FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

As obras de arte do pintor Martinho de Haro que enriquecem o ambiente do Salão Nobre do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) foram cuidadosamente embaladas e protegidas para garantir sua salvaguarda durante o processo de reforma pelo qual o espaço cultural está passando. Técnicos especializados do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) foram os responsáveis pelo minucioso trabalho de retirada e acondicionamento dos quadros, que foram levados para outro espaço do Teatro.

Esta é a maior reforma pela qual o Teatro passa desde a realizada nos anos 1950 no espaço. O Salão Nobre, em especial, passará por pintura e terá proteção especial no piso de machetaria, recentemente restaurado.

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) está passando por uma completa reforma elétrica e de vestimenta cênica, poltronas e pintura do prédio em 2024. O Teatro foi inaugurado em 7 de setembro de 1875 e ficará fechado para espetáculos durante os trabalhos.

Neste ano, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) será ponto de largada e de chegada da 5° Corrida Chão da Cidade. A prova acontecerá no dia 23 de março, em comemoração pelo aniversário de Florianópolis. 

O percurso da prova, que poderá ser de 5 ou 10km, passa pelas ruas centrais da capital. Serão aproximadamente 800 participantes.

No ano passado, a mesma prova foi realizada tendo como ponto de referência o Museu Histórico de Santa Catarina / Palácio Cruz e Sousa.

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), está passando por uma reforma elétrica completa, iniciada no dia 03 de janeiro. 

Entre os diversos serviços que estão sendo feitos para modernizar o sistema e oferecer mais segurança, estão a substituição dos quadros elétricos e a construção de uma subestação externa exclusiva para o TAC.

Neste momento, a empresa vencedora da licitação está trabalhando na troca do cabeamento, das tomadas e dos interruptores. As luminárias estão passando por manutenção e substituição de peças danificadas, respeitando as características originais e respeitando Toda parte de internet e de telefonia será renovada.

O investimento será de quase R$ 1,9 milhão na execução dos trabalhos. O prazo previsto para o seu término é de 180 dias.

O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) passará por uma completa reforma elétrica a partir do início do próximo ano. O espaço encerrou recentemente as atividades de 2023, quando foi palco de 102 apresentações que atraíram um público de 21,4 mil pessoas. 

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rafael Nogueira, lembra que o TAC completa 150 anos em 2025. "Esta obra é mais que merecida para a salvaguarda deste patrimônio tão importante para todos os catarinenses", avalia.

Para a administradora do Teatro, Carla Cristina Zonatto, a reforma é importante para garantir a segurança de colaboradores, artistas e público. "A iniciativa também mostra um olhar diferenciado que o governador Jorginho Mello tem com os bens tombados do Estado", ressalta. 

A Reforma

De acordo com o Memorial Descritivo do Projeto Elétrico do Teatro Álvaro de Carvalho, a reforma das instalações elétricas na edificação se faz necessária pois sua infraestrutura, cabos, quadros e pontos elétricos deverão estar adequados às prescrições previstas nas normas vigentes. Entre as alterações está prevista a instalação de uma nova entrada de energia, com subestação em pedestal de 300KVA para suprimento da nova demanda. Também serão instalados interruptores tipo “DR” (Diferencial Residual) em série com disjuntores termomagnéticos para os circuitos de tomadas de uso geral, a fim de aumentar a proteção das pessoas contra choques elétricos.

Conforme o contrato, haverá o cuidado de se manter luminárias como pendentes e lustres caraterísticos da edificação, sendo necessária apenas a substituição de suas lâmpadas por novas. Em determinados locais, serão instalados novos pontos para melhorar a iluminação, como na área administrativa do Teatro.

Toda a nova infraestrutura foi projetada de modo que haja o mínimo de intervenção na alvenaria, uma vez que o TAC está situado em um prédio que é patrimônio tombado. O Teatro foi inaugurado em 7 de setembro de 1875 e ficará fechado para espetáculos durante a reforma. O investimento será de quase R$ 1,9 milhão na execução dos trabalhos. O prazo previsto para o seu término é de 180 dias.

Vencedor do prêmio FITA e indicado ao Prêmio do Humor idealizado por Fábio Porchat, o espetáculo “O Porteiro – A Comédia”, com o ator Alexandre Lino, faz única apresentação no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) no dia 11 de novembro, com gratuidade exclusiva para os porteiros que comprovarem que são profissionais da área. O show começa às 20h.

A peça tem direção de Paulo Fontenelle, que também assina o texto. A montagem faz uma grande e divertida homenagem a todos os porteiros do Brasil. A comédia já passou por diversos Estados, entre eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão e o Distrito Federal com sessões lotadas e sucesso de crítica. Visto por mais de 100 mil espectadores a peça, só no Rio de Janeiro, já cumpriu 15 temporadas com muitas sessões esgotadas. Baseada em histórias reais, o ator Alexandre Lino, todos os anos volta à cena especialmente para comemorar o dia do Porteiro e dessa vez para comemorar o filme que celebra o sucesso da peça.

O espetáculo tem muito humor nordestino, o texto foi montado a partir de depoimentos coletados em entrevistas a vários porteiros nordestinos que deixaram sua cidade natal em busca da realização de seus sonhos. O espetáculo, por essa razão, gerou uma grande empatia e uma relação de pertencimento do público e dos inúmeros porteiros que assistiram à peça em todo país.

“O Porteiro” não é uma peça comum, é uma experiência interativa em que os espectadores são convidados a participar de um grande e divertido encontro de condôminos. A plateia são os moradores deste edifício. E em todas as apresentações a espontaneidade do público torna cada espetáculo totalmente diferente um do outro e uma grande festa acontece nesta reunião coordenada pelo Porteiro Waldisney.

Personagem “Porteiro” não é novidade para Lino, pois como migrante nordestino considera que esta é uma das possibilidades reais para aqueles que buscam uma chance na “cidade dos sonhos”. Mas se na realidade ele nunca exerceu esse ofício nas artes, está se tornando um especialista. Além da peça O Porteiro, Lino integrou o elenco da série A Cara do pai, da rede Globo, dando vida ao porteiro Gilmar, viveu outros em publicidade e no filme Apaixonados. E agora um filme para chamar de seu com grandes estrelas do humor.

“No meio de nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um grupo formado por pessoas que apesar de conviver conosco, até frequentar nossa casa e fazer parte de seu dia a dia, é como se não estivesse lá. O espetáculo O Porteiro inverte tudo isso, e são eles, os porteiros, os protagonistas. Com sua irreverência e muito humor, deixam a invisibilidade para apresentar a realidade como um grande parque de diversão. Afinal, invisível não são as pessoas, invisíveis são suas histórias” conclui Lino,

Sinopse: Diante do não comparecimento do síndico a uma reunião de condomínio onde Waldisney trabalha, o porteiro assume o controle da situação em que o público são os moradores. 

Ingressos à venda no site Blueticket