A 5ª edição do Entretodos – Festival de curtas de Direitos Humanos acontece entre 29 de novembro e 2 de dezembro, na cidade de São Paulo.  Com a proposta de democratizar o acesso ao cinema e promover a reflexão sobre Direitos Humanos, o festival terá exibições em lugares inusitados como presídios, praças e Pontos de Cultura espalhados pelas 31 regiões metropolitanas que contam com parcerias de núcleos de Direitos Humanos. O evento é uma realização da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo (CMDH) com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). As inscrições para o festival estão abertas até o dia 8 de outubro.

As inscrições são gratuitas, bastando enviar a ficha de inscrição, além de uma cópia em DVD ou link digital do filme. Podem participar do festival curtas-metragens de qualquer gênero ou formato, desde que não excedam o tempo de 25 minutos e que abordem o tema dos direitos humanos. Os filmes podem ter sido realizados em qualquer época, embora a prioridade seja dos mais recentes. Serão aceitos filmes nacionais e estrangeiros, desde que os filmes estrangeiros apresentem legendas em português.

Os filmes selecionados concorrem a prêmios em cinco categorias: Melhor Curta-Metragem escolhido pelo júri (quatro mil reais), Melhor Curta-Metragem escolhido pelo público (dois mil reais), Melhor Roteiro (três mil reais), Melhor Diretor (três mil reais) e o prêmio especial Visão Social (quatro mil reais).

O próprio site do festival disponibiliza a Declaração dos Direitos Humanos, os interessados podem visualizá-la no site: http://www.entretodos.com.br/

Fonte: ANCINE