FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O ateliê "Escrever os Dias" divulga a lista dos inscritos que foram selecionados para participar dos encontros que ocorrerão a partir do dia 7 de março na Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC), sempre na primeira e na terceira quinta-feira do mês (de março a junho e de agosto a novembro de 2024). Serão, no total, 16 encontros, sempre das 15 às 17h, com o objetivo de reunir pessoas que comunguem o amor pelo diário, com o objetivo de ler, escrever e partilhar as escritas diárias.

::  Confira a lista dos selecionados para o Ateliê


Proposta

"Escrever os dias" nasce do encontro de pesquisadores que há algum tempo vêm desenvolvendo atividades em torno da literatura, psicanálise e outras artes e, mais especificamente, desde 2018, trabalhando sobre a escrita e a leitura diária. O ateliê pretende reunir pessoas que comunguem o amor pelo Diário, com o objetivo de ler, escrever e partilhar as escritas diárias; (re)significar a memória na escrita; ponderar o Diário como (registro do) testemunho; localizar a história de si na história de seu tempo (e a história do tempo na história de si), através dos Diários; estender as possibilidades de viver em-comum, preparando o surgimento de comunidades de pensar-sentir, tomados pela escrita e pela leitura; e desenvolver um trabalho considerando que “escrever é uma atividade política que pode contribuir para o desvelamento e a transformação do mundo”, como diz Anne Ernaux, em "A escrita
como faca e outros textos".

Metodologia

Os encontros do ateliê serão coordenadospor Dilma Beatriz Rocha Juliano e Rosi Isabel Bergamaschi Chraim. Eles ocorrerão através de conversas, leituras e escritas com periodicidade quinzenal e são presenciais.

Como alguém de “fora-dentro” que aponta outras vias de acesso à escrita e à leitura dos Diários, o ateliê contará com a participação da pesquisadora e psicanalista Janniny Kierniew, que faz parte da comunidade e articula o trabalho do escrever os dias na cidade de Porto Alegre/RS. No decorrer do trabalho poderão também ser convidadas outras pessoas que trabalhem com a escrita diária, especialmente as componentes da comunidade. Ainda, é importante dizer que o trabalho terá sustentação teórica e ética desde a psicanálise, a literatura e outras artes.

Mais informações
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3664.2683