FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Anotações de sonhos e lembranças, verdadeiros ou não. Caminhos de voltas, de idas, resgate de memórias que insistem em se perder e, ao mesmo tempo, tentam se reconstruir. Um processo de junta e cola, fotografa e escreve, desenha. Sempre uma operação de se remontar, de se reencontrar, num turbilhão de apagamentos. Esse é o percurso que levou – ou trouxe – o artista Paulo Gaiad à exposição Anotações a Caminho, mostra que o Museu Victor Meirelles inaugura nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, às 19h. Antes da abertura, às 18h, acontece a já tradicional Conversa com o Artista, quando Paulo Gaiad conversará com o público sobre a exposição, sua obra e trajetória.
 
São ao todo 15 trabalhos, todos em técnica mista, nos quais podem ser encontrados os vestígios das viagens de Gaiad por cidades e países tão distintos quanto Amsterdã, Delft, Galícia, Gravatal, Heidelberg, Istria, Macedônia e Patagônia.
 
De acordo com o próprio artista tudo começou no ano de 1993 com Relato de uma Viagem não Realizada, obra mais antiga deste ciclo e que também está presente na exposição. “É uma única série de trabalhos que não cessa, uma busca quase desesperada de tentar me montar, me entender, não me perder, num processo de esquecimentos que me persegue, que me engole. Escrever caminhos para ter pra onde voltar ou onde ficar”, desvenda Gaiad.
 
A programação da exposição Anotações a Caminho inclui ainda a realização do Seminário A Poética da Viagem: Paulo Gaiad, que ocorrerá no dia 17 de novembro, às 19 horas, também no Museu Victor Meirelles. Além da participação de Paulo Gaiad, o seminário contará com as presenças do professor Luís Felipe Soares, do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina, e do jornalista Fifo Lima, autor do livro Paulo Gaiad: Vida e Arte, publicado pela Tempo Editorial em 2010.
 
Paulo Gaiad vive e trabalha em Florianópolis desde 1981. Em 1972 iniciou o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília. Em 1974 ganhou bolsa de estudos para a Universidade de Oslo, na Noruega. Ao voltar trabalhou como colaborador junto ao arquiteto Vilanova Artigas, em São Paulo. Em 1989 ganhou o prêmio Cubo de Prata por equipe, da Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires. Em 1990 recebeu prêmio do 47º Salão Paranaense e em 1994, bolsa de multiplicadores culturais do Instituto Goethe, viajando para a Alemanha onde fez sua primeira individual fora do país. Retornou à Alemanha para desenvolver duas séries de trabalhos. Em 1996 realizou a exposição “Passagens”, no Museu Victor Meirelles. No mesmo ano, foi lançado o vídeo “Paulo Gaiad, matéria da consciência” pela Universidade do Estado de Santa Catarina e anexado ao acervo da Fundação Iochpe. Em 1997 recebeu o prêmio Cultura Viva. Em 1998 o prêmio no VIº Salão Victor Meirelles. Em 2001 participou do vídeo “O museu e a escola”, realizado pelo MASC/Fundação Vitae. Em 2004, ganhou o prêmio de viagem à Paris. Gaiad transita entre a pintura, o desenho, a fotografia, o objeto, a instalação, o vídeo e a literatura.
 
 
Projeto Memória em Trânsito
 
A mostra Anotações a Caminho faz parte do projeto Memória em trânsito que propõe estudar e divulgar as obras dos artistas catarinenses pertencentes ao acervo do Museu Victor Meirelles. O objetivo é ampliar o entendimento da poética desses artistas, estimulando a elaboração de outros discursos, produzindo e atualizando a documentação museológica referente ao artista na instituição, incluindo a gravação de depoimento em áudio e vídeo, bem como a respectiva transcrição. Esta é a terceira edição do projeto, que já contou, no ano de 2015, com as exposições “Entorno”, de Fernando Lindote, e “Ter as costas livres”, de Julia Amaral.
 
 
Serviço:
 
O quê: Exposição Anotações a Caminho, de Paulo Gaiad e conversa com o artista
Quando: de 28 de outubro, às 19h até 12 de dezembro de 2015
Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 14h
Onde: Museu Victor Meirelles - Rua Victor Meirelles, 59, Centro - Florianópolis
Mais informações:  (48) 3222 0692 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Entrada gratuita
 
 
Na foto: Paulo Gaiad - Heidelberg, técnica mista, 88,0 x 150,0 cm - 1994 - Coleção do Artista
 

 

Fonte: Museu Victor Meirelles