O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe de 15 a 18 de maio a 2ª edição da Transforma - Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina. O evento é voltado para o cinema LGBTI+ e para filmes que discutam temas relacionados à diversidade sexual e de gênero. As portas do Cinema serão abertas 20 minutos antes de cada sessão. Lembramos que o acesso é limitado à capacidade do espaço (137 lugares).

A 2ª Transfoma teve mais de 120 curtas-metragens inscritos para a Mostra Competitiva, distribuídos entre ficções, documentários e experimentais, de diferentes partes do país. A curadoria do Festival selecionou 29 trabalhos para compor as três mostras de caráter competitivo que compõem o Festival neste ano: Mostra Competitiva, Mostra 44 e Mostra Queerança - Corpos Dissidentes na Infância.

Além da exibição dos filmes, a programação do Festival conta, ainda, com exibição de longas-metragens, rodas de conversa, shows, intervenção urbana, happy hours, festa de encerramento e premiação. O objetivo é difundir e potencializar a discussão de temas relativos à comunidade LGBTI+, perpassando as discussões de gênero e sexualidade, e também do cinema LGBTI+. O Transforma se projeta como uma janela de exibição plural e representativa, abarcando as mais recentes produções cinematográficas de todo o território nacional sobre essas temáticas.

O Festival é realizado e produzido pela BAPHO Cultural e pela Adehonline - Associação de Direitos Humanos com Enfoque em Sexualidade, e conta com o apoio do Cineclube Cinema Unisul, o curso de Cinema Unisul, a Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina, a Vitrine Filmes, o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Cultura e o Governo do Estado de Santa Catarina.

Programação no Cinema do CIC:

Quarta-feira - 15 de maio:

16h - Café da ADEH - Hall do Cinema do Centro Integrado de Cultura
18h - Abertura Oficial da 2ª Transforma, com pocket show de Renata Moraes
19h - MOSTRA COMPETITIVA (Sessão 1)
▪SELMA DEPOIS DA CHUVA. Dir: Loli Menezes. Ficção, 12 min. Santa Catarina, 2019.
▪A SOMBRA INTERIOR. Dir. Diego Tafarel. Ficção, 16 min. Rio Grande do Sul.
▪CAMPO MINADO. Dir. Jessica Teleze. Ficção, 15 min. São Paulo.
▪LONGE. Dir. Mariana Stolze. Ficção, 7 min. São Paulo.
▪AQUELES DOIS. Dir. Emerson Maranhão. Documentário, 15 min. Ceará.
▪LUZ DA NOITE. Dir. Jal Viera e Manu Zilveti. Documentário, 4 min. São Paulo.
▪MEGG - A MARGEM QUE MIGRA PRO CENTRO. Dir. Larissa Nepomuceno Moreira e Eduardo Sanches. Documentário, 15 min. Paraná.
21h - MOSTRA DE LONGAS
▪BIXA TRAVESTY. De Claudia Priscilla e Kiko Goifman. Documentário, 75 min. Brasil, 2018.
Classificação Indicativa: 14 anos.

Quinta-Feira - 16 de maio:

15h - Roda de conversa: Panorama da Produção Cinematográfica Brasileira Contemporânea e a Situação da ANCINE
▪Debatedora convidada: Cíntia Domit Bittar
17h - MOSTRA PARALELA - MOSTRA QUEERANÇA: CORPOS DISSIDENTES NA INFÂNCIA
▪CRAVO, LÍRIO E ROSA. Dir. Maju de Paiva. Ficção, 20 min. Rio de Janeiro.
▪BICHA-BOMBA. Dir. Renan de Cillo. Documentário, 7 min. Paraná.
▪ENTRE OS OMBROS. Dir. Carolina Castilho. Ficção, 19 min. São Paulo.
▪A BICICLETA. Dir. Milena Ribeiro. Ficção, 12 min. Goiás.
▪FÁBRICA DE RANCORES (OS VERSÍCULOS DO ÓDIO). Dir. Le Gozze Batista Terreiro. Ficção, 6 min. Distrito Federal.
▪Debatedor convidado: Nando Nascimento
▪Mediação: Arthur Gomes
19h - MOSTRA COMPETITIVA (Sessão 2)
▪DIAMANTE, O BAILARINA. Dir. Pedro Jorge. Ficção, 22 min. São Paulo.
▪CUSCUZ PEITINHO. Dir. Rodrigo Sena e Julio Castro. Ficção, 20 min. Rio Grande do Norte.
▪O SORRISO DE FELÍCIA. Dir. Klaus Hastenreiter. Ficção, 17 min. Bahia.
▪PEIXE. Dir. Yasmin Guimarães. Ficção, 17 min. Minas Gerais.
▪A CIDADE DAS MENINAS. Dir. Paola Favaro. Documentário, 20 min. São Paulo.
▪SOL. Dir. Higor Mourão. Documentário, 10 min. São Paulo.
▪HÉTERO. Dir. Adriano Gomes. Ficção, 2 min.
21h - MOSTRA DE LONGAS
▪TINTA BRUTA. De Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. Ficção, 113 min. Brasil, 2018.
Classificação indicativa: 18 anos

Sexta-Feira, 17 de maio:

15h - Roda de conversa: Cinema LGBTI+ e Cinema Queer
▪Debatedorxs convidadxs: Fernanda Schneider, Lourdes Martínez, Marcio Markendorf, Ramayana Lira.
17h - MOSTRA PARALELA - MOSTRA 44  (Curadoria de Leticia Marques)
▪TAMAGOTCHI. Dir. Fernanda Reis. Ficção, 20 min. Rio Grande do Sul.
▪FRAGMENTOS. Dir. Karen Antunes, Nyandra Fernandes e Viviane Laprovita. Ficção, 6 min. Rio de Janeiro.
▪ABRAÇOS, ALINE. Dir. Manu Zilveti. Ficção, 5 min. Rio Grande do Sul.
▪ENCONTRE-ME LÁ. Dir. Caio Alvarenga, Ricardo Estevam e Catarina Almeida. Ficção, 12 min. Rio de Janeiro.
▪O QUE CONTAM AS COMPOSITORAS. Dir. Alexandra Martins Costa. Documentário, 10 min. Bahia.
▪Debatedora convidada: Guilhermina Cunha
▪Mediação: Arthur Gomes
19h - MOSTRA COMPETITIVA (Sessão 3)
▪CASULO. Dir. Rafael Aguiar. Ficção, 15 min. Minas Gerais.
▪OMMY BRILHO. Dir. Sávio Fernandes. Ficção, 18 min. Ceará.
▪OS HERDEIROS. Dir. Adriel Nizer Silva. Ficção, 19 min. Paraná.
▪KING ON, BRASIL! Dir. Luiza Folegatti. Documentário, 15 min.
▪DRAGNOSTRA. Dir. P. V. Vidotti. Ficção, 13 min. Mato Grosso.
▪DE VEZ EM QUANDO, QUANDO EU MORRO, EU CHORO. Dir. R.B. Lima. Ficção, 17 min. Paraíba.
21h - MOSTRA DE LONGAS
▪DIVINAS DIVAS. De Leandra Leal. Documentário, 110 min. Rio de Janeiro, 2016.
Classificação Indicativa: 14 anos.