CIC Facebook Instagram

Logo GOV SC 2019 Colorido

Sobre a Escolinha

A Escolinha de Arte de Florianópolis foi criada em agosto de 1963 pela diretora do Departamento de Cultura da Secretaria da Educação e Cultura Profª. Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva e pela Profª. Maria Helena Galotti. Iniciou suas atividades junto ao Museu de Arte Moderna de Florianópolis, hoje Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), que na época situava-se na Casa Santa Catarina.Nesta época sua filosofia seguia os moldes da Escolinha de Arte do Brasil, valorizando a espontaneidade e a liberdade de expressão.

Em 1968, o Museu de Arte Moderna de Florianópolis foi transferido para uma casa na Av. Rio Branco e a Escolinha de Arte passou a funcionar no subsolo desta casa. A Escolinha de Arte participou, em 1972 e 1973,  de Exposições Internacionais de Arte Infantil, recebendo várias premiações, inclusive o prêmio especial, com medalha de ouro para a aluna Simone Marçal Alves, de 9 anos, em Tóquio no Japão.

Junto com o MASC em 1976, mudou-se para uma residência na Rua Tenente Silveira. Em 1979, foi criada a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Escolinha de Arte, tornou-se subordinada a este órgão. Em julho daquele ano, a Escolinha de Arte mudou-se para o subsolo da Casa de Cultura, hoje Biblioteca Pública de Santa Catarina. Naquele momento a Escolinha funcionava como um laboratório irradiador de cultura e de incentivo à educação artística.        

Visando descentralizar suas atividades, ampliando seu atendimento, nasceram os primeiros projetos da Escolinha, aprovados pela FUNARTE como: Arte e Lazer, Atelier de Arte, Arte e Educação. Posteriormente surgiram: Rememorando, Ambulante e Preenchendo Espaço.

Em 1988, em comemoração aos seus 25 anos, a Escolinha realizou o “Encontro de Arte-Educadores da Região Sul”, evento que contou com a participação de palestrantes como Ana Mae Barbosa, Noêmia Varela, Raimundo Martins, Fayga Ostrower, entre outros. Contou com cerca de 500 participantes.  

Em março de 2008, a Escolinha de Arte passou a funcionar nas dependências do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Em 2009 e 2010 as aulas na Escolinha de Arte foram suspensas em virtude da reforma nas dependências do Centro Integrado de Cultura,  passando a desenvolver suas ações educativas de forma itinerante, atendendo as instituições: Escola de Educação Básica Hilda Teodoro Vieira, Creche Nossa Senhora de Lurde, Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luís.

Após a conclusão da reforma em 2011, a Escolinha de Arte reiniciou suas atividades no CIC, desenvolvendo ações educativas com crianças e adolescentes, e também atendeu o Projeto Escola na Escolinha, na Escola de Educação Básica Hilda Teodoro Vieira. Desde 2012, segue com suas atividades no CIC junto à comunidade por meio de sorteio público das vagas e com o Projeto Escola na Escolinha, agora atuando com as instituições parceiras. 

Atualmente, a Escolinha de Arte oferece atividades arte-educativas para crianças de 5 a 12 anos, que frequentam o espaço uma vez por semana nos períodos matutino e vespertino. Aos alunos são oportunizadas experiências artísticas e estéticas de forma integrada nas linguagens de Artes Visuais e Teatro, sempre à procura do exercício criativo, do estímulo ao imaginário e à capacidade crítica. 

Horários:

Turno Vespertino: das 13h50 às 16h30 - Artes Visuais e Teatro

Arte-Educadoras: Ana Luiza Koerich Rios e Simone Faoro dos Santos.

“A imaginação não é a faculdade de formar imagens da realidade, é a faculdade de formar imagens que ultrapassam a realidade.”(Bachelard)

Arte-educadoras: Ana Luiza Koerich Rios, Ana Paula Salvalaggio Giron e Simone Faoro dos Santos.

Administradora da Escolinha de Arte: Arte-educadora Alessandra Ghisi Zapelini

Ações Educativas

Artes Visuais

MAT 162045120517 Escolinha de Artes MHM 0052

A ação educativa nas Artes Visuais envolve o contato das crianças/adolescentes com produções artísticas e culturais e a criação artística, por meio da pesquisa e experimentação de diversos materiais, técnicas e suportes.

Teatro

MAT 163825Escolinha Teatro reduz

A ação educativa no Teatro desenvolve o processo de introdução das crianças/adolescentes no fazer teatral a partir da vivência de jogos e exercícios cênicos, estimulando a consciência corporal, gestual e vocal; a interpretação; a improvisação e a criação.

Musicalização

MAT 164258IMG 3863

A ação educativa na Musicalização propõe o desenvolvimento da musicalidade inerente à criança/adolescente, possibilitando apreciar, criar e sentir a música, por meio da observação de diferentes estilos musicais, da percepção dos sons e silêncio presentes no próprio corpo e no meio ambiente, e no contato com diversos instrumentos de percussão.

Projetos

O Projeto Escola na Escolinha desenvolve parcerias com instituições educacionais por meio das quais, uma vez por semana, os alunos frequentam a Escolinha de Arte para participar das ações educativas em um ambiente que possui recursos necessários para o desenvolvimento de atividades em várias linguagens artísticas. 

Inscrições

 A Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abre em fevereiro as inscrições para seleção dos alunos que participarão das atividades em 2020. A inscrição deverá ser feita exclusivamente na secretaria da Escolinha, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2020, das 13h às 18h.

Havendo mais inscritos do que vagas disponíveis, será realizado sorteio no dia 17 de fevereiro de 2020, às 14h, no Cinema do CIC. O resultado será fixado na porta da Escolinha de Arte e publicado no site cultura.sc.gov.br, no dia 18 de fevereiro de 2020. Não haverá divulgação do resultado por telefone.

Os pais ou responsáveis dos alunos contemplados no sorteio deverão efetuar a matrícula na Escolinha nos dias 19 e 20 fevereiro (quarta e quinta-feira), das 13h às 18h, apresentando fotocópia do documento da criança, certidão de nascimento ou carteira de identidade. Caso não compareça, perderá automaticamente a vaga.

Confira os horários das aulas:

Matutino – Artes Visuais, Musicalização e Teatro

Idade: 5 e 6 anos
Dia: quinta ou sexta-feira
Horário: 8h50 às 11h30

Idade: 7 e 8 anos
Dia: terça ou sexta-feira
Horário: 8h50 às 11h30

Idade: 9 e 10 anos
Dia: terça ou quinta-feira
Horário: 8h50 às 11h30

Idade: 11 e 12 anos
Dia: terça ou quinta-feira
Horário: 8h50 às 11h30

Vespertino – Artes Visuais, Musicalização e Teatro

Idade: 5 e 6 anos
Dia: quarta-feira
Horário: 13h50 às 16h30

Idade: 7 e 8 anos
Dia: segunda ou quarta-feira
Horário: 13h50 às 16h30

Idade: 9 e 10 anos
Dia: segunda ou quarta-feira
Horário: 13h50 às 16h30

Idade: 11 e 12 anos
Dia: segunda-feira
Horário: 13h50 às 16h30

Vespertino – Artes Visuais e Teatro

Idade: 5 e 6 anos
Dia: terça-feira
Horário: 13h50 às 16h30

Idade: 9 e 10 anos
Dia: sexta-feira
Horário: 13h50 às 16h30

Vespertino – Teatro

Idade: 10 e 12 anos
Dia: quinta-feira
Horário: 13h50 às 15h30

A Escolinha de Arte oferece cursos gratuitos de artes visuais, música e teatro para crianças com idades entre 5 e 12 anos. Também oportuniza e estimula experiências artístico-estéticas em diversas linguagens. Foi criada em agosto de 1963, quando suas atividades ficavam no mesmo espaço do Museu de Arte Moderna de Florianópolis, hoje Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

Mais informações podem ser obtidas com a Escolinha de Arte pelo telefone (48) 3664-2648 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Escolinha de Arte abre inscrições nos dias 12 e 13 de fevereiro para aulas em 2020

A Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abre em fevereiro as inscrições para seleção dos alunos que participarão das atividades em 2020. A inscrição deverá ser feita exclusivamente na secretaria da Escolinha,…

Escolinha de Arte apresenta a 62ª edição de sua exposição no Centro Integrado de Cultura

O trabalho desenvolvido desde o início do ano com os pequenos grandes artistas da Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) será apresentado no Espaço Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC). A 62ª…

Inscrições para Escolinha de Arte serão realizadas nesta semana

Na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de fevereiro, serão realizadas as inscrições para a seleção dos alunos que irão frequentar a Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2019. Os interessados devem procurar…