FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

O Conselho Estadual de Cultura [CEC], foi criado pela Lei Estadual nº. 2975, de 18 de dezembro de 1961 e reconfigurado a partir da Lei do Sistema Estadual de Cultura, nº 17449, de 10 de janeiro de 2018.

Definido como uma instância de articulação, pactuação e deliberação sobre as políticas públicas de Cultura no estado de Santa Catarina, o CEC é um órgão colegiado de caráter permanente, consultivo e deliberativo, vinculado à Fundação Catarinense de Cultura.

O Conselho Estadual de Cultura tem sede em Florianópolis, em espaço cedido pela administração do Centro Integrado de Cultura (CIC) e o mobiliário doado pelo Governo do Estado. O Conselho Estadual de Cultura é constituído por vinte membros titulares.

De composição paritária [50% representantes da sociedade civil e 50% representantes governamentais], os representantes da sociedade civil são selecionados a partir de eleições diretas, realizadas num processo eletivo setorial e regional, no qual artistas e agentes culturais votam em seus representantes para compor o colegiado. Todas as manifestações artísticas e culturais presentes no estado estão representadas a partir das seguintes setoriais: Museus e Bibliotecas, Audiovisual, Cultura Popular, Teatro, Artes Visuais, Patrimônio Material, Música, Patrimônio Imaterial, Letras e Dança.

A representação governamental é feita a partir da presença, como membro nato, do/a Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e de nove representantes indicados pela gestão estadual. Todos os vinte membros do colegiado são nomeados pelo Governador do Estado.

A Presidência do CEC é indicada e nomeada pelo Governador do Estado. A Secretaria Executiva é atendida por um servidor efetivo da FCC, indicado pelo/a presidente da FCC.

O mandato dos conselheiros é de dois anos, permitida uma única recondução, ficando assegurada a renovação de, no mínimo, 50% dos membros a cada mandato.

Acesse aqui a Lei do Sistema Estadual de Cultura [nº 17.449/2018]

 
 ---
WhatsApp Image 2024 04 15 at 17.26.39
O Conselho Estadual de Cultura (CEC), como instância articuladora das políticas públicas de cultura do estado de Santa Catarina, realizará duas reuniões expandidas tendo como pauta as devolutivas sobre as discussões da 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada na cidade de Brasília entre os dias 4 e 8 de março.
 
Juntamente com os representantes legais da Fundação Catarinense de Cultura, conselheiros da sociedade civil e governamentais, além de uma delegação de mais de 60 pessoas entre delegados eleitos na etapa da Conferência Estadual, convidados e observadores que estiveram em Brasília para representar Santa Catarina, sentimos a necessidade de compartilhamento dessas experiências na 4ª CNC.
 
A programação estará dividida entre apresentações dos assuntos setoriais, temáticos e dos seis eixos propostos na conferência. Na abertura, contaremos com a presença dos representantes do MinC, Daniel Saman, coordenador-geral do Conselho Nacional de Política Cultural; e de Fábio Perinotto, coordenador-geral de orientação e capacitação a estados, Distrito Federal e municípios; juntamente com o representante estadual Alexandre Martins. Representando a FCC e o CEC estarão seus respectivos presidentes, Rafael Nogueira e Luiz Nilton Corrêa, juntamente com os 20 conselheiros estaduais de cultura, que conduzirão os trabalhos das reuniões expandidas com convidados.

Serviço: reuniões expandidas do CEC. Dias 17 e 18 de abril, das 8h às 12h, via plataforma on-line.
O link será disponibilizado no dia anterior (16) somente para membros da delegação catarinense da 4ª CNC.
As reuniões serão gravadas e posteriormente publicadas no canal do CEC-SC no YouTube.