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Estão abertas as inscrições para o Projeto Terças Italianas, série de encontros na Biblioteca de Arte & Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC), com foco na cultutura do país europeu. A iniciativa é realizada em parceria com o Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

 

Os encontros têm por objetivo:

  • conectar culturas, criando um espaço de leitura aberto à comunidade;
  • ler, comentar e discutir textos e obras relacionados à cultura italiana;
  • contextualizar as leituras e o que há no seu entorno;
  • criar/ampliar o laço sociocultural “entre” universidade e cidade;
  • proporcionar acesso a obras literárias “clássicas” e modernas, de forma aprazível e leve;
  • formar uma comunidade de leitores, fomentando o hábito da leitura;
  • explorar a cultura e a língua italianas por meio da literatura;
  • ampliar o repertório linguístico, literário e cultural italiano. 

As inscrições seguem até 22 de março de 2024. Serão disponibilizadas 20 vagas. Os encontros serão abertos à comunidade e destinam-se a todos os interessados em literatura e em cultura italiana.

As reuniões são quinzenais e iniciam em 26 de março de 2024, às 16h, na Biblioteca de Arte & Cultura.  

 Link para inscrição:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdN_mQHF6I094nTvyS9O5xicm1Lib_-zCwY0lYAzvuuiN4-XA/viewform

 

 

Organização e coordenação:

Dr. Francisco Degani

Doutor em Língua, Literatura e Culturas Italiana pela Universidade de São Paulo, pós-doutorando em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, tradutor do italiano e membro do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Língua e Literatura Italiana.

A Camerata Florianópolis, com a regência do maestro Jeferson Della Rocca e solos dos cantores Carla Domingues, Débora Almeida, Guilherme Albanaes, Fernando De Carli e grande Coro Lírico, preparado por Albanaes, realizará nos dias 7  e 8 de março, às 20h30, no Teatro Ademir Rosa (CIC), o concerto de aniversário “Camerata 30 Anos". A obra-prima escolhida é uma das mais grandiosas e cativantes da música erudita: a Sinfonia Nº 9 de Beethoven. A escolha não foi em vão, pois 2024 marca os 200 anos da primeira apresentação da obra.

A Nona Sinfonia foi realizada apenas duas vezes pela Camerata, em 2009 e 2011. O tema do quarto movimento da obra – denominado Ode à Alegria – é certamente o mais conhecido da música erudita e foi declarado como hino da União Europeia. Para a apresentação, cerca de 120 músicos estarão no palco.  

O concerto, com produção assinada por Maria Elita Pereira, foi viabilizado com o patrocínio do Fort Atacadista e Engie, e os ingressos estão à venda no site da Blueticket e na sede da Camerata.

A OBRA

Além do desenvolvimento da linguagem e do conteúdo musicais, que determinaram a fase final do compositor e pianista alemão Ludwig van Beethoven (Romântica), o compositor incluiu vozes numa sinfonia, fato ocorrido pela primeira vez na história da música. Por esse motivo, foi apelidada de Sinfonia Coral. A primeira apresentação da Nona Sinfonia ocorreu no dia 7 de maio de 1824, no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. Beethoven a compôs num estágio bastante avançado de sua surdez. Conta-se que ao término da première, não se voltou ao público, pois não ouviu os calorosos aplausos que acolheram sua obra.

A Nona Sinfonia constitui-se de quatro movimentos, sendo o primeiro Allegro ma non troppo, um poco maestoso. Os acordes iniciais remetem-nos a uma orquestra afinando. Logo surgem os temas principais que são, seguindo o modelo clássico, configurados na forma sonata (estrutura musical fixa que contém introdução, desenvolvimento e conclusão).

O segundo movimento, Molto vivace – Presto – Molto vivace, traz uma novidade: um scherzo, que nas sinfonias geralmente é posto como terceiro movimento, embora não leve essa indicação. O terceiro, intitulado Adagio molto cantabile, apresenta a potencialidade melódica do compositor, em compasso ternário de andamento lento. Trata-se de um tema com variações, estrutura na qual a melodia apresentada passa por diversas regiões tonais e, a cada vez que se repete, inclui novos elementos.

A principal novidade da Nona Sinfonia, no entanto, está no último movimento (Presto), que fez dela a maior sinfonia já composta até o ano de sua estreia. Esse movimento é curioso, pois relembra os temas utilizados nos anteriores, que são trabalhados em conjunto ao tema do quarto movimento. A partir do recitativo solado pelo barítono, alternam-se o quarteto solista e o coro, dando vida ao texto An die Freude (“Ode a alegria”), de Friedrich von Schiller.

Ingressos já estão à venda na sede da Camerata Florianópolis (Joe Colaço, 708, Santa Mônica) e no site Camerata Florianópolis, nos links abaixo:

:: Link de vendas para dia 7/3
:: Link de vendas para dia 8/3

INGRESSOS ESGOTADOS

Foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) o link para emissão do comprovante de rendimentos, que pode ser usado pelos propoentes contemplados em editais promovidos pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2023 em suas declarações de Imposto de Renda.

>> Acesse aqui 

A banda Iriê comemora seus 25 anos com show acústico no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no próximo dia 6 de março, às 20h30. Os ingressos gratuitos estão esgotados e foram distribuídos no site DiskIngressos. A noite terá ainda a gravação de DVD em celebração aos 25 anos da banda. 

O ateliê "Escrever os Dias" divulga a lista dos inscritos que foram selecionados para participar dos encontros que ocorrerão a partir do dia 7 de março na Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC), sempre na primeira e na terceira quinta-feira do mês (de março a junho e de agosto a novembro de 2024). Serão, no total, 16 encontros, sempre das 15 às 17h, com o objetivo de reunir pessoas que comunguem o amor pelo diário, com o objetivo de ler, escrever e partilhar as escritas diárias.

::  Confira a lista dos selecionados para o Ateliê


Proposta

"Escrever os dias" nasce do encontro de pesquisadores que há algum tempo vêm desenvolvendo atividades em torno da literatura, psicanálise e outras artes e, mais especificamente, desde 2018, trabalhando sobre a escrita e a leitura diária. O ateliê pretende reunir pessoas que comunguem o amor pelo Diário, com o objetivo de ler, escrever e partilhar as escritas diárias; (re)significar a memória na escrita; ponderar o Diário como (registro do) testemunho; localizar a história de si na história de seu tempo (e a história do tempo na história de si), através dos Diários; estender as possibilidades de viver em-comum, preparando o surgimento de comunidades de pensar-sentir, tomados pela escrita e pela leitura; e desenvolver um trabalho considerando que “escrever é uma atividade política que pode contribuir para o desvelamento e a transformação do mundo”, como diz Anne Ernaux, em "A escrita
como faca e outros textos".

Metodologia

Os encontros do ateliê serão coordenadospor Dilma Beatriz Rocha Juliano e Rosi Isabel Bergamaschi Chraim. Eles ocorrerão através de conversas, leituras e escritas com periodicidade quinzenal e são presenciais.

Como alguém de “fora-dentro” que aponta outras vias de acesso à escrita e à leitura dos Diários, o ateliê contará com a participação da pesquisadora e psicanalista Janniny Kierniew, que faz parte da comunidade e articula o trabalho do escrever os dias na cidade de Porto Alegre/RS. No decorrer do trabalho poderão também ser convidadas outras pessoas que trabalhem com a escrita diária, especialmente as componentes da comunidade. Ainda, é importante dizer que o trabalho terá sustentação teórica e ética desde a psicanálise, a literatura e outras artes.

Mais informações
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (48) 3664.2683