FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

"Práticas Performativas - ArteVida" - Ação 1 é uma instalação performativa de longa duração, que tem como proposta a pesquisa em artes do corpo, numa perspectiva interdisciplinar que aproxima dança, teatro e artes visuais. A apresentação ocorre no dia 16 de março, das 17h às 21h, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), com entrada gratuita.

Alguns princípios que norteiam as investigações são: permanência e iminência; o real e o ficcional; o "entre"; o tempo; o excesso, o encontro e a presença. A instalação performativa - primeira ação compartilhada deste projeto de experimentação artística - é proposto pelo coletivo "Ensaio para algo que não sabemos", formado pelas artistas Loren Fischer, Monica Siedler e Karina Collaço; em parceria com os artistas Roberto Gorgati e Francisco Fischer. Conta ainda com a participação de Luiza Pimenta na captura e edição de imagens. 

A pesquisa tem como propósito dar luz a discussões contemporâneas acerca da indissociabilidade entre arte e vida, compartilhando ações cotidianas que tencionam contextos normativos apostando em vivências de percepção do corpo e suas possíveis relações políticas com o ambiente. Uma reinvenção do estar em si e no mundo. Com perspectiva interdisciplinar, investiga-se o corpo, a palavra, a sonoridade, o espaço e as relações, no campo das artes vivas. Pretende-se estimular a contradição, assumir a ambiguidade, desfrutar dos paradoxos, criar resíduos.

Ao longo do primeiro semestre de 2024, serão compartilhadas mais duas ações do projeto de experimentação artística “Práticas Performativas - ArteVida”, selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Para mais informações sobre a pesquisa atual, acesse: https://padlet.com/ensaioparaalgo/pr-ticas-performativas-artevida-25qbq4a4ottpi79l

Sobre o coletivo

"Ensaio para algo que não sabemos" é um laboratório de criação, pesquisa e formação em artes da presença, sobretudo, um espaço que preserva a constante construção do exercício criativo - genuíno das artes - de se manter em estado de investigação e questionamento. O projeto dialoga com a potencialidade de ações que visam ao compartilhamento de processos artísticos por uma perspectiva da coletividade, compreendendo o corpo como o principal veículo de produção de conhecimento, sentido e significado. Com base em Florianópolis, o projeto também estabelece uma interlocução com artistas de outras localidades, fomentando a produção e formação artística local. Atualmente (2021-2024), o projeto segue com as artistas Loren Fischer, Karina Collaço e Monica Siedler, que buscam, através do fazer artístico, compor um mosaico de manutenção e ressignificação da própria existência.

instagram: @ensaioparaalgo
YouTube: @ensaioparaalgoquenaosabemos
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviço:

O quê: Instalação Performativa: "Práticas Performativas - ArteVida" - Ação 1
Quando: 16 de março de 2024, das 17h às 21h
Onde: Museu da imagem e do Som de Santa Catarina (MIS) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88025-202
Entrada gratuita

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) oferece gratuitamente uma nova edição do curso de Fotografia em Acervos Culturais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 10 de março por meio do formulário disponível no link https://forms.gle/epngQeZ7XFP1Fc5Y7

Os oito encontros serão virtuais e ocorrerão às terças-feiras (dias 12, 19 e 26 março; 2, 9, 16, 23 e 30 de abril), das 8h30 às 11h. A carga horária é de 20 horas/aula e será fornecido certificado aos participantes com até duas faltas (em maior número ocasionam cancelamento da vaga).

O público-alvo do curso são servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação, artes e história. Com cunho teórico/prático, o conteúdo abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, iluminação, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, uso de scanner, catalogação e difusão. Os participantes aprenderão ainda a usar metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

O curso será ministrado pelo professor Sérgio Sakakibara e terá 60 vagas disponibilizadas, com seleção dos candidatos com base nos critérios de ordem de inscrição e atuação profissional, escolaridade/área de formação. Os selecionados serão avisados por e-mail.

A exposição “Face à Impermanência”, em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), foi prorrogada até 18 de fevereiro. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 21h.
 
Na exposição, o público confere peças da artista Ruchita que fazem parte um projeto ainda em andamento que inclui performances para vídeo instalações, fotografias e obras multimídia baseadas em improvisações espontâneas nos locais em que ela teve contato com a cultura nipônica.
 
Como atividade integrante da exposição, que conta com curadoria de R. Scott Macleay, no dia 31 de janeiro, às 19h30, o MIS/SC receberá a performance “A dança começa quando termina”. A apresentação de dança com Fabiana Higa e Paulo Pierin tem inspirações nas artes marciais, dança contemporânea e butoh.
 
 
Como atividade integrante da exposição “Face à Impermanência”, com trabalhos da artista Ruchita e curadoria de R. Scott Macleay, no dia 31 de janeiro, às 19h30, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) recebe a performance “A dança começa quando termina”. A apresentação de dança com Fabiana Higa e Paulo Pierin tem inspirações nas artes marciais, dança contemporânea e butoh.
A exposição foi prorrogada até 18 de fevereiro. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 21h.
 
Produção Executiva: MAF Economia Criativa e apoio Associação Nipo Catarinense.
 
Serviço:

Performance “A dança começa quando termina”.
Quando: 31 de janeiro de 2024, às 19h30.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC 
Entrada gratuita.

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) recebe a mostra “Face à Impermanência”, com foco na cultura e filosofia nipônica. A artista Ruchita apresenta um grupo de trabalhos de um projeto ainda em andamento que inclui performances para vídeo instalações, fotografias e obras multimídia baseadas em improvisações espontâneas nos locais em que ela entrou em contato com a cultura nipônica. Com curadoria de R. Scott Macleay, a exposição “Face à Impermanência” pretende instigar a percepção a partir da incerteza, o olhar contemplativo atento aos acasos, que deixa de lado a busca por conclusões lógicas. 

A estética Wabi-sabi é constituída por inúmeras qualidades que se relacionam com características tais como, simplicidade, atemporalidade, vazio, assimetria, imperfeição, impermanência, intimidade, transitoriedade, e rusticidade. Ainda que todos estes aspectos estejam refletidos nas obras que integram este projeto, a transitoriedade se destacaria como algo que interliga o conjunto. A filosofia do Wabi-sabi é como um sentimento mais do que uma ideia, realizar o exercício reagindo a um contexto muito contrastante do cotidiano.

As ações que Ruchita realizou consistem em tentativas de se conectar a este estado de espírito baseado na simplicidade natural e na constatação de que nada permanece, nada está acabado e nada é perfeito. A perfeição ideal é irreal, não é natural. Nossa sociedade vive a compulsão pelo novo, descartando prontamente o que não é mais novidade. A artista busca, por meio da prática artística, se aproximar de situações que permitam dilatar os sentidos, desacelerando o automatismo frenético do materialismo contemporâneo. Para tal, além de se colocar em uma atitude de ressonância em ambientes permeados por uma cultura ancestral que sobrevive ao choque do desenvolvimento tecnológico, a fim de evidenciar ainda mais as associações ao Wabi-sabi.

A exposição além de trazer reflexão e contemplação, divulga para o público a cultura e a filosofia nipônica, que também é presente no sul do país. A visitação será gratuita e segue até o dia 31 de janeiro de 2024, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A produção é feita pela MAF Economia Criativa. No dia 14 de dezembro, às 18h, haverá roda de conversa “O corpo zen em tempos de ansiedade”, com a escritora Fabiana Higa, no local da exposição. No dia 13 de janeiro de 2024 está prevista, também, a apresentação da performance de dança Inspirações sobre o Butoh.

Serviço:

O quê: Exposição “Face à Impermanência”
Abertura : 13 de dezembro (quarta-feira), às 19h
Visitação até 31 de janeiro de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis/SC 
Entrada gratuita