FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Lançado na noite desta quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o livro Vinte Anos ACACSC - Memória Peregrina reúne 37 relatos, escritos por 30 caminhantes, sobre experiências e vivências na preparação para o tradicional caminho de Santiago de Compostela.

A obra, que faz parte das comemorações das duas décadas de atividades da Associação Catarinense dos Amigos de Santiago de Compostela, contou com a coordenação de Ana Lúcia Coutinho, presidente da Fundação Catarinense de Cultura.

Atualmente, a ACACSC conta com 330 membros, na sua maioria residentes em Santa Catarina, que trocam experiências sobre o percurso.

Caminho de Santiago de Compostela

O caminho de Santiago de Compostela tem como objetivo a visita ao túmulo de Santiago Maior, que marca o fim da peregrinação, cujos percursos, os chamados Caminhos de Santiago ou Via Láctea, se estendem por toda a Europa Ocidental ao longo de milhares de quilômetros.

Os caminhos mais famosos partem da França, Espanha e de Portugal. O mais tradicional, que sai da França, tem mais de 800 quilômetros e pode ser percorrido em 30 dias. Desde 1985, Santiago de Compostela tem o seu centro histórico (cidade velha) incluído na lista de patrimônio mundial da Unesco.

Com informações da Agência Alesc