio Luiz

1233/2016

1.1.4 Módulo I

Sem currículo do diretor

Indeferido - conforme determina o § 4º do art. 109 da Lei 8666/93 o recurso, após indeferimento da CPL, foi submetido à autoridade superior que, ouvida a Consultoria Jurídica da FCC, deliberou de não acolhimento do mesmo.

ACS Multimídia Ltda

1234/2016

1.1.1

Não classificada como agente econômico brasileiro independente.

CDs ou DVDs contém mais que um arquivo.

Projeto sem capa.

Indeferido quanto à duplicidade de arquivos nos CDs, conforme item 5.3, II. Projeto sem capa conforme determina a tabela 1.1.1 do item 7.1 do Edital.

Daniel Pimenta Rolim

1239/2016

1.1.4 Módulo I

Sem currículo do diretor

Deferido

Felipe Vernizzi

1241/2016

1.1.4 Módulo I

Sem currículo do diretor

Arquivo .PDF não contém orçamento e cronograma

Indeferido - a) não foi possível identificar currículo do proponente e diretor, conforme determina a tabela 1.1.4 do item 7.1 do Edital

b) duplicidade de arquivos no CDs, não atendendo o item 5.3, I

Tatiana Lee

1243/2016

1.1.4 Módulo II

CDs não contém arquivo .PDF do projeto

Indeferido - arquivo não abriu em nenhum sistema operacional.

Associação Eranos - Círculo de Arte

1257/2016

1.1.4 Módulo I

Sem cópia do CNPJ

Indeferido - o Edital determinou a apresentação de cópia do CNPJ, conforme item 5.3, II, c

Sobre o Edital

Lançado no dia 19 de janeiro de 2016, a edição 2014/2015 do Edital Prêmio Catarinense de Cinema vai distribuir R$ 3.375.000,00 para realização de um projeto de longa-metragem de ficção, dois telefilmes de documentário, uma obra seriada de ficção ou documentário, 12 curtas-metragens de ficção ou documentário. Os recursos são provenientes do Funcultural da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Fundo Setorial Audiovisual da Ancine. Criado em 2002, o Prêmio Catarinense de Cinema tem a intenção de incentivar a produção audiovisual no estado e estimular o setor, gerando empregos e distribuindo renda.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O terceiro ciclo do edital de exposições do Museu de Arte de Santa Catarina leva aos salões do Masc as obras de Diego de Los Campos e Jociele Lampert. A abertura ocorrerá no dia 25 de maio, às 19h, precedida de conversa com os artistas, às 18h, no Museu. As mostras ficam abertas à visitação gratuita até 17 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Deambulações sobre a Pintura - Jociele Lampert

A exposição deriva da articulação de produções do artista-professor: esse é o tema da pesquisa Artists diary and professor"s diary: roamings about painting education (em português, Diário de artista e diário de professor: deambulações sobre o ensino de pintura). A professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Jociele Lampert desenvolveu o trabalho nos Estados Unidos, durante o ano de 2013, quando recebeu uma bolsa Fulbright como professora visitante no Teachers College, Faculdade de Educação da Columbia University em Nova York, uma das melhores instituições de ensino superior do mundo.

Jociele traz ao Masc os trabalhos produzidos nos Estados Unidos e, até então, desenvolvidos para o projeto expositivo, sendo a pintura o eixo norteador da pesquisa. Deambular significa vaguear ou andar sem um caminho certo. Assim, a exposição é constituída de diferentes deambulações: a residência artística realizada em Vermont Studio Center (lugar de referência para Arte nos EUA); a passagem de Jociele pela escola livre de artes Art Student"s League of New York (onde desenvolveu série de estudos sobre paisagem e diferentes técnicas que pintura); a série Minha Manhattan pintada no ateliê do Teachers College (pinturas com referência de fotopintura); o retorno ao Vale Vêneto (região de quarta colônia italiana no Brasil, paisagem onde Jociele iniciou seus mergulhos na pintura) e, por fim, o caminho que articula o artista-professor. "Isso tem a ver com a minha forma de olhar a paisagem e minha história com a pintura também. Formei-me em pintura, mas depois fiz mestrado e doutorado em arte educação, relacionado ao ensino e formação docente. Agora, como professora de disciplinas de arte e educação e pintura na Udesc, meu olhar deriva sobre o professor que é artista. Ou seja, aquele que produz arte e ensina arte, ou ainda sobre a pesquisa da prática artística na arte educação", complementa a artista.

A exposição é um projeto idealizado e produzido pelo Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke, grupo coordenado por Jociele e vinculado à Universidade do Estado de Santa Catarina. Conta com textos curatoriais de Alphonsus Benetti e José Maria Dias da Cruz, sendo o projeto curatorial autoral da artista. O projeto educativo concebido para a exposição deriva de estudos dos orientandos de Doutorado em Artes Visuais de Jociele, e versa a proposição sobre mapas e cartografias, assunto próprio ao deambular.

O resultado dos estudos desenvolvidos nos Estados Unidos estão no Diário de artista e diário de professor: deambulações sobre o ensino de pintura, que mescla imagens e textos que a artista criou durante o ano de 2013, com escritos sobre as aulas e metodologias de ensino que estudou. A publicação será lançada durante o evento Conversas Pictóricas, ainda sem data definida, que será realizado durante o período da exposição no Masc, e contará com a participação de outros artistas professores como: Marco Giannotti, Paulo Pasta, Milton Machado, Rita Bredariolli e Marta Cabral, esta última professora pesquisadora do Teachers College.

Sobre a artista

Jociele Lampert desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University, na cidade de New York, como bolsista Fulbright (2013), onde realizou estudo intitulado Artist´s Diary and Professor´s Diary: Romaming about Pinting Education. Em 2013 realizou residência artística, com menção honrosa, em Vermont Studio Center, lugar de referência em prática artística nos Estados Unidos. é Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela UFSM (2005); e possui graduação em Desenho e Plástica - Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e graduação em Desenho e Plástica - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003).

Professora adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuante no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais PPGAV/UDESC na Linha de Pesquisa de Ensino de Arte e na Graduação em Artes Visuais. é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura UFSM/CNPq. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem UDESC/CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC), onde realiza diversas ações como residência em escolas, projetos poéticos e micro práticas, que envolvem a formação do artista professor com base na Arte como experiência. Desde 2000, apresenta seu trabalho em exposições no Brasil e no exterior.

Desenhos de um Real - Diego de Los Campos

O artista apresenta nesta exposição 2 mil desenhos feitos sobre papel A5 em várias técnicas, como lápis, nanquim, caneta, tinta acrílica e gravura. Desenhos de um Real é um projeto que se iniciou em 2006, quando Diego sempre tinha à mão uma pasta com 100 desenhos que vendia às pessoas por R$ 1,00 cada. Com o passar do tempo, começou a participar de feiras e exposições onde desenhava e vendia os desenhos pelo mesmo valor. "O conceito que guia o projeto é me colocar no lugar de um trabalhador braçal, elaborando sempre ´um mesmo produto´ e colocando o valor desse produto guiado por um cálculo feito em relação ao valor hora do trabalhador", explica o artista. Foi pensando na acessibilidade da arte que Diego optou por colocar os desenhos à venda por um preço acessível.

Na abertura da exposição, o público poderá adquirir os desenhos por R$ 1,00. Novos trabalhos serão acrescentados à exposição e, durante o período de visitação, pelas redes sociais e a mídia, o artista promete marcar encontros com o público para novas vendas.

Sobre o artista

Diego de los Campos nasceu em Montevidéu (Uruguai), em 1971. é formado em Pintura e Desenho pela Escola Nacional de Belas Artes (Uruguai) e, desde 1993, participa de diversas exposições individuais de coletivas como a Exposição do Prêmio Centenário Bienal de Arte de Veneza, em 1994, no Museu de Arte Contemporânea; e a Exposição United Airlines, em 1996, no Museu de Arte Americana em Punta del Este.

Morando em Florianópolis, desde 1999 expõe individualmente na Casa de Cultura Estácio de Sá com Desenhos de Não-eu; e Sound-Set, no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC). Desde 2010 participa de salões de arte contemporânea como o Salão de Guarulhos, Salão de Piracicaba, de Ribeirão Preto, Arte Pará, Bienal do Recôncavo e Bienal do Esquisito. Em 2011 expôs individualmente trabalhos em animação e instalação cinética no Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, na mostra intitulada Simpatia. Desde 2010 faz parte do Coletivo Artístico Nacasa.

Serviço:

O quê: Exposição do terceiro ciclo do edital do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)

Artistas: Jociele Lampert - Deambulações sobre a Pintura

Diego de los Campos - Desenhos de um Real

Abertura: 25 de maio de 2016, às 19h.

Conversa com os artistas: 25 de maio de 2016, às 18h.

Visitação: de 26 de maio a 17 de julho de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Entrada gratuita

Informações: (48) 3664-2630

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1604457599845094/

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Em comemoração aos 90 anos da ponte Hercílio Luz e para eternizar as memórias das gerações que nela passaram, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) apoiou o type designer Jefferson Cortinove na criação de uma família completa de fontes inspiradas na arquitetura da ponte.

O lançamento oficial da Hercílio, como foi denominada a fonte, ocorre nesta sexta-feira (13), dia que a Ponte Hercílio Luz completa 90 anos. O projeto também contou com a colaboração do fotógrafo Tasso Claudio Scherer.

A versão decorativa da Hercílio será disponibilizada para download gratuito nos sites: cort9.com, myfonts.com, linotype.com, fonts.comfontspring.com e youworkforthem.com.

Clique aqui para acessar o vídeo com as imagens elaboradas durante o projeto.

Dados técnicos:

Hercílio é uma família tipográfica sem serifa, condensada, moderna e geométrica, totalmente inspirada nas formas arquitetônicas da ponte Hercílio Luz de Florianópolis/SC - Brasil

Formada por onze (11), pesos dos quais dez (10) são comerciais:

Cinco pesos Romanos: Light, Normal, Regular, Medium e Bold

Cinco pesos Itálicos: Light, Normal, Regular, Medium e Bold

E um peso gratuito: Hercílio Decorativa

Composta por 430 glifos em cada fonte, traz suporte para 56 idiomas (latinos e oeste, central e sudeste europeu) apresenta ainda recursos Open Type, ligaduras e números tabulares.

Sobre o type designer:

Jefferson Cortinove de Oliveira é mestre em comunicação, graduado em Artes Plásticas pela UNESP-SP, professor universitário e designer. Atua há 20 anos na área educacional, leciona tipografia na Unifebe e é instrutor de tipografia, caligrafia e design gráfico. Em 1998, publicou o Livro de Poesia Visual "Abre Aspas".  Apaixonado por tipografia e design dedica-se à Cort9.com, Type Foundry SeaTypes e a Charlotte Estúdio.

Além da tipografia Hercílio, também criou a FloriGlyphos e trabalha em outros projetos temáticos voltados à região de Florianópolis, cidade onde reside.

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC