FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A 14ª edição do Cidade Revelada, Encontro sobre Patrimônio Histórico, Arquitetura, Turismo e Cultura já tem data e programação definidas. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de novembro e conta com significativas mudanças. O encontro irá propor uma reflexão sobre a importância de preservar o patrimônio cultural por meio de inúmeras oficinas, palestras, conferências, mesas redondas e debates, todos ministrados gratuitamente por convidados locais, nacionais e internacionais.

Com a temática “Preservando o Futuro da Cidade”, o 14º Encontro tem como curador o arquiteto Dalmo Vieira Filho, que é Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Santa Catarina. “A nova roupagem foi proposta pela curadoria em parceria com a administração pública e tem como principal objetivo oxigenar a programação e assim dar subsídios para repensarmos a cidade que queremos para o futuro, para os nossos filhos e netos”, pontua o Superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins, Antonio Carlos Floriano.

Programação intensa

O Cidade Revelada contará com conferências ministradas por profissionais consagrados, como o antropólogo Roberto DaMatta, que falará sobre as revelações das cidades. A arquiteta Lin Christina Skaufel, que vem da Dinamarca, irá mostrar as experiências de diversas cidades no mundo sobre mobilidade e qualidade de vida urbana. Já a experiência de Bogotá (Colômbia), trazida pela Diretora de Cultura e Cidadania da cidade, Martha Lucía Bustos Gomez, será sobre um exemplo de como a cultura, o esporte e o lazer pode ser utilizado como ferramenta para a diminuição da violência e de crimes.

A programação também estará voltada para a própria cidade de Itajaí. Diversos palestrantes irão expor e debater projetos que estão sendo implantados na cidade, como a construção da Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, os Parques Lineares do Itajaí Mirim, o Distrito de Inovação de Itajaí, a ampliação do Museu Histórico, a Itajaí Stop Over e o restauro da Casa da Cultura Dide Brandão.

Inscrições

Além das conferências e mesas redondas, haverá oficinas e também as comunicações científicas. Os interessados em fazer as oficinas e inscrever suas comunicações, poderão fazê-lo através do site da Fundação Genésio Miranda Lins www.fgml.itajai.sc.gov.br . Todas as atividades serão realizadas na Casa da Cultura Dide Brandão e serão inteiramente gratuitas.

Fonte: Fundação Genésio Miranda Lins