Evento conta com a participação de representantes nacionais do Ministério da Cultura e do Ministério do Turismo

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) promove no próximo dia 2 de abril o "1º Fórum Municipal de Políticas Públicas: Patrimônio, Museus, Espaços de Memória e Turismo". "O Fórum tem um caráter provocador e também é uma prévia da 7ª Semana Nacional dos Museus que será realizada em maio", destaca a coordenadora do evento, professora Dra. Elizabete Tamanini - gerente de Patrimônio da FCJ. Na programação do dia, mesas redondas com representantes da Fundação e convidados da Pontifícia Universidade Católica (PUC/ RS), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Os temas de debate enfocam Políticas Públicas de Patrimônio, Museus, Espaços de Memória e Turismo; Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural e a Interface com o Turismo; As Possibilidades de Uso e Significado do Patrimônio Cultural no Processo de Sustentabilidade Social e os Instrumentos Legais de Proteção do Patrimônio Cultural. Esta última discussão conta com a participação do procurador geral do município de Joinville, Dr. Naim Andrade Tannus e da Juíza Federal de Santo André (SP), Dra. Audrey Gasparini.

Além de promover o debate sobre as temáticas, o fórum tem o compromisso de criar grupos de trabalho que atuem no fortalecimento das políticas públicas em âmbito local. As atividades iniciam às 7h30 com o credenciamento dos participantes no foyer do Teatro Juarez Machado (anexo ao Centreventos Cau Hansen). A programação segue até o final do dia com palestras e mesas redondas. O evento é gratuito e aberto à comunidade. A realização é da FCJ e da Prefeitura de Joinville com apoio da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Confira a programação:

- 7h30 - Recepção: Credenciamento com café da manhã

- 8h30 às 9h10 - Abertura Oficial do 1º Fórum: Fundação Cultural de Joinville com o presidente da FCJ, Silvestre Ferreira

- 9h20 às 11h - Mesa Redonda 01: Políticas Públicas de Patrimônio, Museus, Espaços de Memória e Turismo

Participantes:

Ministério da Cultura (MinC) - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - Luiz Fernando de Almeida

Ministério da Cultura (MinC) - Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - Prof. MSc. José do Nascimento Júnior

Ministério do Turismo (MTur) - Coordenação Geral de Segmentação de Turismo - Prof. MSc Roseane Rockenbach

Mediação: Profª Dra. Elizabete Tamanini - Gerente de Patrimônio Cultural da FCJ

- 11h às 12h - Intervenções

- 12h às 14h - Intervalo para Almoço

- 14h às 15h - Palestra: Experiências de Preservação do Patrimônio Cultural e a Interface com o Turismo

Participantes: Profª. Dra. Marutscka Martini Moesch - Pontifícia Universidade Católica Rio Grande do Sul (PUC).

Mediação: Profª MSc. Maria Ivonete Peixer da Silva - Presidente da Promotur/Secretaria de Turismo de Joinville

- 15h às 16h30 - Mesa Redonda 02: As Possibilidades de Uso e Significado do Patrimônio Cultural no Processo de Sustentabilidade Social

Participantes:

Fundação Catarinense de Cultura (FCC) - Diretora de Patrimônio Histórico Cultural - Arquiteta Simone Harger

11ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SC) - Prof. Ulisses Munarim

Fundação Cultural de Joinville - Gerente de Patrimônio Cultural - Profª Dra Elizabete Tamanini

Mediação: Coordenadora de Patrimônio Cultural da FCJ - MSc. Maria Claudia Lorenzetti Corrêa

- 16h30 às 17h - Intervalo para café

- 17h às 18h30 - Mesa Redonda 03: Instrumentos Legais de Proteção do Patrimônio Cultural

Participantes:

Prefeitura Municipal de Joinville Procuradoria Geral do Município - Dr. Naim Andrade Tannus

Juíza Federal em Santo André (SP) - Dra. Audrey Gasparini

Mediação: Diretor Executivo da FCJ - MSc. Charles Narloch

O que: 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas

Quando: 02 de Abril - das 8h30 às 12h - das 14h às 18h30

Onde: Teatro Juarez Machado

Av. José Vieira, 315 - Centreventos Cau Hansen

Quanto: Gratuito

Informações: (47) 3433.2190 na FCJ

Informações adicionais à imprensa pelo (47) 3433.2190 com a Gerente de Patrimônio Cultural, Elizabete Tamanini, ou com a Coordenadora de Desenvolvimento Cultural, Helga Tytlik.

Fundação Cultural de Joinville (FCJ)

Marlise Groth - Jornalista e Coordenadora de Comunicação

Jenifer Leu - Apoio de Comunicação