FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O espaço de artesanato da Casa da Alfândega completa amanhã, 15 de março, trinta anos de existência. Quando foi inaugurada, em 1988, recebeu o nome de Sala do Artista Popular da Casa da Alfândega. Peças do artista Franklin Cascaes foram expostas assim que o espaço foi aberto à visitação.

Atualmente o local está fechado para a realização de obras para receber os artesãos contemplados no último edital. Estão sendo feitas melhorias no mobiliário que será apresentado em um novo layout. Além disso, as paredes externas e internas do andar térreo estão sendo pintadas. A previsão é reabrir o espaço no dia 04 de abril.

A Casa abriga, desde 1988, o projeto Galeria do Artesanato. O objetivo do projeto é efetuar o resgate visando à continuidade do artesanato de Santa Catarina por meio da comercialização. A grande preocupação e principal objetivo da Fundação Catarinense de Cultura é a preservação do artesanato de base cultural na valorização do saber fazer do povo catarinense. Uma das atrações da galeria é manter artesãos demonstrando diariamente suas mais variadas técnicas, quando o visitante pode conhecer de perto a elaboração e confecção das peças.

O prédio que abriga a Galeria do Artesanato foi cedido pela Presidência da República em 1976 ao Governo de Santa Catarina para destinação cultural. Já foi sede do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC).

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC