Entre os dias 07 e 11 de maio o campus da UFSC em Florianópolis recebe diferentes propostas artísticas quese apresentam em forma de dança. Com programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade, a IV Semana da Dança contempla a multiplicidade de conhecimentos produzidos na área da dança. A iniciativa foi contemplada no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

Durante cinco dias, dezoito atrações mobilizam artistas e comunidade em torno da dança, espetáculos nacionais, exposições de processo criativo, performances, ensaios, palestras, oficinas e debatesabordam os mais variados aspectos da dança.

Nesta quarta edição da Semana da Dança, destaca-se a apresentação da aula-espetáculo “Com Passo Sincopado - Em busca de uma linguagem brasileira de dança” do pesquisador, criador e dançarino pernambucano Antonio Nóbrega. Com performances, vídeos e falas o artista apresenta o seu pensamento sobre uma dança brasileira contemporânea sistematizada a partir do encontro de matrizes corporais populares – passos, giros, meneios, molejos, gingados, etc.

Outro destaque é a performance “Espetáculo” do coreógrafo mineiro Luiz de Abreu. Considerado um dos maiores bailarinos e performers do país, mestre em Artes Cênicas, com foco em dança, na Universidade Federal de Uberlândia (MG), o artista já se apresentou em países como França, Alemanha, Portugal, Croácia, Cuba, Espanha, Inglaterra, Mali, além de todos os festivais de dança contemporânea do Brasil. Na apresentação de “Espetáculo” é colocado em cena elementos simbólicos como a cana de açúcar, a cachaça, livros, tênis Nike e bananas, promovendo um diálogo entre passado e presente do negro brasileiro. Estes elementos atuam como cenário e ornamento, ao serem colocados em oposição, são também o suporte para que o texto corporal e a dramaturgia do “Espetáculo” sejam construídos.

Além das apresentações de artistas e bailarinos renomados, a Semana da Dança, recebe diversas atrações locais. Karina Collaço e Daniela Alves, artistas independentes de Florianópolis, premiadas em 2017 com o prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, apresentam o espetáculo “Ensaio para algo que não sabemos”. O Grupo Arrasta Ilha que atua desde de 2002 em Florianópolis difundindo a cultura do Maracatu de Baque Virado, o Coletivo Abayomi, que desde 2009 traz o espetáculo “Ainikè”,com movimentos e ritmos tradicionais de matrizes africanas.

Também de Florianópolis a Dois Pontos Cia de Dança-Teatro, apresenta o“ensaio aberto de Insânia Loquaz”um espetáculo de dança de salão que tem como tema a loucura.
A IV Semana de Dança UFSC também oferece oficinas, workshops e debatesque criam a oportunidade do contato direto com diversas modalidades da dança, aproximando o público do processo criativo a artístico cultural, intensificando a admiração e o interesse comum pela dança.

A programação completa e mais informações sobre o evento esta disponível clicando aqui.

Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na primeira semana de maio na secretaria do Departamento de Cultura e Eventos (piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC). No dia dos espetáculos, a distribuição de ingressos será realizada uma hora antes das apresentações.

As atividadesacontecem nosespaços da UFSC: campus Trindade Florianópolis, auditório Garapuvu, salas multifuncionais do Centro de Cultura e Eventos, salas multiuso ena Caixa Preta do curso de Artes Cênicas.

A IV Semana da Dança é um evento realizado pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), Departamento de Cultura e Eventos (DCEven), Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (DEF/CDS) e do Departamento de Artes do Centro de Comunicação e Expressão (ART/CCE) com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2017.