De 21 a 25 de setembro, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em Florianópolis, oferecerá visitas mediadas exclusivas para o público com deficiência na exposição Gaudí: Barcelona 1900. As sessões serão realizadas sempre às 16h, com entrada gratuita. Os interessados devem fazer a inscrição por meio link - http://goo.gl/28ReSf . A ação faz parte da Semana Inclusiva Grande Florianópolis e conta com apoio da Secretaria de Estado, Cultura e Esporte (SOL) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

De acordo com o administrador do museu, Isac Nascimento, os mediadores que atenderão o público com deficiência participaram de uma oficina de sensibilização e capacitação. Além disso, as visitas terão tradução em Libras e para as pessoas com deficiência visual será permitido tocar em algumas obras.

O administrador do MASC acrescenta ainda que a exposição conta com o serviço de TagPoint, um aplicativo que tem recurso de acessibilidade e funciona como um guia em áudio para cegos. O dispositivo digital funciona em smartphones e tablets, via sinal de Bluetooth, fornecendo informações sobre as obras e os artistas.

Semana Inclusiva

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis, que será realizada de 19 a 25 de setembro, é resultado de uma articulação do Ministério Público do Trabalho, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de diversas entidades, órgãos públicos e iniciativa privada.

Além de ações e atividades educativas, esportivas e culturais inclusivas, no dia 24 de setembro será promovido o Dia D Grande Florianópolis, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis, ação focada na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Mais informações sobre o evento no Facebook @semanainclusivaflorianopolis ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

Fonte: Assessoria de Comunicação SOL