FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Integrando a programação de comemoração dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, a Biblioteca Pública de Santa Catarina recebe na próxima quinta-feira, 19, das 18h às 20h, a roda de conversa "200 anos da colonização alemã no Brasil: contribuições científicas e culturais de Fritz Müller", seguida da apresentação do Coral Alemão Deutscher Chor, de Florianópolis. A atividade tem entrada gratuita. 

Participam da roda de conversa Mário Steindel, Marcondes Marchetti e Lauro E. Bacca, com mediação de Alberto Lindner. Os convidados irão abordar a contribuição do naturalista Fritz Müller à ciência mundial, a partir de sua atuação em Santa Catarina. 

Sobre os participantes 

Mário Steindel: Graduado em Ciências Biológicas pela UFSC (1985) e Doutor em Parasitologia pela UFMG (1993). Professor de Parasitologia na UFSC (1986-2019). Professor Titular Voluntário de Parasitologia da UFSC. Docente dos PPGs em Biotecnologia e Biociências e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT). Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC (2002 a 2008). Coordenador do PPG em Biotecnologia da UFSC por dois mandatos. Conselheiro da SBPC (2017-2021). Membro da SBMT, SBP e SBPz. Membro fundador da Research Network of Natural Products for Neglected Diseases - ResNetNPND (2011). Membro do Conselho Curador da Fapeu. Membro fundador da Associação da Rede de Biotecnologia da Região Sul – Rede SulBiotec. Presidente da Rede SulBiotec (2018 - 2023) Diretor Executivo da Rede SulBiotec (2024-2028). Coordenador Científico do Grupo Desterro Fritz Müller-Charles Darwin (2019-2022). Atua na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, Quimioterapia Experimental, Biotecnologia e Popularização da Ciência com ênfase na divulgação do naturalista Fritz Müller. Orientou 28 mestres, 8 doutores e publicou 140 artigos, 24 capítulos de livro e 3 livros.

Marcondes Marchetti: Formação Nível Superior como Advogado (UFSC). Atividades profissionais e políticas: empresário, advogado, vereador, jornalista, deputado estadual, gestor público. Atividades culturais: Organiza a Exposição de Artistas da Colonização, no Centenário de Ibirama (SC). Propõe a criação do Museu Eduardo Horhann, em Ibirama (SC). Reorganiza a Biblioteca Pública de Ibirama. Dirige o Jornal Vale do Norte, em Ibirama. Realiza intensiva pesquisa de testemunhos de arte popular religiosa e leiga da colonização do Vale do Itajaí. Dirigente estadual de Cultura, no Departamento de Cultura do Estado de Santa Catarina. Diretor Administrativo da Sociedade Amigos do Museu Victor Meirelles de Florianópolis (SC). Membro da Diretoria da Fundação Cultural Prometheus Libertus, de Florianópolis.Membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Presidente do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Responsável editorial da obra "Relatos de viajantes estrangeiros nos séculos XVIIII e XIX - Ilha de Santa Catarina" (1979). Responsável pela criação da Assessoria Cultural da Assembleia Legislativa de SC.Co-autor da obra "Colônia Blumenau no Sul do País" (2019), sendo o autor do ensaio biográfico "Eduardo Hoerhann".  Premiação: Prêmio Cultural anual Cruz e Sousa, 2019, do Conselho Estadual de Cultura, por contribuições culturais no Estado. Comenda Fritz Müller, 2019, pela Câmara de Vereadores de Blumenau (SC) por contribuições à cultura. Militante cultural no Estado. Coordena o Grupo inter-institucional responsável pela organização das comemorações dos 200 Anos de Fritz Müller, em 2022. 

Lauro Bacca: Ex-diretor do Museu Fritz Müller de Blumenau; ex-Secretário de Meio Ambiente (duas gestões) em Blumenau; ex-vereador em Blumenau, coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Mata Atlântica-SC (duas gestões); Atualmente e aposentado pela Furb, membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente - Blumenau, Conselho Estadual do Meio Ambiente, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conselho municipal de Planejamento Blumenau, Conselhos do Parque Nacional da Serra do Itajaí, da Apremavi e da Acaprena. Membro do IHB - Instituto Histórico de Blumenau e do Grupo Fritz Müller Charles Darwin Desterro 200 anos.

Alberto Lindner: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Zoologia pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado em Zoologia pela Duke University (2005), e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2009). Desde 2009 é docente da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Oceanografia. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ecologia da UFSC e é coordenador do projeto Biodiversidade Marinha do Estado de Santa Catarina FAPESC, coordenador do projeto Conectividade Marinha da Rede Sisbiota-Mar FAPESC/CNPq, coordenador do projeto CCB Recicla UFSC, e coordenador de Pesquisa do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC. Tem experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia, Evolução e Oceanografia, atuando principalmente em sistemática, ecologia e evolução de invertebrados marinhos, com ênfase em cnidários (hidróides, águas-vivas, e corais).

Exposição

Em celebração ao bicentenário da imigração alemã no Brasil (1824 - 2024), a Biblioteca Pública de Santa Catarina promove a exposição "Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil: Histórias, Memórias e Legados em SC", no hall de entrada da instituição. A visitação segue até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A mostra conta com livros e documentos raros, mapas, trajes típicos alemães, vídeos e banners que relatam a história de São Pedro de Alcântara, primeira colônia alemã no estado.

Serviço:

O quê: Roda de conversa "200 anos da colonização alemã no Brasil: contribuições científicas e culturais de Fritz Müller" e apresentação do Coral Alemão Deutscher Chor
Quando: 19/09/2024 (quinta-feira), das 18h às 20h.
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita.