O fotógrafo Danísio Silva irá lançar no dia 13 de setembro, às 19h30, o livro "O Visitante", no espaço expositivo do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC). Paralelamente ao lançamento, de 10 a 22 de setembro, o local abrigará uma exposição com 50 imagens do artista exibidas em telas de TV.

Sobre o livro

“O Visitante”, de Danísio Silva, mescla ficção e linguagem poética. A obra acompanha a trajetória do personagem Susej, que vem de uma dimensão avançada onde não existem o tempo, a palavra e a forma preestabelecida pela mente concreta. O livro tem 160 páginas e sai pela Koru Editorial.

O fio narrativo é conduzido por Susej, filho de Sued e Airam, que já esteve na Terra como um anjo, conheceu a vida e a alma dos humanos e vivenciou vários fragmentos da história da Humanidade. O livro acompanha esse personagem da concepção até a primeira respiração, como um ser que escolheu estar entre os homens para conhecer uma dimensão totalmente diferente da sua.

Aspectos da filosofia, da arte, da física quântica, da matemática, do esoterismo e da neurociência vão fazer o leitor entender Susej e a maneira como analisa as virtudes e fraquezas humanas, a relação dos homens com o meio e a transição do paradigma mecânico para o magnético – um fenômeno que desafia e assombra a Humanidade. Ele sente o próprio corpo se formando e tem acesso às memórias das outras pessoas.
Vindo de uma dimensão atemporal, Susej se submeterá à temporalidade dos humanos e, em primeira pessoa, fará contrapontos entre duas realidades distintas – a de sua origem e aquela que poderá vivenciar após o nascimento. No lugar de onde vem, também não convive com a gravidade e com as necessidades básicas do corpo que regem e ditam as atitudes e os comportamentos do ser humano.

Sobre a exposição

Danísio parte da "Alegoria da Caverna", de Platão, que descreve a luz do sol como o símbolo do conhecimento e da verdade, que só podem ser compreendidos plenamente quando nos libertamos das limitações dos nossos sentidos. O fotógrafo produz “imagens invisíveis” que vão além dos nossos sentidos, tendo a luz como aliada. O público vai conferir 50 imagens que serão apresentadas em aparelhos de televisão de 75 polegadas expostos no MIS/SC.

"Essas imagens fazem parte de um trabalho que eu venho desenvolvendo há um tempo, e a grande maioria delas é visualizada quando entro em estado de projeção astral. Ao voltar para a consciência ordinária eu trago em minha memória imagens e sensações que extrapolam a mente ordinária. Uma grande parte dessas imagens é retirada da natureza, que nos mostra só uma pequena parte da sua representação. A maioria dessas luzes é invisível para a consciência ordinária, e isso nos mostra a limitação em que vivemos", explica Silva.

Sobre o autor

Danísio Silva, fotógrafo, já lançou 12 livros autorais ou em parceria com o jornalista Paulo Clóvis Schmitz, quase todos falando de Florianópolis, suas belezas, seus personagens, suas características ambientais, sociais e humanas. Entre essas obras estão “Mercado Público e suas Histórias”, “Florianópolis em Preto & Branco”, “Belezas Ocultas de Florianópolis”, “Florianópolis 180 Graus”, “Poética da Diversidade”, “Rancho de Pescador na Ilha de Santa Catarina” e “Conexões”, além da trilogia sobre a cidade – vista de cima, do mar e de dentro, com imagens especiais e exclusivas da Ilha.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro "O Visitante", de Danísio Silva
Data: 13/09/2024, às 19h30

O quê: Exposição "A Luz e suas metamorfoses"
Abertura: 10/09/2024, às 19h30.
Visitação: até 22/09/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)