Os museus administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) também estão na programação oficial da 17ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Com o tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, a Semana propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Confira a programação dos espaços administrados pela FCC:

Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC):

15/05/2019 a 17/05/2019 - 19h às 22h
2ª TRANSFORMA – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina
Primeiro festival de cinema do estado que pauta questões referentes a sexualidade e gênero no cinema.
Local: Cinema do CIC
Mais informações: http://www.cultura.sc.gov.br/noticias/1416-noticias-cinema-cic/21748-cinema-do-cic-recebe-programacao-do-2-transforma-festival-de-cinema-da-diversidade-de-sc

18/05/2019: shows do Floripa Jazz Festival

GLIP (Grupo Livre de Percussão) - Florianópolis/SC
Valor: gratuito
Sobre: Formado por André FM, Diogo Costa, Osvaldo Pomar e Marcio Bicaco, o grupo explora o gênero instrumental percussivo. A experiência dos participantes traz à tona um universo rítmico, timbrístico, melódico e performático favorecido pela percussão, interpretando obras de caráter erudito, folclórico e étnico em formações de quartetos, trios, duos e solos.  No repertório há improvisações com diferentes formações e instrumentos, interpretações de peças de diferentes autores como Ney Rosauro, Astor Piazzolla, Hermeto Pascoal, Stefano Ottomano, Steve Reich, Bill Molenhof, Austin Wrinkle, Chico Santana, entre outros. O grupo interpreta também peças de músicos e compositores catarinenses, ou que já residiram no Estado, como as de Rodrigo Paiva, Iê Dos Santos e Luiz Sampaio, além de peças autorais. Esse espetáculo conta com a participação de alunos da oficina da Escola Osvaldo Galupo.

Dudu Lima Trio - Belo Horizonte/MG
Valor: gratuito
Sobre: Um dos maiores grupos brasileiros de música instrumental de todos os tempos, liderado pelo virtuose instrumentista e compositor mineiro Dudu Lima (contrabaixos, arranjos e direção musical), ao lado de Ricardo Itaborahy (piano, teclados e vocaise Leandro Scio (bateria percussão), leva o “Som de Minas” a todo o Brasil e ao mundo. Reverenciados por nomes como Erasmo Carlos, Milton Nascimento João Bosco e Stanley Jordan, o grupo de música instrumental é um dos mais respeitados do gênero no país. Com dezoito anos de carreira,  o trio encanta por onde passa com sua sonoridade inovadora, que passa por composições autorais a releituras de arranjos jazzísticos e de clássicos da música brasileira.

19/05/2019 - 20h
Encerramento do Floripa Jazz Festival - Com Los Desterros
Valor: gratuito
Sobre: O grupo Los Desterros nasceu com o desejo de pesquisar e se aventurar pela música latina. Com uma formação inusitada, o conjunto promete tocar e encantar em um baile tropical, alegre e dançante com muita cumbia amazônica (la chicha), cumbias colombianas e peruanas, guitarradas paraenses, e clássicos da lambada baiana, além de outras surpresas. Tudo isso misturando o som das guitarras e o contrabaixo com uma percussão cuidadosamente montada junto dos tambores africanos. A atual formação reúne experientes músicos, também integrantes de outros projetos, que mergulharam na pesquisa e experimentação com os variados ritmos.

Museu de Arte de Santa Catarina (MASC):

14 a 19/05/2019 - 10h às 21h: Exposições Coleção Masc 70 Anos, Rodrigo de Haro - 80 Anos, Provence no Inverno e Frequentar os Incorporais: entre o movimento e o silêncio
Mais informações: http://www.cultura.sc.gov.br/noticias/1418-noticias-masc/21596-masc-reabre-ao-publico-com-quatro-novas-exposicoes

16/05/2019 - 19h: Encontros no MASC - Ylmar Corrêa Neto e Rubens Oestroem
Mais informações: http://www.cultura.sc.gov.br/noticias/1418-noticias-masc/21769-masc-promove-encontro-entre-curador-ylmar-correa-neto-e-artista-rubens-oestroem

18/05/2019 - das 15h às 17h: Oficina de Pintura para Famílias: Diálogos com a exposição Coleção Masc 70 Anos
Mais informações: http://www.cultura.sc.gov.br/noticias/1418-noticias-masc/21775-masc-promove-oficina-de-pintura-para-familias-no-dia-internacional-dos-museus

Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC):

14 a 19/05/2019 - 10h às 18h (segunda a sexta) / 10h às 16h (sábado e domingo)
Exposição Devoção e Fé: Senhor Jesus dos Passos, dos artistas Osmarina e Paulo Villalva. Em peças de cerâmica, representam a Procissão Senhor Jesus dos Passos, registrada como Patrimônio Cultural do Brasil.
Mais informações: http://www.cultura.sc.gov.br/noticias/1421-noticias-museu-historico-de-sc/21654-mhsc-recebe-a-exposicao-devocao-e-fe-senhor-jesus-dos-passos

14 a 19/05/2019 - 10h às 18h (segunda a sexta) / 10h às 16h (sábado e domingo)
Exposição permanente do Museu, exemplar da arquitetura eclética do final do sec. XIX, o Palácio conta com acervo de móveis, objetos e pinturas murais de quando era sede do governo de Santa Catarina e residência dos governadores.

Casa de Campo do Governador Hercílio Luz:

15 a 19/05/2019 - 13h às 18h (quarta a sexta-feira) / 10h às 17h (sábado e domingo)
Exposição Tropeiros e alemães desbravando Rancho Queimado - exposição de utensílios dos tropeiros e alemães desenvolvida com as crianças da escola de Taquaras.

Museu Nacional do Mar - Embarcações Brasileiras:

17/05/2019 - 14h: Palestra Pescadores, ribeirinhos, indígenas e suas crendices: superstição em rios, lagos e mares brasileiros
Palestrante: Jonatas Rubens Tavares
Com esquetes teatrais da atriz Rosane Bonaparte
Sobre: A ideia da palestra é trabalhar a superstição dos pescadores, ribeirinhos e indígenas no universo das águas brasileiras: elementos que dão sorte e azar na pesca e na navegação, seres lendários das águas, rios e lagos encantados, monstros marinhos indígenas etc. Aproveitando a temática da semana de museus, iremos refletir, também, sobre o futuro das tradições.