FCC FacebookTwitterYoutube

Gelci José Coelho, o Peninha, foi agraciado com uma homenagem de Honra ao Mérito em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Patrimônio Cultural de Santa Catarina, com destaque para o Patrimônio Imaterial, por meio das ações de difusão e salvaguarda, bem como por encorajar estudantes, pesquisadores, grupos, produtores culturais e artistas.

O historiador recebeu o certificado pelas mãos de Ana Lúcia Coutinho, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), durante o lançamento da autobiografia “Narrativas absurdas: verdade contadas por um mentiroso”, que aconteceu, nesta quinta-feira (21), no Museu da Escola de Santa Catarina (MESC).

Entre os meses de abril e maio serão realizados os encontros regionais para escolha dos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Cultura (CEC). Essa é a segunda etapa do processo eletivo, que iniciou em novembro e será finalizado em julho, quando tomarão posse no mandato 2019-2021 os novos membros. A composição do CEC foi reformulada pela lei nº 17.449/2018, que criou o Sistema Estadual de Cultura e instituiu o Plano Estadual de Cultura.
 
A primeira etapa (municipal), será finalizada no próximo dia 31, quando os municípios que realizaram o Fórum Municipal do processo eletivo, bem como aqueles que realizaram fóruns intermunicipais, deverão enviar a documentação descrita na portaria SOL nº 104/2018, com a lista dos indicados para segunda etapa.
 
Na segunda etapa, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) realizará seis fóruns regionais, um em cada mesorregião do estado: Norte, Sul, Grande Florianópolis, Serrana, Vale do Itajaí e Oeste. Vale destacar que na etapa regional poderão participar apenas aqueles agentes culturais que foram indicados pela plenária realizada nos municípios.

Confira as datas:
 
Mesorregião Grande Florianópolis - Santo Amaro da Imperatriz
dia: 11/04/2019 - 13h - 19h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais -  R. Santana, 4770 - Centro, Santo Amaro da Imperatriz
 
Mesorregião Vale do Itajaí - Balneário Camboriu
dia: 17/04/2019 - 13h - 19h, no Teatro Municipal Bruno Nitz. Avenida Central, 50, Balneário Camboriú, SC
 
Mesorregião Sul - Laguna
dia: 25/04/2019 - 13h - 19h, no auditório da UDESC - Rua Coronel Fernandes Martins, n.º 270, Bairro Progresso - Laguna/SC
 
Mesorregião Serrana - Lages
dia: 07/05/2019 - 8h - 12h30 - Local: Teatro Municipal Marajoara, Lages, SC. Pres. Nereu Ramos, 64 - Centro, Lages
 
Mesorregião Norte - Joinville
17/05/2019 - 8h - 12h30, na Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. Joinville - R. Dona Francisca, 800 - Saguaçu, Joinville - SC
 
Mesorregião Oeste - Chapecó
21/05/2019 - 13h - 19h, no Centro de Eventos e Cultura - Sala Agostinho Duarte -  Assis Brasil 20-D, Chapecó
 
Confira mais detalhes:
 
Programação Sto. Amaro
 
Programação B. Camboriú
 
Programação Laguna
 
Programação Lages
 
Programação Joinville
 
Programação Chapecó
 
 
 
 

A Cia Mútua Teatro & Animação, companhia teatral sediada em Itajaí/SC, estreia o espetáculo teatral “Contestados”. As apresentações acontecem dias 29 e 30 de março em Itajaí e dias 05 e 06 de abril em Rio do Sul. O espetáculo aborda a trágica Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 a 1916, entre os estados de Santa Catarina e Paraná, envolvendo o exército brasileiro, a empresa Americana Brazil Railway e a população local da época: os caboclos.

O projeto de montagem, contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, permitiu à equipe realizar ampla pesquisa documental e de campo, nas cidades de Irani/SC, Caçador/SC e Lebón Régis/SC. “Andamos pelas terras contestadas, conversamos com pessoas da região, lemos livros e pesquisas históricas, assistimos a documentários e filmes ficcionais incríveis!Nos surpreendemos, nos emocionamos e sobretudo nos indignamos com a história, mas não esta história pincelada de raspão nos livros escolares e ilustrada com fotografias posadas bonitas, mas a história que está por trás de tudo, escondida, esquecida, dissimulada”, relata Mônica Longo, uma das atrizes do espetáculo.

A ampla pesquisa sobre o tema serviu como base para o desenvolvimento de uma dramaturgia original, pautada no teatro de animação, linguagem que a Companhia Mútua desenvolve desde 2002.

Sinopse
Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Interesses econômicos internacionais. Questões religiosas. Interferência de forças do estado. Conflito armado. Mortes. Muitas mortes. Uma narrativa oficial. Lembranças que aos poucos são apagadas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.

Ficha técnica
Direção: Willian Sieverdt
Atuação: Laura Correa e Mônica Longo
Dramaturgia: Guilherme Peixoto, Laura Correa, Mônica Longo e Willian Sieverdt
Texto: Gregory Haertel 
Operação técnica: Guilherme Peixoto
Cenografia: Jaime Pinheiro
Trilha Sonora: Guilhermo Santiago
Desenho e Pintura de Figuras Planas: Marcos Leal
Mecanismos: Guilherme Peixoto
Iluminação: Flávio Andrade
Figurino: Lucas David
Arte Gráfica: Antônio Humberto

Serviço
Estreia do espetáculo teatral Contestados
29 e 30 de março | 20h | Casa da Cultura Dide Brandão | Itajaí/SC
05 e 06 de abril | 20h | Teatro Embaixo da Ponte | Rio do Sul/SC
Entrada franca
Classificação: 16 anos.


 

O TAC 8 Em Ponto, projeto da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), recebe nesta terça-feira (26) o show Três dá Flor. O espetáculo começa às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).

Estácio Neto, Allende e Terence Martinelli se unem para celebrar suas carreiras vitoriosas. Com mais de 25 anos de estrada cada um e passagens marcantes pelo cenário nacional, juntam-se para fazer brotar novas canções e oxigenar a criação da cena autoral catarinense.

Serviço:

O quê: Três dá Flor - TAC 8 Em Ponto
Quando: 26/03/2019, às 20h
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 20,00 inteira; R$ 10 meia-entrada (estudantes, idosos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos, doadores de sangue e professores).
**Vendas na bilheterias dos teatros. Ingressos numerados.

Florianópolis recebe, no dia 27 de março, o Colóquio Língua Portuguesa Ontem & Hoje. O evento, que conta com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e integra o programa de comemoração de aniversário da cidade, acontece no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a partir das 19h30,  e reúne amantes e estudiosos do idioma.

Confira os palestrantes que já confirmaram presença:

- Deonísio da Silva: professor e escritor, membro da Academia Catarinense de Letras, da Academia Brasileira de Filologia e da Academia de Ciências de Lisboa. Natural de Siderópolis (SC), ele reside no Rio de Janeiro, onde mantém a coluna semanal sobre a língua portuguesa “Sem Papas na Língua”, na rádio BandNews RJ;

- Maria Tereza de Queiroz Piacentini: autora de vários estudos sobre a língua portuguesa, responsável pelo conteúdo do site “Língua Brasil”. Catarinense de Joaçaba, é professora e escritora, membro da Academia Catarinense de Letras;

- Afonso Rocha:  português radicado em Florianópolis (SC), escritor, editor e jornalista, fundador e diretor do revista digital “Corrente d’Escrita”, dedicada à literatura, à história e à cultura geral. É membro da Academia de Letras de Biguaçu e da Academia de Ciências, Letras e Artes de Cruz Alta (RS);

- Nereu do Vale Pereira: natural de Florianópolis, descendente de açorianos, professor em sociologia, economista e folclorista. É fundador e presidente do Eco Museu Açoriano do Ribeirão da Ilha e Presidente da Academia Desterrense de Literatura.

Serviço:

O quê: Colóquio Língua Portuguesa Ontem & Hoje
Quando: 27 de março de 2019, às 19h30
Onde: Auditório do Tribunal de Contas do Estado - Rua Bulcão Viana, 90, Centro, Florianópolis (SC).
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita