Neste ano, o 4º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), evento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH), será realizado na cidade de Foz do Iguaçu (PR), de 8 a 11 de dezembro, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O Congresso tem como tema “Fronteiras e Integração – Estudos Interdisciplinares na América Latina” e está subdividido em 9 eixos: patrimônio cultural; fronteiras e integração - trajetórias políticas na América Latina; conflitos socioambientais e gestão da sociobiodiversidade; sexualidade, gênero, raça; desafios do conhecimento complexo; ciência e arte; família, memória, religião; precarização, insegurança e justiça restaurativa; e integração e cultura: trânsitos e desafios.

Tendo como coordenadoras Dione da Rocha Bandeira (Programa de Pós-graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Universidade da Região de Joinville) e Simonne Teixeira (Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e em Ciências Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), o  GT de Cultura Material e Patrimônio Cultural pretende reunir pesquisadores de diferentes disciplinas que possam contribuir com novas abordagens teórico-metodológicas rumo à perspectiva interdisciplinar, no exame da cultura material. Saiba mais sobre as propostas de cada Grupo de Trabalho.

Os pesquisadores interessados em participar devem ficar atentos às seguintes datas:

04/10/2015 Data limite para envio de resumos expandidos
12/10/2015 Divulgação dos resumos aprovados
08/11/2015 Data final para envio dos trabalhos completos na versão preliminar e data final para pagamento da taxa de inscrição.
08 a 11/12 CONINTER 4
31/01/2016 Envio trabalhos completos, versão final.
29/02/2016 Lançamento dos anais

Fonte: ANINTER-SH