FCC FacebookTwitterYoutube

A Hemeroteca Digital Catarinense será tema de duas palestras que ocorrem nos dias 7 e 8 de novembro em Florianópolis. A iniciativa é uma parceria entre o Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) e Instituto de documentação e Investigação em Ciências Humanas (IDCH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina.

No dia 7 de novembro (quinta-feira), às 16h30, os palestrantes Vinícius Pontes Martins e Alzemi Machado, com mediação do professor Dr. Reinaldo Lohn, falarão sobre a Digitalização de Periódicos Brasileiros e a Construção de Bibliotecas Digitais. O encontro ocorrerá no auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina, no centro da cidade, com entrada gratuita.

Já no dia 8 de novembro (sexta-feira), os palestrantes falarão a respeito da Rede de Memória Virtual Brasileira: história e arquivos digitais e a Hemeroteca Digital Catarinense. A palestra ocorre às 14h, no Auditório Tito Sena, na Faed/Udesc, no bairro Itacorubi. A entrada também é gratuita.

A iniciativa visa divulgar a Hemeroteca Digital Catarinense aos seus mais diversos públicos e instituições (universidades, pesquisadores, usuários em geral). Ao mesmo tempo, continuar a construção da parceria entre a iniciativa e a Biblioteca Nacional, no sentido de consolidar as políticas de digitalização e construção de repositórios digitais de periódicos regionais, interagindo e armazenando conjuntamente na base de dados da Hemeroteca Digital Brasileira, e consolidando a Rede Memória Virtual Brasileira.

Sobre os palestrantes

Vinícius Martins Pontes: atuando na BNDigital desde 2005, coordenou em 2006 a equipe de levantamento, tratamento técnico e digitalização de 10 mil fotografias da coleção do Imperador Pedro II. Desde 2007 como coordenador de projetos da BNDigital, passou a gerenciar projetos colaborativos com outras instituições nas áreas de formulação de parcerias, identificação de acervos que pudessem complementar a coleção digital da BNDigital, digitalização e gestão de portais. Dentre os projetos e programas inseridos neste contexto estão a Rede da Memória Virtual Brasileira, a Hemeroteca Digital Brasileira, a Biblioteca Digital Luso-Brasileira e a Brasiliana Fotográfica. Atualmente é responsável pela infraestrutura,
programas e preservação digital da BNDigital.

Alzemi Machado: bibliotecário e Mestre em Educação e Cultura formado pela Udesc. Tem formação na área de Conservação e Encadernação de Acervos em Papel. Atuou
como bibliotecário e coordenador da Casa da Memória – Centro de Documentação de Florianópolis. Atualmente, é coordenador técnico da Hemeroteca Digital Catarinense.