FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Roda de conversa sobre Carnaval

Cartaz_carnaval1
Categoria :
Biblioteca Pública
Data:
13/02/2020 18:30
Local
BPSC - R. Ten. Silveira, 343 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-301
Brasil

A Biblioteca Pública de Santa Catarina receberá na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, uma roda de conversa sobre o carnaval. Nesta edição estão sendo convidados o servidor Alzemi Machado, que é mestre em Educação e Cultura e pesquisador das Sociedades Carnavalescas e o carnavalesco Willian Tadeu Melcher Jankovski Leite, doutorando em História, sob mediação do professor João Pacheco de Souza.

O carnaval está entre as maiores manifestações da cultura popular brasileira e vem sendo, ao longo dos tempos, objeto de análises e investigações em diversas áreas do conhecimento tais como história, sociologia, antropologia, turismo, dança e música, entre outras. "Quem não se encanta em observar as coreografias, os enredos, ritmistas, passistas, mestres-salas e e porta-bandeiras, o brilho dos carros alegóricos e seus movimentos, o colorido das alas que dão vida aos desfiles, bem como, a alegria descontraída dos foliões integrantes dos blocos de sujos e os bailes de salão?", destaca Alzemi. 

Na capital catarinense, a tradição está presente há mais de 170 anos. Em Desterro, o povo brincava nas residências e nas ruas, incorporando a tradição do carnaval português denominado "Entrudo". A partir da proibição da prática do Entrudo em 1832, surgem os bailes de máscaras, seguindo os padrões das metrópoles europeias. Com a importação do modelo europeu, nascem as sociedades carnavalescas que passam a realizar desfiles ou préstitos pelas ruas, acompanhadas por integrantes de bandas musicais que caminhavam em direção aos locais de realização dos bailes.

Na década de 1920, os Corsos, os Cordões e os Blocos movimentaram e incrementaram o carnaval de rua, incorporando novas práticas no brincar carnavalesco. Já as Escolas de Samba, nascem na Capital a partir dos anos 40, com a fundação em 1948 da Protegidos da Princesa, incorporando o samba nas manifestações momescas, contribuindo com a consolidação e no fortalecimento na cultura de Florianópolis.

                    

Serviço:

Roda de conversa 
O CARNAVAL EM DESTERRO/FLORIANÓPOLIS

Quando : 13 de fevereiro de 2020, às 18h30
Onde: Auditório da Biblioteca Pública de Santa Catarina
Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita.

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • 13/02/2020 18:30

Fornecido por iCagenda