A tradicional festa de Natal para pacientes e familiares do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), que será realizada nesta quinta-feira (13), às 14h, contará este ano com uma apresentação da Camerata Florianópolis. “É uma festa que realizamos todos os anos para reafirmar os laços com a família, que é uma das portas de saída de nossos pacientes. É muito importante mantermos essa aproximação para a reinserção social do paciente”, explica o diretor do HCTP, Márcio Goulart.

O Hospital de Custódia, que está instalado dentro do Complexo Penitenciário da Agronômica, em Florianópolis, atende hoje 79 pacientes para tratamento de transtornos mentais, mas apenas 50 estão em plenas condições de participar da festa que acontece no pátio externo do hospital. Além da apresentação da Camerata, que terá em torno de 40 minutos, haverá também uma apresentação da professora de yoga que dá aulas para os pacientes da instituição.

O diretor do Hospital lembra que a apresentação da Camerata só se tornou possível após a realização de uma parceria com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), onde o HCTP irá desenvolver em 2019 oficinas de artes destinadas aos pacientes que participam do programa Alta Progressiva, uma ação de desinternação gradual. “No dia 6 de dezembro participamos de uma exposição de tear e cerâmica confeccionados ao vivo pelos pacientes, inclusive um deles se apresentou tocando piano com músicas clássicas”, destaca Márcio Goulart.

“Uma festa de Natal com a presença das famílias, que será o maior apoio do paciente quando ele deixar o hospital, e de uma grande orquestra do porte da Camerata, é uma forma de aproximarmos o Hospital de Custódia do nosso projeto de humanização e de ressocialização”, enfatiza o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Lima.

TRANSFORMAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE

A parceria entre o Hospital de Custódia e a Fundação Catarinense de Cultura começou a partir de um projeto de ressocialização dos pacientes. Previsto para ocorrer em 2019, o projeto terá como objetivo ser uma estratégia terapêutica de apoio ao processo de reabilitação psicossocial. "Queremos olhar para a possibilidade real de transformação através da arte", explica a diretora de Difusão Artística da FCC Mary Garcia, responsável pela iniciativa.

"Em uma de nossas reuniões sobre o projeto, tivemos a ideia de trazer a Camerata Florianópolis para esta apresentação dentro do Hospital", conta Mary, responsável pelo contato inicial com a orquestra.

Além da apresentação, a parceria entre as duas instituições rendeu, ainda, a realização da feira Tecer Argilas, ocorrida na semana passada, no Centro Integrado de Cultura (CIC), espaço administrado pela FCC em Florianópolis. A renda foi revertida para a própria instituição. "O retorno desta feira foi extremamente positivo, principalmente porque trouxe a sensação da valorização do trabalho destes pacientes", pontua Mary.

SEM CACHÊ

A Camerata Florianópolis vai executar canções natalinas e o show Tributo à MPB, que já fazem parte de seu repertório, na apresentação de quinta-feira. Nenhum dos músicos cobrará cachê para tocar no espetáculo. De acordo com o maestro Jeferson Della Rocca, esta é uma oportunidade de a Camerata contribuir para a reinserção dos detentos na sociedade. A maioria dos presos cometeu crimes em surtos psicóticos, e a arte é uma ferramenta que pode ajudar na sua recuperação. “Queremos abrir o coração para ajudar o outro a se reerguer”, afirmou o maestro. “Se não podemos reconstruir o passado, devemos ajudar a criar um novo futuro para eles. Em vez de julgar, temos que dar a mão para ajudar essas pessoas a se reerguerem”.

O quê: Festa de Natal no HCTP com apresentação da Camerata Florianópolis
Quando: 13/12/2018, às 14h
Onde: Complexo Penitenciário da Agronômica, em Florianópolis/SC
Informações: Denise Lacerda – Secretaria da Justiça e Cidadania (99152-6934), Raquel Santi – Fundação Catarinense de Cultura (99153-6165) e Paulo Scarduelli – Camerata Florianópolis (99112-7757)