Em outubro, o projeto CIC 8:30 - Grandes Encontros, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), terá uma noite especial para a música de Santa Catarina: a gravação do DVD do grupo Expresso Rural com a participação de convidados especiais no palco do Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC). A apresentação será no dia 14, às 20h30.

Um dos ícones da música catarinense dos anos 1980, a banda Expresso Rural nasceu na época do boom dos festivais de música, com o encontro dos músicos Zeca Petry e Daniel Lucena que compartilhavam seus gostos musicais, com a forte influência do rock rural. Em 1982, uniram-se à dupla os músicos Volnei Varaschin e Paulo Back que, juntamente com Marcos Guiorzi, fecham a formação do grupo.

Em 1983 o Expresso Rural gravou seu primeiro disco, denominado "Nas manhãs do Sul do Mundo", mesmo título da música que os consagrou. O álbum foi ansiosamente esperado pelos fãs em todo estado e chegou a ser o mais vendido em Santa Catarina, desbancando o líder de vendas da época, Roberto Carlos. Nove das dez faixas emplacaram os primeiros lugares nas rádios catarinenses e o sucesso foi tanto, que logo o Expresso Rural começou a preparar o seu segundo disco. Com uma mudança na formação, e já com Márcio Correa nos teclados, o grupo passou a se chamar apenas "Expresso" e entrou em estúdio para gravar o disco "Certos Amigos", também título de canção que viria, anos mais tarde, a ser uma das músicas mais tocadas e admiradas da banda.

Em 1986, com mais mudanças na formação, o grupo viajou para Europa onde gravou seu terceiro disco, denominado "Impar". O álbum marcou um hiato de cinco anos em que os músicos saíram em carreiras solo até se reencontrarem em 1991 para a gravação de um disco ao vivo. Em 1993, o grupo se reuniu para gravar o derradeiro trabalho, denominado "Romance em Casablanca", e em seguida se afastou definitivamente dos palcos e da mídia.

Nos anos 2000, com a facilidade da Internet, músicas do passado voltaram à cena e o Expresso passou a ser lembrado constantemente pelos fãs saudosos. Desde 2007, devido ao forte apelo do público, o grupo vem se reunindo para shows que lotam os teatros por onde passa. A última grande apresentação ocorreu em setembro de 2015, quando a banda dividiu o palco do Teatro Ademir Rosa com o Dazaranha em duas noites de ingressos esgotados e muita emoção.

O quê: Expresso Rural - Gravação DVD 35 anos de Rock Rural - CIC 8:30

Quando: 14/10/2015, às 20h30min

Onde: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica: Florianópolis (SC)

Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia-entrada.

Além da bilheteria do Teatro Ademir Rosa, os ingressos podem ser comprados on-line no site Blueticket

Informações: (48) 3664-2628 (bilheteria) / www.fcc.sc.gov.br/cic830

Fonte: Assessoria de Comunicação FCC