Florianópolis sedia até esta sexta-feira (4) a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura 2016. O encontro está sendo realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), reunindo representantes de 17 estados. A abertura da reunião ocorreu nesta quinta-feira (3), no Cinema do CIC.

A mesa da solenidade de abertura contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello; da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin; do diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Gustavo Pacheco, representando o ministro Juca Ferreira; e do secretário de Cultura do Distrito Federal, Luiz Guilherme Almeida Reis. Coube à presidente da FCC desejar as boas vindas aos dirigentes de cultura presentes.

O secretário Filipe Mello lembrou que 2015 foi um ano difícil com orçamento reduzido por conta da realidade econômica do país. Ainda assim, destacou que os investimentos em cultura em Santa Catarina durante o ano de 2015 superaram os de turismo e esporte. "2016 também exigirá muita criatividade dos dirigentes de cultura. Teremos que fazer mais com menos", enfatizou.

Para dar início ao evento, a Academia Brasileira de Contadores de Histórias apresentou alguns "causos" peculiares de Florianópolis, baseados em lendas de bruxas e magias presentes na crença popular dos habitantes da capital catarinense.

O evento continua durante a tarde desta quinta-feira, na sala do Conselho Estadual de Cultura, também no CIC, com o relato do secretário Luiz Guilherme Almeida Reis sobre a gestão 2015/2016; e as palestras do Diretor do Sistema Nacional de Cultura e Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional do Minc, Eduardo Mattedi, sobre participação social e agenda do Sistema Nacional de Cultura para 2016; e do diretor do MinC, Gustavo Pacheco, com o tema "Diálogos na Fronteira".

Nesta sexta-feira, a programação do evento terá, ainda, a proposição do novo presidente do Fórum e o encaminhamento para eleição de presidente e vices regionais; além da votação para novo vice-presidente da Região Nordeste e Suplente da CNIC (Comissão Nacional de Incentivo à Cultura).

O Fórum é um espaço de debate acerca das políticas culturais no Brasil, suas oportunidades e desafios. Esta é a primeira reunião de 2016 e conta com a participação de representantes dos estados do Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Roraima e Tocantins.

Fonte: Assessorias de Comunicação SOL e FCC