FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Sopro Coletivo e artistas convidados, participantes do Grupo de Pesquisa Educação, arte e inclusão da UDESC ocupam entre os dias 8 e 30 de setembro o prédio que abriga o Museu da Escola Catarinense com poemas visuais, fotografias, desenhos, relatos de artista, objetos, performances, projeções, bordado, crochês e muita reflexão sobre a construção do ser professora/professor. No dia 1º de outubro ocorrerá uma finissage às 18h para encerramento da atividade. Seja através de técnicas tradicionais ditas do universo feminino ou explorando novas mídias, os trabalhos falam de identidade, memória, re-memória oudes-memória no que constitui a relação discente e docente no cotidiano escolar ou no imaginário cultural.
 
Cada participante remexeu seu gabinete de lembranças e histórias pessoais entrelaçando seus achados com o conhecimento do campo de estudos da educação histórico-crítica, para reconhecer a caminhada que fez e que ainda faz para ser uma/um arte educadora/educador. Paixão e legado se fazem na construção histórica, entre memória e ficção no corpo em fluxo, com desejos, sonhos, pensamentos e concretizações na arte, na vida, na escola e na educação. O desafio cotidiano, na busca da construção do conhecimento se ata também naquilo que é inconfessável, no amor, na sexualidade, no gesto do que busca e se perde no mundo escolar e suas possíveis delicadezas. 
 
“Porque as palavras não conseguiam esvaziar-me...” é uma boa oportunidade para, qualquer um de nós,pensar o porquêgostávamos (ou não) de ir para a escola e de como essas memórias constituem o imaginário do ser professora/professor hoje.
 
Serviço:
O que: Exposição “Porque as palavras não conseguiam esvaziar-me...” do Sopro Coletivo e Artistas convidados, participantes do Grupo de Pesquisa Educação, arte e inclusão da Udesc
Quando: 8 e 30 de setembro de 2016
Abertura: 8 de setembro, 18h
Onde: Museu da Escola Catarinense – MESC. Rua Saldanha Marinho, 196. Centro. Florianópolis.
Finissage: 1º de outubro de 2016, às 18h
Entrada gratuita
 
Outras informações:
 
Curadoria
Lucila Horn
 
Projeto Museográfico
Consuelo Schlichta
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
 
Ação Educativa
Ana Luiza A. Couto de Moura
Aniger De Oliveira Passos
Cristiane Maria Castellen
Giovana Bianca Darolt Hillesheim
Júlia Rocha pinto
 
Artistas participantes
Ana Luiza Albanás Couto de Moura
André Ricardo Souza
Aniger De Oliveira Passos
Clarissa Santos
Consuelo Schlichta
Cristiane Maria Castellen
Edson Macalini
Elisete Moccelin Machado
Giovana Bianca DaroltHillesheim
Iriana Resende
Isadora Gonsalves Azevedo
Jaymini PravichandraShah
Luciane Izabel Ferreira Henckemaier
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva / Cristina Rosa
Maria Eduarda Teixeira Pinto Collaço / Madu Maria
Maristela Muller
Rodrigo Montondon Born
Sandramara Goulart dos Reis
Viviane Grisa
 

Fonte: Informações da organização do evento