A primeira edição do ano do projeto Gerações Masc - Museu em Movimento, promovido pelo Núcleo de Ação Educativa do Museu de Arte de Santa Catarina, irá abordar a arte catarinense dos anos 2000. Nesta edição, Fernando Boppré e Alberto Andrade convidam para a conversa Aline Dias (artista e doutora em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra); Bianca Tomaselli (artista e professora do Departamento de Artes Visuais do CEART-UDESC); e Franzoi (artista, curador e ex-diretor do Museu de Arte de Joinville). O encontro ocorrerá no dia 9 de março, às 16h30min, no Museu que está localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e é administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Artistas que surgiram e/ou tiveram atuação relevante no circuito das artes visuais a partir da década de 2000 serão lembrados nesta edição do Gerações Masc. Em Santa Catarina, dois epicentros desses circuitos foram Florianópolis e Joinville. Ambas as cidades possuíam academias de arte, instituições museológicas, fundações culturais e de arte, galerias de arte, críticos e curadores atuantes, formando assim uma cena ativa de produção, circulação e reflexão da arte contemporânea.

O Gerações Masc surgiu em 2015 com o objetivo de difundir a história institucional do Museu ao convidar um(a) artista, crítico(a) de arte ou professor(a) para falar sobre uma década específica de atuação do Museu e seus desdobramentos no campo das Artes Visuais. Em 2016, a instituição completará 67 anos de atividades.

Mais sobre os participantes:

Fernando Boppré - Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Mestrado no Programa de Pós-Graduação em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Foi Chefe de Serviço do Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC, diretor do Museu Hassis, presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis e professor do curso de Museologia do Centro Universitário Barriga Verde. é diretor do filme "Pequenos Desencontros" (2011). Tem experiência na área de História, com ênfase em história cultural, museus, artes visuais e audiovisual. Crítico e curador independente. Colaborador do jornal Diário Catarinense onde redige a coluna "Penso".

Alberto Andrade - Atualmente é mestrando em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Graduado em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio curricular obrigatório no Museu do Homem do Sambaqui Padre João Alfredo Rohr, em 2015. Foi integrante do Laboratório de Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE-UFSC) no ano de 2014 e participou do Laboratório de Acervos, Memória e Patrimônio (LaMAP/UFSC) entre os anos de 2012 e 2013.

Aline Dias - é artista e pesquisadora. Desenvolve trabalhos com instalações, fotografias, intervenções em espaços expositivos e publicações de artistas, além de projetos que interseccionam a produção textual, editorial e curatorial. Concluiu recentemente pesquisa de Doutorado em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, Portugal, com Bolsa Capes de Doutorado Pleno no Exterior, 2012-2015. é Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003).

Bianca Tomaselli - Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve pesquisa sobre o amor e o desenho de uma biopolítica positiva nas obras de Tunga, Val del Omar e Pasolini. Mestre em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado do Departamento de Artes Visuais da Udesc, pesquisadora na área de artes visuais, cinema e literatura, artista visual, atualmente trabalha, em parceria com o artista visual e cineasta estadunidense Gregory Sheppard, numa série de conferências chamadas "conversas íntimabertas". Entre 2008 e 2010 fez parte do corpo editorial e da comissão de tradução da Revista Artes e Ensaios do Programa de Pós Graduação de Artes Visuais da UFRJ. Participa de exposições coletivas e individuais de arte contemporânea desde 2004.

Franzoi - Arte-educador, artista visual, ator, curador, diretor teatral e performer. Graduado Educação Artística pela Univille. Pós-Graduado A Prática Social da Arte USP/Univille. Curador do Mapeamento Rumos Artes Visuais Itaú Cultural 2011-2013 e mais 50 curadorias Individuais/coletivas 2006-2015. Realizou 18 exposições individuais, 99 coletivas e 38 performances individuais 1989-2015. Fundou e integrou Grupo Performance Papirus com 54 performances (1988-2005). Membro desde 1992, Vice-Presidente 1993, Presidente 1994 e Conselho Consultivo da AAPLAJ. Foi Diretor Cultural (2004-2009) e Membro Conselho Consultivo (2009-2013) do Instituto Schwanke. Membro do Conselho Consultivo MAJ (2000-2001). Coordenou a Casa da Cultura Joinville (1997-2000) e o Museu de Arte Joinville (2009-2012). Presidente do Conselho Consultivo MAJ (2009-2012). Membro do Conselho Consultivo Galeria Municipal Artes Victor Kursancew (2010-2014). Membro do Conselho Consultivo FAAPSC desde 2011. Membro ACLA e Conselho Estadual de Cultura desde 2013.

Serviço:

O quê: Os Dois Mil e Tantos - Gerações Masc - Museu em Movimento

Quando: 09/03/2016, às 16h30min.

Onde: Museu de Arte de Santa Catarina (Masc)

Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)

Avenida Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica - Florianópolis (SC)

Informações: (48) 3664-2630 / 3664-2633.

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/589552717876493/

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC