FCC FacebookTwitterYoutube

A edição de outubro da Sessão Cinemática terá bate-papo e exibição do filme Dor & Glória, do espanhol Pedro Almodóvar. O evento ocorre no dia 2 de outubro, com conversa aberta a partir das 19h30 e projeção do longa, às 20h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita e a realização tem o apoio da Cinemateca Catarinense e parceria com o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Homenageado com o Leão de Ouro pelos seus 45 anos de carreira no Festival de Veneza, com emocionado discurso da presidente do júri Lucrecia Martel, Pedro Almodóvar traz em Dor & Glória uma busca por reconciliar suas memórias com o amor ao cinema. Aos 69 anos e com seu vigésimo filme coberto de elogios, o diretor mistura ficção com autobiografia. Aborda o amor, a dor e a reconciliação a partir da história centrada em um diretor melancólico interpretado por Antonio Banderas.

E para conversar sobre o filme, estará presente o crítico de arte, professor, curador e tradutor, Allende Renck.  Ele é mestre em Poesia e Aisthesis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduado em Letras pela mesma universidade. No momento trabalha na tradução da obra “Bad New Days: Art, Criticism, Emergency” do crítico de arte estadunidense Hal Foster e na montagem da exposição “Abysmos Gritantes”.  

Dor & Glória
(Dolor y Gloria)
Ano: 2019
Duração: 100min
País: Espanha
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos
Direção e Roteiro: Pedro Almodóvar
Sinopse: Salvador Mallo, diretor de cinema em declínio, relembra sua vida e carreira desde sua infância na cidade de Valência, nos anos 60. Salvador tem lembranças vívidas de seus primeiros amores, seu primeiro desejo, sua primeira paixão adulta na Madrid dos anos 80 e seu interesse precoce no cinema.

Serviço:

O quê: Sessão Cinemática - Dor & Glória
Quando: 2 de outubro de 2019, a partir das 19h30
Onde: Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Classificação indicativa: 16 anos.
Entrada gratuita.