FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Em abril, o Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, recebe mais duas exposições que são desdobramentos da mostra de longa duração "Ichiran - Um Olhar sobre a Cultura Japonesa". A mostra "Aquarela", de Yuina Takase Baba fica aberta de 2 a 13 de abril; e "Sashiko da Ilha" pode ser vista pelo público de 9 a 13 de abril. Ambas têm entrada gratuita e visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras.

"Sashiko da Ilha" - Bordado Sashiko

O bordado Sashiko remonta à atividade na lavoura dos agricultores pobres no Japão antigo, que desgastava com muita rapidez as vestimentas. Os camponeses reforçavam então as roupas, alinhavando-as ou sobrepondo-as para maior durabilidade ou conforto no inverno. A medida padrão dos tecidos possibilitava ainda desmanchar duas ou mais roupas e costurar uma “nova” aproveitando-se as partes ainda utilizáveis, prolongando sua vida útil ao máximo potencial.

Nascido na época da penúria, reforçado a princípio com motivos geométricos, o bordado foi adquirindo forma de arte com variados estilos e motivos. Passou a época da carência, passou a época da necessidade de se prolongar a vida útil das roupas, mas o bordado permaneceu e hoje é mais uma arte nipônica que nasceu da miséria do seu povo que há muito tem a cultura do “mottainai” (pesar pelo desperdício).

O grupo que organiza a exposição se reúne quinzenalmente no Centro Cultural Silveira de Sousa.

Aquarela de Yuina Takase Baba

Nascida em Florianópolis, Yuina é filha e neta de artistas, imersa na arte deste a infância. Durante a faculdade de Design de Jogos, em 2016, descobriu sua afinidade pela aquarela. Atualmente, foca em ilustrações autorais, principalmente em aquarela, mas está sempre explorando novas técnicas e estilos.

Yuina é a ilustradora do livro infantil “A aventura dos primeiros japoneses pela América Latina”, lançado nas comemorações dos 220 anos da passagem dos primeiros japoneses por Desterro.