Logo GOV SC 2019 Colorido

16082017 biblioteca MHM 8287Aberta ao público desde agosto de 2017, a Biblioteca de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferece ao público um acervo especializado em artes visuais, cinema, música, teatro, dança, patrimônio cultural, arquitetura e fotografia. Atualmente são aproximadamente duas mil obras distribuídas nas prateleiras do espaço cultural. Por ser um acervo muito especializado, com obras diferenciadas e apenas um exemplar por título, não é possível retirar os livros. As obras estão disponíveis apenas para consulta local.

Vale destacar que o espaço possui livros que foram selecionados pelo corpo técnico da Diretoria de Difusão Artística da FCC especialmente para essa biblioteca. O acervo foi comprado com recursos do Edital ProCultura de Estímulo às Artes Visuais da Funarte e, aos poucos, o conjunto de obras vai crescendo com o auxílio de doações.

 

Projetos

Ateliê de Escrita

A proposta deste Ateliê de Escrita é oferecer um espaço de escrita livre em que o sujeito trabalhe com a escrita — com o escrever —, e seja trabalhado por ela. A escrita, nesse sentido, tem um lugar de imbricação, ou seja, ao mesmo tempo em que (co)opera para lidar com aquilo que trasborda do corpo-texto, serve, também, para fazer laço com o estar no mundo, com a cultura. O trabalho será desenvolvido e mediado desde a ética da Psicanálise em uma relação com a Literatura e com a Arte.

Os encontros acontecem em todas as primeiras e terceiras quartas-feiras do mês, das 16h às 18h. É coordenado por Rosi Bergamaschi Chraim e Marcia Cattoi Schmidt.

 

Oficina experimental de textos curtos

Objetivos:

– Refletir sobre alguns aspectos inerentes às linguagens: cinematográfica e da literatura contemporânea.

– Instigar a produção de crônicas, contos, poemas impressos e audiovisuais digitais.

– Vivenciar um grupo tarefa – no contexto da educação permanente – tendo por foco a conquista e a manutenção do direito à arte, pelo viés da literatura e do cinema.

– Conhecer as diversas formas de divulgação adequando-as à propagação das produções realizadas nas oficinas.

– Conhecer e utilizar o acervo da Biblioteca de Arte & Cultura do CIC para produção de textos curtos a serem divulgados.

– Arrecadar livros de literatura que constem de lista feita pelo CIC.

Oficinas mensais – primeira quinta-feira do mês, das 17h às 19h.

Coordenado por Edna Domenica Merola e Gilberto Motta.

 

Contato

Contato:

Biblioteca de Arte & Cultura
Centro Integrado de Cultura
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica
Fone: 48 3664-2683
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h