O projeto "Registrando Saberes: o palavreado, as crenças e as tradições relacionadas à cultura popular dos caboclos do Oeste de Santa Catarina", desenvolvido pelo Museu Histórico de Pinhalzinho e apresentado ao Iphan no edital de "Mapeamento e Salvaguarda de Patrimônio Cultural Imaterial", em 2011, dará origem a uma exposição fotográfica itinerante, dois documentários e uma cartolha de apoio didático.

O projeto foi inspirado no Inventário da Cultura Imaterial Cabocla no Oeste de Santa Catarina, publicado pelo Ceom/Unochapecó em 2009, e tinha como objetivo aprofundar a pesquisa e ampliar as ações de promoção, valorização e reconhecimento da cultura popular relacionada à etnia cabocla do Oeste de Santa Catarina. Para atender ao objetivo, o Museu Histórico de Pinhalzinho, em parceria com o Ceom/Unochapecó, desenvolveu pesquisas de registro audiovisual com detentores dos saberes em seis municípios da região: Chapecó, Campo Erê, Pinhalzinho, Saudades, Saltinho e Modelo. Os resultados de pesquisa somam cerca de 2,5 mil registros fotográficos e cerca de 300 horas de filmagens registrando narrativas, costumes, práticas, saberes, causos, lendas, receitas e outras expressões que compõe o universo imaterial da comunidade cabocla na região.

Este acervo ficará sob a guarda do Museu Histórico de Pinhalzinho e do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina. Ao longo dos próximos meses, todos os municípios participantes do projeto receberão a exposição acompanhada dos materiais de apoio e oficinas de educação patrimonial, ministradas pelas equipes do Museu Histórico de Pinhalzinho e do Ceom/Unochapecó, destinadas a professores, a fim de estimular a inserção de saberes da cultura popular regional no currículo escolar.

A partir do segundo semestre de 2013, a exposição estará disponível para circulação em outros municípios do Estado.

Mais informações:

Fonte: Museu Histórico de Pinhalzinho