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ATENÇÃO: Devido à grande procura, estão encerradas as inscrições para o curso de Fotografia em Acervos.

 

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) está com inscrições abertas para dois cursos virtuais e gratuitos na área de Fotografia que ocorrerão entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Fotografia em Acervos (inscrições encerradas) e Fotografia Documental serão ministrados pelo professor Sérgio Sakakibara.

Fotografia em Acervos - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 9, 16, 23, 30 de outubro; 6, 13, 10, 27 de novembro; e 4 e 11 de dezembro. Será fornecido certificado aos participantes, de 20 horas/aula. O público-alvo são os servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação.

As inscrições podem ser feitas até as 23h55 de 4 de outubro de 2020, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/vQnXV52kJQKW3dpy7. São oferecidas 40 vagas, mediante inscrição prévia, com seleção dos candidatos com base nos critérios: 1- ordem de inscrição; 2- atuação profissional; 3- escolaridade / área de formação; e 4- currículo. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 5 de outubro.

O curso, de cunho teórico/ prático pela Internet, abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, catalogação e difusão. Uso de metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

Para participar, é necessário ter acesso a computador com conexão à Internet; microfone e câmera para acesso às plataformas de teleconferência Zoom, e de ensino a distância Moodle; disposição para leitura, pesquisa e escrita de resenhas. Acesso por celular não é viável para este curso. Além disso, é requisito ter celular de qualidade mediana ou câmera fotográfica (pode ser simples), para realização de práticas fotográficas.

É importante salientar que deixar de assistir à primeira aula, ter duas faltas ou deixar de executar tarefas previstas implica no cancelamento automático da vaga. Isto será critério de seleção para próximos cursos.

Fotografia Documental

As aulas ocorrerão às terças-feiras, das 8h30 às 10h30, nos dias 13, 20, 27 de outubro; 3, 10, 17, 24 de novembro; 1º, 8 e 15 de dezembro. Será fornecido certificado aos participantes, de 20 horas/aula. O público-alvo são profissionais e estudantes de Jornalismo, Antropologia, Ciências Sociais e Artes Visuais.

As inscrições podem ser feitas até as 23h55 de 6 de outubro de 2020, preenchendo o formulário disponível em https://forms.gle/nMUvHveTfS3CotY16. São oferecidas 40 vagas, mediante inscrição prévia, com seleção dos candidatos com base nos critérios: 1- ordem de inscrição; 2- atuação profissional; 3- escolaridade / área de formação; e 4- currículo. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 7 de outubro.

O curso, de cunho teórico pela Internet, abordará a história da fotografia documental em suas várias vertentes e usos, fotografia jornalística, documentação científica e cultural, principais teóricos da área, os fotógrafos mais conhecidos e sua prática. A situação atual, perspectivas práticas e formulação de projetos.

Para participar, é necessário ter acesso a computador com conexão à internet; microfone e câmera para acesso às plataformas de teleconferência Zoom, e de ensino a distância Moodle; disposição para leitura, pesquisa e escrita de resenhas. Acesso por celular é fortemente desaconselhado para este curso, pois pode implicar na perda aulas por problemas técnicos.

É importante salientar que deixar de assistir à primeira aula, ter duas faltas ou deixar de executar tarefas solicitadas no prazo implica no cancelamento automático da vaga. Isto será critério de seleção para próximos cursos.

mis completa expovirtual

No dia 4 de setembro, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS- SC) recebe a exposição virtual Arte/Cinema: do abismo de um sonho a outras histórias, do artista Alfredo Nicolaiewsky. A mostra, que tem curadoria da professora Nara Cristina Santos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), será realizada nas páginas do MIS no Facebook e no Instagram, por meio de posts em formato de vídeo com narração simultânea.

Os trabalhos exibidos – pela primeira vez em formato digital – são compostos por imagens de filmes capturadas pelo artista, justapostas a fotografias autorais. O conjunto propõe uma nova narrativa, na qual as relações interpessoais, o espaço-tempo e a própria relação entre a Arte e o Cinema podem assumir diversas interpretações.

As obras que fazem parte da exposição foram desenvolvidas por Nicolaiwesky no período do seu pós-doutorado (2015/2016), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Portugal. Em mais de 40 anos de carreira, o artista – que também é professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – já trabalhou com desenho, aquarela, fotografia e com apropriação e justaposição de imagens de diversas origens, a partir de imagens do cinema. A exposição contará, ainda, com um trabalho experimental no qual Nicolaiewsky apresenta sua poética na linguagem do vídeo.

Arte/Cinema: do abismo de um sonho a outras histórias é uma promoção do MIS-SC, em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART) do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da UFSM. Adaptada para o formato on-line, a mostra havia sido planejada para acontecer in loco no MIS, o que não foi possível devido à pandemia de Covid-19.

Em comemoração ao Dia Mundial de Fotografia (19 de agosto), a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove uma série de três palestras com o tema Histórias da Fotografia, seu desenvolvimento técnico, seus usos, os praticantes e o pensamento a respeito. Os encontros serão ministrados pelo professor Sérgio Sakakibara e ocorrerão nos dias 11, 18 e 25 de agosto, a partir das 9h, com duração de 90 minutos cada.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 100 participantes. Interessados devem preencher e enviar o formulário disponível aqui. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e não será fornecido certificado. Os candidatos a participar deverão ter acesso à Internet de boa qualidade e conhecimento da plataforma Zoom de teleconferência (é desaconselhado o acesso por conexão de celular e não será oferecido suporte técnico aos participantes).

Serviço:

O quê: Série de palestras Histórias da Fotografia
Palestrante: Sérgio Sakakibara
Quando: dias 11, 18 e 25 de agosto, às 9h
Inscrições: gratuitas e limitadas a 100 participantes. Podem ser feitas no link https://forms.gle/yFQD8gDDszDA1wub8
Onde: Plataforma de teleconferência Zoom

Dentro do material desta semana do projeto pedagógico Casa de Ideias, o Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) lançou dois desafios ao público: confeccionar uma capa de disco utilizando a técnica de colagem e, quem quiser ir além, enviar junto a gravação em vídeo ou áudio de uma música própria ou uma canção favorita. A atividade é inspirada na exposição de 2018 do MIS/SC, intitulada Escolhidos pela Capa. 

:: Confira o material completo e dicas de como produzir sua capa no site do MIS-SC

A capa de disco pode ser baseada em algum álbum de uma banda ou artista real ou fictício. Ela deve conter o título do disco e o seu nome artístico. Para enviar, deve estar no formato JPG. As três melhores capas serão postadas nas redes sociais do MIS/SC.

Já a música, que pode ser autoral ou não, deve ser gravada em vídeo (formato MP4, preferencialmente gravado na horizontal) ou áudio (formato MP3). Serão selecionadas as três melhores para tocarem no programa de rádio Miscuta, veiculado todas as segundas-feiras, às 18h, na Rádio Udesc FM de Florianópolis e também disponível no site do MIS/SC.

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS-SC) oferece, gratuitamente por meio de plataformas on-line de Ensino a Distância, a segunda edição da atividade Acompanhamento de Projetos em Fotografia. As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário até as 23h55 de 31 de maio de 2020. Os selecionados serão avisados por e-mail para agendamento de entrevista. Os inscritos vão receber o resultado final até 2 de junho.

São disponibilizadas 10 vagas, selecionadas entre os inscritos conforme critérios de ordem de inscrição, currículo, portfólio e entrevista. São pré-requisitos para participar da atividade: apresentação de currículo, portfólio, anteprojeto (pode ser modificado no decurso) e entrevista; disponibilidade de tempo para leitura, observação de vídeos; elaboração de pequenos textos, fichas de leitura, e resposta a questionários, realização de exercícios de obtenção de imagens, participação de orientação individual por escrito, videochamadas, e participação coletiva agendada em web conferencias; ter recursos técnicos mínimos de acesso a internet por celular e computador cpm microfone, com conexão que permita acesso a vídeos aos ambientes Moodle (www.moodle.org), mensagens Whatsapp (www.whatsapp.com), web conferencia Zoom (www.zoom.us) e Jitsi (www.jitsi.org). O uso das três plataformas gratuitas é requisito obrigatório.

A atividade ministrada pelo fotógrafo Sergio Sakakibara é dirigida a candidatos que já possuam algum conhecimento técnico e teórico em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores, artistas visuais, pessoas que queiram desenvolver um projeto de pesquisa em fotografia que resultem em um produto final. O objetivo é que, até o final do processo, os participantes tenham, ao menos, um projeto bem delineado, encaminhado e em processo de execução.

Será oferecida orientação de projetos em fotografia, orientação teórica envolvendo leituras, documentação, narrativas, construções, séries temáticas, orientações técnicas com noções de expografia, diagramação, orientação de técnicas fotográficas digitais, químicas e experimentais, cujo resultado possa ser apresentado em exposições, instalações, livros, páginas web, trabalhos acadêmicos em cursos, fim de curso, mestrado ou doutorado, formatação para uso em editais e projetos de financiamento.

A maioria das atividades pode ser feita no horário de preferência do participante. A aula de abertura está marcada para o dia 4 de junho, às 9h. Serão, em média, duas aulas ao vivo mensais. Os alunos vão receber orientações pessoais ao vivo, conforme o desenvolvimento dos projetos. 

A duração do curso é de seis meses, entre 4 de junho e 27 de novembro de 2020, com atividades, metas e avaliações mensais de participação obrigatória. Deixar de atingir ou participar das metas mensais implica no cancelamento da vaga. Será fornecido certificado aos que concluam as atividades obrigatórias de todas as etapas.