FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O curta-documentário Odradekianas, dirigido e produzido por Fernanda do Canto/Tombô Produções Museológicas, ganhou um espaço próprio na internet. No site hospedado em www.odradekianas.wordpress.com estão textos, fotografias, vídeos extras e diversas informações sobre a produção do filme e suas participantes. O filme foi contemplado com o Prêmio Catarinense de Cinema 2014/2015, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e estará disponível para ser assistido on-line a partir desta sexta-feira (15), às 15h.

Odradekianas é uma cinebiografia que mostra as atividades desenvolvidas nos ateliês de quatro artistas mulheres de Santa Catarina: Ilca Barcellos, Maria Carmen von Linsingen, Sara Ramos e Rosana Bortolin. Sob curadoria de Rosângela Cherem e produção expográfica de Fernanda do Canto, o grupo se formou em 2016, realizando uma exposição coletiva no Museu de Arte de Blumenau (MAB).

O título do curta é uma referência a um conto de Franz Kafka sobre o “odradek”, um ser fugidio, de difícil definição. As obras engendradas por essas mulheres são como esse ser, possuem formas inimaginadas e são completamente ficcionados em sua procedência e função. Esse conceito foi cunhado pela curadora do projeto, a professora do PPGAV/UDESC, Dr.ª Rosângela Cherem. O filme conta com ilustrações de Kelly Kreis, design gráfico de Paula Cardoso Pereira e trilha sonora original do músico Paulo Gomes.

Serviço:
O quê: Lançamento on-line do filme Odradekianas
Quando: 15/05/2020, às 15h
Site: www.odradekianas.wordpress.com
Duração: 16 min.
Ano: 2018
Classificação indicativa: livre