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ATENçãO: A data ára envio ou protocolo da documentação complementar foi corrigida para 24 de outubro, uma vez que 12 de outubro não é considerado dia útil. A informação está corrigida no texto abaixo.

A Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) divulgam o resultado da Etapa de Avaliação dos projetos do Edital Prêmio Catarinense de Cinema 2014/2015.

Os proponentes selecionados (listados abaixo) têm até o dia 24 de outubro (10 [dez] dias úteis, a contar desta publicação) para enviar ou protocolar a documentação complementar no setor de Protocolo da FCC, conforme disposto no item 12 do edital.

No dia 3 de novembro será realizada a abertura dos envelopes e conferência da documentação complementar, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a partir das 14h.

Esta edição tem o valor de R$ 3.375.000,00 (três milhões e trezentos e setenta e cinco mil reais), com recursos do Funcultural e Fundo Setorial Audiovisual da Ancine. "Esse prêmio é uma importante ferramenta de incentivo à sétima arte. é um estímulo à produção audiovisual que gera emprego e renda", completa o secretário Filipe Mello.

Serão contemplados com os recursos financeiros do Funcultural os projetos que obtiverem a maior pontuação final, desde que atendam as exigências da Etapa de Apresentação de Documentação Complementar, estabelecida no capítulo 12 do edital, e da Etapa de Contratação, disposta no capítulo 13 do edital.

Resultado da Etapa de Avaliação - projetos e proponentes classificados para a Etapa de Documentação Complementar:

Produção de longa-metragem de ficção:

1) Do Outro Lado da Lua - Cineramabc Filmes e Produções Artísticas

Produção de telefilme de documentário:

1) Os Joaninos - Realizart Produção Audiovisual Ltda.

2) Meu Tio Tommy O Homem que Fundou a Nensweek - Vinil Filmes Produções Ltda.

Produção de obra seriada de ficção ou documentário:

1) Crisálida - Arapy Produções Ltda.

Produção de curta-metragem de ficção ou documentário:

Módulo I:

1) Valentina - Ana Paula Mendes

2) Nas Curvas da Estrada - Viviane Mayume Costa Lamamoto

3) Vida e Obra Severino - Kátia Klock

4) Itapocu - A Poética da Tradição - André Fernando Goulart Senna

5) Domingos Brugueiro - Sander Hahn

6) De Meimbipe a Potosi: A Descoberta do Império Inca - Carolina Borges de Andrade - me

Módulo II:

1) Vazios Habitados - Cláudia Cadernas Pires Ferreira

2) Artes da Memória - Daniel Choma 02684846944

3) As Quatro Estações - Lícia Brancher

Módulo III:

1) Desterro - Diego Canarin

2) Odradekianas - Fernanda Alice Seganfredo do Canto

3) Transverbo - Rodrigo Cárdenas Pires Ferreira

Cronograma do Proponente

Até 21/10/2016 - prazo para envio ou entrega da documentação complementar, no setor de Protocolo da FCC. (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Bairro Agronômica, em Florianópolis)

3/11/2016 - Abertura dos envelopes e conferência de documentação, a partir das 14h, no Centro Integrado de Cultura. (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Bairro Agronômica, em Florianópolis)

Avaliadores dos projetos inscritos na categoria 1.1.4:

ANDRé HUCHI DIB,

CRISTIANA MIRANDA SOARES DE MOURA, e

MARIA CRISTINA GAITáN MOSCOVICI

Avaliadores dos projetos inscritos nas categorias 1.1.1, 1.1.2 e 1.1.3:

EUNICE MORAIS GUTMAN,

RENATO FORTES BARBIERI, e

REYNALDO CARVALHO MARCHESINI

Confira o resultado completo da Etapa de Avaliação - os selecionados aptos para participar da Etapa de Documentação Complementar são os projetos que estão em destaque nas tabelas.

Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail previsto no Edital: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e as respostas são publicadas, exclusivamente, no site da Fundação Catarinense de Cultura, neste link: http://www.fcc.sc.gov.br//pagina/17718/premiocatarinensedecinema20142015

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Depois de três sessões lotadas na segunda edição do Cinema ao Vivo, projeto promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), a banda Skrotes fará mais uma apresentação tocando ao vivo a trilha sonora do filme Nosferatu, no dia 17 de outubro, às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita. Esta edição especial do Cinema ao Vivo é uma parceria entre o MIS/SC e o Festival Floripa Noise.

Devido à grande procura pelos ingressos para as sessões anteriores do Cinema ao Vivo, com o intuito de melhorar e facilitar o acesso do público ao evento, os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação (17/10), a partir das 12h30, no Museu da Imagem e do Som, localizado no CIC, por ordem de chegada e cada pessoa poderá retirar até dois ingressos. Antes do início do espetáculo, cerca de 10 minutos antes, será realizada contagem dos presentes e, caso haja lugares vagos, serão distribuídos ingressos extras, no local.

Sobre o filme

O longa narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero. Ao mesmo tempo, com um protagonista demoníaco e seu caráter perturbado, a obra é considerada uma representação fiel do cinema da República de Weimar.

O roteiro é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam aos produtores autorização para adaptar a obra. Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou a destruição das cópias do filme, mas algumas delas, entre as muitas já distribuídas, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker e estão hoje em dia disponíveis em versões restauradas.

A trilha sonora original de Nosferatu foi composta por Hans Erdmann (1888-1942), para ser executada ao vivo durante as exibições, como era comum na era do cinema mudo. Erdmann criou temas doces e melodiosos para as cenas que mostravam o amor verdadeiro entre Hutter e Ellen, contrastando com a percussão pesada para os momentos de tensão e o fortissimo que acompanha os horrores a bordo do Empusa. A maior parte das partituras de Erdmann, porém, se perdeu, restando apenas o trecho que foi publicado sob o título Fantastisch-romantische Suite (1926), além de anotações e instruções do compositor que permitiram reconstituições da trilha.

Sobre a banda

O som dos Skrotes nasceu em 2009, em Florianópolis, a partir da diversidade da formação musical dos seus integrantes. Chico Abreu, Guilherme Ledoux e Igor De Patta transitam entre a música clássica, o jazz, o samba, a música brasileira, o punk rock, o metal e a música eletrônica de forma tão natural que as diferenças entre estilos se diluem e variados ritmos soam como uma coisa só. Uma música baseada na liberdade, desconstrução e transgressão das estéticas musicais. Durante seis anos de atividades lançaram quatro registros de forma independente e fizeram mais de 180 shows por Santa Catarina e outros estados brasileiros. Para 2016, os Skrotes preparam seu próximo disco, Tropical Mojo, que já está em fase de pré-produção e deve ser lançado no segundo semestre do ano.

Sobre o Festival Floripa Noise

Entre os dias 17 e 23 de outubro, Florianópolis recebe a 9ª edição do Festival Floripa Noise, que, desde 2008, cria fusões inusitadas de música ao vivo com cinema pela cidade. A semana será intensa e repleta de exibições de cinema, shows, feiras e projeções e performances experimentais e inusitadas realizadas em locais diversos.

Confira a programação completa no site do evento: http://www.floripanoise.com/

Serviço

O quê: MIS/SC e Festival Floripa Noise apresentam edição especial Cinema ao Vivo, com exibição do filme "Nosferatu" e trilha sonora tocada ao vivo pela banda Skrotes

Quando: 17 de outubro (segunda-feira), às 20h;

Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Entrada gratuita

Haverá distribuição de ingressos no dia do espetáculo (sujeito à lotação do espaço, de 137 lugares) no MIS/SC (CIC), a partir das 12h30.

Informações: (48) 3664-2652 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1792989064301394/

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

Depois de três sessões lotadas na segunda edição do Cinema ao Vivo, projeto promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), a banda Skrotes fará mais uma apresentação tocando ao vivo a trilha sonora do filme Nosferatu, no dia 17 de outubro, às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita. Esta edição especial do Cinema ao Vivo é uma parceria entre o MIS/SC e o Festival Floripa Noise. 

Devido à grande procura pelos ingressos para as sessões anteriores do Cinema ao Vivo, com o intuito de melhorar e facilitar o acesso do público ao evento, os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação (17/10), a partir das 12h30, no Museu da Imagem e do Som, localizado no CIC, por ordem de chegada e cada pessoa poderá retirar até dois ingressos. Antes do início do espetáculo, cerca de 10 minutos antes, será realizada contagem dos presentes e, caso haja lugares vagos, serão distribuídos ingressos extras, no local.
 
Sobre o filme
O longa narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela, Wisborg. Nosferatu é considerado um dos primeiros representantes do gênero de terror no cinema, além de sua concepção visual ter exercido forte influência no gênero. Ao mesmo tempo, com um protagonista demoníaco e seu caráter perturbado, a obra é considerada uma representação fiel do cinema da República de Weimar.
 
O roteiro é uma adaptação do romance Drácula, de Bram Stoker, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam aos produtores autorização para adaptar a obra. Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou a destruição das cópias do filme, mas algumas delas, entre as muitas já distribuídas, permaneceram guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker e estão hoje em dia disponíveis em versões restauradas. 
 
A trilha sonora original de Nosferatu foi composta por Hans Erdmann (1888-1942), para ser executada ao vivo durante as exibições, como era comum na era do cinema mudo. Erdmann criou temas doces e melodiosos para as cenas que mostravam o amor verdadeiro entre Hutter e Ellen, contrastando com a percussão pesada para os momentos de tensão e o fortissimo que acompanha os horrores a bordo do Empusa. A maior parte das partituras de Erdmann, porém, se perdeu, restando apenas o trecho que foi publicado sob o título Fantastisch-romantische Suite (1926), além de anotações e instruções do compositor que permitiram reconstituições da trilha.
 
Sobre a banda
O som dos Skrotes nasceu em 2009, em Florianópolis, a partir da diversidade da formação musical dos seus integrantes. Chico Abreu, Guilherme Ledoux e Igor De Patta transitam entre a música clássica, o jazz, o samba, a música brasileira, o punk rock, o metal e a música eletrônica de forma tão natural que as diferenças entre estilos se diluem e variados ritmos soam como uma coisa só. Uma música baseada na liberdade, desconstrução e transgressão das estéticas musicais. Durante seis anos de atividades lançaram quatro registros de forma independente e fizeram mais de 180 shows por Santa Catarina e outros estados brasileiros.  Para 2016, os Skrotes preparam seu próximo disco, Tropical Mojo, que já está em fase de pré-produção e deve ser lançado no segundo semestre do ano.
 
Sobre o Festival Floripa Noise
Entre os dias 17 e 23 de outubro, Florianópolis recebe a 9ª edição do Festival Floripa Noise, que, desde 2008, cria fusões inusitadas de música ao vivo com cinema pela cidade. A semana será intensa e repleta de exibições de cinema, shows, feiras e projeções e performances experimentais e inusitadas realizadas em locais diversos.
Confira a programação completa no site do evento: http://www.floripanoise.com/
 
Serviço
O quê: MIS/SC e Festival Floripa Noise apresentam edição especial Cinema ao Vivo, com exibição do filme “Nosferatu” e trilha sonora tocada ao vivo pela banda Skrotes
Quando: 17 de outubro (segunda-feira), às 20h;
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita 
Haverá distribuição de ingressos no dia do espetáculo (sujeito à lotação do espaço, de 137 lugares) no MIS/SC (CIC), a partir das 12h30.
Informações: (48) 3664-2652 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC

O Museu Victor Meirelles realiza na próxima quinta-feira, dia 13 de outubro, um evento em comemoração ao Dia da Criança que promete mexer com a criatividade dos participantes. 
 
Trata-se do jogo "Era uma vez um pintor chamado Victor", um game de criação coletiva de histórias, pensado para crianças de 7 a 8 anos de idade. Nessa atividade lúdica, idealizada pela equipe da Ação Educativa do Museu Victor Meirelles, os jogadores, alternadamente, criam a história do pintor chamado Victor a partir da construção de frases e de um número determinado de palavras. Nessa brincadeira, nunca se sabe com quantas palavras as crianças podem construir suas frases, porque tudo depende das rolagens dos dados. O que é possível criar com três palavras? E com cinco?
 
Enquanto jogam, as crianças aprendem a cooperar, dividir e expressar a sua criatividade em um ambiente seguro e estruturado. Nesse sentido, o jogo requer que crianças construam sentenças com poucas palavras de uma vez, cooperando entre si para criar a história coletiva do pintor chamado Victor. Para jogar, são utilizados 15 dados, papel, lápis e borracha, além, claro, de muita criatividade.
 
As inscrições serão realizadas individualmente até o dia 11 de outubro, somente para crianças de 7 a 8 anos, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Estão previstas duas sessões do jogo, às 10h e às 15h, e em cada uma delas serão formados grupos de seis crianças. Cada sessão tem previsão de duração de aproximadamente uma hora.
 
A atividade é gratuita e será realizada na sede provisória do Museu Victor Meirelles, localizada à Rua Rafael Bandeira, nº 41, no Centro.
 
 
Mais informações:
 
Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC
Rua Victor Meirelles, 59 - Centro - Florianópolis - Brasil
 
Fone: 55 (48) 3222-0692
 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Site:  http://museuvictormeirelles.museus.gov.br/
 
Facebook: facebook/museuvictormeirelles

Fonte: Museu Victor Meirelles

A partir do dia 18 outubro estarão abertas as inscrições para o Curso Modular de Gestão Cultural 2017 turmas EAD e presenciais nas cidades de Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).
 
Gestão Cultural
Todos os anos no Brasil são realizados milhares de ações, projetos e programas culturais, organizados e promovidos por artistas, produtores culturais, entidades privadas do terceiro setor, empresas privadas, orgãos públicos e diversos outros organismos e instituições.
Mesmo considerando as atividades artisticas e culturais organizadas e promovidas de forma amadora e sem uma motivação financeira prioritária, a produção cultural no Brasil gera empregos e responde por uma fatia do PIB superior a 5% do PIB nacional, valor este superior ao PIB alcançado por muitos outros setores e segmentos da economia, como a industria automobilistica, a industria naval, o setor de elétricos e eletrônicos, a industria moveleira entre muitos outros.
Analisando a geração de empregos, enquanto o agronegócio gera no Brasil aproximadamente 3,5 milhões de emprego, só o artesanato, apenas um dos segmentos da produção cultural no Brasil, é responsável por empregar aproximadamente 10 milhões de pessoas, sendo que a grande maioria destes infelizmente ainda atuam de maneira informal, ou seja, sem ainda não possuem uma carteira de trabalho assinada, mas mesmo assim movimentam a mantem a economia e suas respectivas regiões.
Ainda falando dos números da economia, outro exemplo, a industria da pesca em todo território nacional gera para o Brasil em termos de riqueza algo em torno de 8,5 bilhões de reais por ano, enquanto o carnaval, só na cidade do Rio de Janeiro, gera um volume de riqueza pouco superior a isso.
Alías, o carnaval carioca gera de riquezas para o Estado do Rio de Janeiro um volume um pouco menor do que a Petrobras considerando a produção desta estatal em todas as suas bacias e plataforma no Estado, sendo que o volume de investimentos necessários para uma plataforma produzir é quase que 50 vezes o volume necessário de recursos e investimentos necessários para a realização do Carnaval.
Veja que aqui estou comparando apenas o volume de riquezas produzidas pela Petrobras com o Carnaval na cidade do Rio de Janeiro. Se formos considerar a geração de riquezas do carnaval em todo teritório nacional e o impacto causado na economia pelas outras festas e manifestações culturais como os festejos de São João no nordeste, as festas do boi no amazonas, os carnavais da Bahia, Pernambuco, São Paulo, entre outros, certamente chegaremos a um número de geração de empregos e de riquezas muito maior.
Industria Criativa ou Economia Criativa
Hoje no mundo, a chamada industria criativa, no qual a produção cultural é o grande alicerce e carro-chefe, é o terceiro maior PIB do planeta, perdendo apenas para a industria do petróleo e o setor armamentista rm termos de geração de riquezas.
A Europa no auge de sua crise nesta última década, adotou como forma de estimulo e de retomada de sua economia, o apoio e o incentivo direto a industria do audiovisual  (ao Cinema) através do investimento de milhões de euros injetados na economia através de editais. Os resultados e o retorno verificado foram tres vezes maiores do que o esperado.
E falando do audiovisual, nos Estados Unidos, um dos maiores do planeta, 8% de toda a riqueza produzida por lá tem sua origem na produção cultural, sendo a música e o cinema os maiores responsáveis por estes impressionantes números.
Aliás, 8% do PIB americano é algo em torno de 1,6 trilhões de dólares,  volume de riquezas este maior do que toda riqueza produzida por 17 países latino-americanos somados, praticamente toda a América Latina excluindo-se apenas Brasil, México e Argentina.
Não é só emprego e renda
Mas a produção cultural no Brasil não traz vantagens e benefícios somente sob o ponto de vista econômico. Temos de considerar que o desenvolvimento da produção cultural gera inúmeras outras vantagens e ganhos sociais que não podem ser mensurados e avaliados sob as mesmas condições dos frios números da economia.
O desenvolvimento cultural por exemplo, também fortalece as ações de educação e a formação de nosso povo. Auxilia e estímula o turismo consolidando a identidade cultural e agregando valor a imagem do país e do povo. Estimula o pertencimento fortalecendo os laços sociais e combatendo problemas de ordem social. Gera o empoderamento estimulando a valorização e auto-estima de grupos e pessoas. Estimula a criatividade contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento do chamado capital intelectual e capital humano. Colabora com a melhoria da qualidade de vida através das ações de entretenimento e lazer. Auxilia em questões de saúde e saneamento básico com o desenvolvimento de ações educativas e culturais. E aqui poderia apresentar dezenas e dezenas de outras vantagens e benefícios da produção cultural no Brasil.
Quixote Art & Eventos
Por tudo isso e buscando auxiliar no aprimoramento e na melhoria das condições para aqueles que atuam no desenvolvimento de projetos e ações culturais, a Quixote Art & Eventos mais do que uma empresa privada é uma rede colaborativa que atua na organização de redes coperativadas e no desenvolvimento de cursos e ações de formação e capacitação de produtores e gestores culturais, além de oferecer serviços de consultoria.
 
Acesse o site e obtenha mais informações e os links abaixo:

 

Fonte: Quixote Art & Eventos