Brincadeiras das Crianças Japonesas

Categoria :
CIC
Data:
Sala Lindolf Bell - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

Nos dias 26 e 27 de abril, a Sala Lindolf Bell do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe o evento Brincadeiras das Crianças Japonesas, composto de mini-exposição e oficinas, além de sessão especial do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil com o filme "Meu Amigo Totoro" no dia 27, às 16h, no Cinema Gilberto Gerlach. A participação é gratuita. Proposta promovida pelo Nipocultura, selecionada no Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

A mini-exposição conterá itens referentes à infância no Japão, como o kamishibai (Teatro de Papel). Também será possível conhecer brinquedos como otedama (jogo feito com pequenos saquinhos costurados e preenchidos com feijão); daruma otoshi (torre de círculos de madeira que devem ser retirados com um martelo sem derrubar a torre), pião, taketombo (equivale ao pirocoptero brasileiro, feito de bambu); e kendama (bolinha presa por um fio a uma estrutura em forma de cruz, que deve ser encaixada na parte superior do brinquedo). Além disso, em ambos os dias haverá oficinas de origami, pipa e haicai para crianças; além de brincadeiras monitoradas (ayatori, otedama, karuta, brinquedos tradicionais).

Confira a programação:

26/04 (sexta-feira):

10h: Abertura da exposição
13h30: Kamishibai
Das 14h às 17h: Oficina de Origami (técnica secular japonesa de realizar dobraduras de papel)
Das 14h às 15h; das 15h às 16h; das 16h às 17h: Oficina de Pipa (link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1vLFv91tZcyv3-4_nnEh1Nxs5Q8gxI-rfc8QXZ0gP-ng/edit?usp=drivesdk)
Três horas de oficina dividindo em 3 turmas de até 20 alunos a cada hora

27/04 (sábado):

Das 10h às 21h: Exposição
Mesa com brinquedos tradicionais: otedama, daruma otoshi, pião, taketombo, kendama e ayatori
13h: Apresentação com Camerata Encantada - Projeto Camerata Educando com Música
13h30: Kamishibai