A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) divulgou, na ultima terça-feira (05/07), a lista dos projetos aprovados pelo Edital de Apoio à Cultura 2011 do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC).

Este ano, o SIMDEC recebeu o número recorde de inscrições com 461 projetos. Deste número, 301 foram inscritos no Edital em 31 modalidades: Coletiva de Artistas (16 inscritos); Artes Visuais – projetos coletivos (15 inscritos); Artesanato (06 inscritos); Desenvolvimento de roteiro cinematográfico (07); Produção audiovisual (17); Canto coral (09); Blocos Carnavalescos (04); Escolas de Samba (04); Circo (04); Cultura Popular (26); Experimentação artística (10); Circulação local (18); Dança – montagem de espetáculo (17); Diversidade (08); Livro e leitura – Ficção (12); Livro e leitura – Não-ficção (10); Hip Hop (02); Música Erudita (14); Música Popular (42); Bandas marciais e Fanfarras (04); Oficinas Culturais (24); Projetos Executivos (01); Patrimônio cultural – Restauro e Conservação (04); Montagem de exposições e projetos museográficos (01); Pesquisa em cultura (07), Montagem de peça teatral (13) e Dramaturgia para teatro (03 inscritos). Destes foram aprovados 101 projetos.

Apenas duas modalidades do Edital não obtiveram inscritos, sendo estas as categorias do Concurso de Monografia Adolfo Bernardo Schneider e de Educação Patrimonial. As novas modalidades tiveram uma boa receptividade da comunidade artística, perante o número de projetos inscritos e aprovados nestas categorias. Estas modalidades foram sugeridas pela Fundação Cultural de Joinville e aprovados pelo Conselho Municipal de Política Cultural, como a categoria Bandas Marciais e Fanfarras e Desenvolvimento de roteiros cinematográficos.

O valor destinado pelo município ao SIMDEC em 2011 foi de R$ 3.125.742,35. Em comparação ao ano passado, o aumento corresponde ao acréscimo de cerca de R$ 139 mil. Os projetos aprovados no Edital irão dividir cerca de R$ 935 mil, que devem ser executados até o final deste ano.

As Oficinas de Capacitação em Projetos, promovidas pela equipe do SIMDEC, colaboraram na inscrição e aprovação dos projetos de novos proponentes. “As oficinas foram importantes para desencadear o interesse e o processo de qualificação dos artistas. Isso é visível na diversidade dos proponentes e seus projetos contemplados”, destaca Silvestre Ferreira, diretor presidente da Fundação Cultural de Joinville. Nesta quinta-feira (07/07) o presidente da FCJ estará em Fortaleza (CE) para apresentar o Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), considerado exemplo para muitos municípios. O convite da apresentação e visita à capital foi feito pela Fundação Cultural de Fortaleza.

A lista dos aprovados está disponível nos sites www.simdec.com.br e blogdosimdec.blogspot.com. O resultado dos contemplados ao Mecenato 2011 está prevista para a segunda quinzena do mês de agosto. Os proponentes dos não tiveram seus projetos aprovados podem retirar o projeto no SIMDEC.