FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Na semana de aniversário da Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) está sendo lançada a publicação "A Imprensa Catarinense no Século XIX", com informações sobre a atividade jornalística do período. Trata-se de um catálogo descritivo e ilustrado do acervo de jornais raros disponíveis na Hemeroteca Digital Catarinense.

O material é constituído por 193 títulos de periódicos. A publicação serve para orientar pesquisas, uma vez que traz informações do próprio acervo e, além disso, indica periódicos que não estão na Biblioteca e que podem ser úteis aos pesquisadores. Ainda, pelas imagens que reúne, a publicação também é considerada um banco de dados para registro histórico.

O trabalho foi organizado pelos bibliotecários Alzemi Machado (BPSC) e Iraci Borszcz (Udesc). O catálogo faz parte de um esforço concentrado e articulado por diversas pessoas e instituições, incluindo bibliotecários, professores e estagiários vinculados à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) e Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entidades que viabilizaram a implementação da Hemeroteca Digital Catarinense.

A Biblioteca Pública é a instituição cultural mais antiga de Santa Catarina. No dia 31 de maio, domingo, completará 166 anos de criação.

:: Clique aqui para fazer o download da publicação