FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Oficinas de Naginata e Sumiê

Categoria :
Museu Histórico de SC
Data:
02/03/2024
Local
MHSC - Praça XV de Novembro, 227 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-400

No dia 02 de março, na parte da manhã, o Museu Histórico de Santa Catarina receberá duas oficinas gratuitas relacionadas à mostra Um olhar sobre a Cultura Japonesa. Uma delas é de Naginata e a outra, de Sumiê. 

A Naginata (alabarda) é uma arma de origem medieval japonesa usada por monges guerreiros (Yamabushis), exército e mulheres samurais. A partir do período Edo, as esposas e filhas de Samurais passaram a treiná-la, e hoje é a arte marcial de armas mais praticada pelas mulheres japonesas. Considera-se que a Naginata ficou mais comum entre as mulheres devido ao fato de que a arma passou a ser deixada na casa dos samurais como peça de ornamentos após o seu declínio no uso em batalhas. Desta forma, as mulheres começaram a praticar a naginata em seu tempo livre, a fim de defenderem seus lares quando fosse necessário.

A oficina acontecerá às 10h no jardim do Palácio Cruz e Sousa.

Já o Sumiê é uma arte com forte influência Zen-budista que chegou no Japão oriundo da China no século XIV. Busca expressar a percepção da alma naquele momento, não permite correção ou indecisão e seus traços devem expressar a beleza na imperfeição. Para além da Arte, também é considerado um caminho, uma filosofia e abandona a inteligência intelectual na busca do essencial. Explora os conceitos de wabi, um conceito filosófico e estético de aceitação da pobreza, simplicidade, transitoriedade e imperfeição. A oficina de Sumiê será realizada às 11h na sala do Núcleo de Ação Educativa (NAE).

Informações e inscrições: 48 99608 9500.

 
 

Todas as Datas:

  • 02/03/2024

Fornecido por iCagenda