FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

CasaAlfandegajan22A Casa da Alfândega abriga, desde 1988, o projeto Galeria do Artesanato. O objetivo da iniciativa é efetuar o resgate visando à continuidade do artesanato de Santa Catarina por meio da comercialização. A grande meta da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é a preservação do artesanato de base cultural na valorização do saber fazer do povo catarinense.

A casa abriga trabalhos de artesãos oriundos de várias regiões do estado, numa demonstração das várias etnias colonizadoras com suas habilidades genuínas. Uma das atrações da galeria é manter artesãos demonstrando suas mais variadas técnicas, quando o visitante pode conhecer de perto a elaboração e confecção das peças.

A história de um povo, uma época ou região ficam registradas também pela maneira contada, trançada, bordada, pintada, desenhada, etc. A casa também abriga o grande potencial do patrimônio imaterial do estado através do folclore e das manifestações populares. Agrega os diversos tipos de saber fazer na área do artesanato e das expressões populares. É referência e registro da sabedoria popular. É um ponto de disseminação cultural também na área do turismo. 

(Foto: Márcio H. Martins / FCC)