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Acontece entre 14 e 19 de junho na Biblioteca Pública de SC a Oficina de Capacitação Cultural: produção, gestão de eventos e projetos.

As inscrições são gratuitas.

O evento faz parte do Festival Múltipla Dança e tem organização da Alliance Française Florianópolis.

O curso acontece de segunda a sexta-feira, 18h30 às 22h, e, no sábado, entre 9h e 11h30.

O título completo do projeto é Produção, gestão de eventos culturais e elaboração de projetos culturais e visa atender a demanda do mercado que exige profissionais capacitados para enfrentar os desafios da organização e produção de eventos e desenvolver competências necessárias para a elaboração de projetos culturais, como planejamento, marketing e organização; produção cultural; infra-estrutura e gerenciamento de equipes; desenho de projetos; orçamentos; administração de recursos financeiros e materiais; captação de recursos materiais e financeiros; legislação vigente e relatório pós-evento.


A palestrante é Regina Levy(RJ), produtora e consultora cultural, pós-graduada em Marketing (ESPM), graduada em Comunicação social e Publicidade (UFF) e Relações públicas (FACHA). Ministrou cursos de produção cultural no SENAC Rio e na UniverCidade. é co-criadora e diretora executiva de produção do festival Dança em foco. Diretora de produção do Dança Criança na Caixa Cultural desde 2006. Atuou como coordenadora de produção no Festival Panorama de Dança em 2006.

Local: Auditório da Biblioteca Pública SC (Rua Tenente Silveira, 343 - Centro - Tel.: 3028-8063)
Gratuito

Inscrições pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Políticas Culturais, publicou nesta quinta-feira, dia 10 de junho, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 14, 15 e 16), o Edital Seleção de Incubadoras de Empreendimentos Culturais e Artísticos. Serão selecionadas até quatro incubadoras de empresas que receberão o apoio de R$ 150 mil cada, totalizando um investimento de R$ 600 mil.

As inscrições vão até o dia 14 de agosto e o objetivo do edital é estimular as incubadoras universitárias a fornecer cursos de capacitação e orientar empresas culturais nascentes e iniciativas já estabelecidas. O trabalho procura fortalecer projetos culturais e artísticos do ponto de vista do empreendedorismo.

A seleção contempla incubadoras que já funcionam nas universidades há no mínimo três anos. Como é conhecido, estas instituições atuam como centro de consultoria jurídica, empresarial, tecnológica, financeira e administrativa às empresas incubadas. No entanto, poucas trabalham com empreendimentos culturais. O projeto do MinC pretende estimular este trabalho nas instituições universitárias.

O edital convida as universidades a trabalhar com a dinamização de diferentes setores da cultura como artesanato, moda, design, arquitetura, culturas populares, cultura afro-brasileira, música, dança, teatro, circo, livro e leitura, artes visuais, arte digital, culturas indígenas e design.

As instituições proponentes deverão oferecer contrapartida de 20% do valor do projeto, no valor mínimo de R$ 30 mil, que poderá ser na forma de bens e serviços economicamente mensuráveis.

O edital faz parte do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec). As inscrições devem ser enviadas pelos Correios, para o seguinte endereço:

Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais/CGEC
Secretaria de Políticas Culturais - Ministério da Cultura
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 2º andar
CEP 70068-900 - Brasília/DF

http://www.cultura.gov.br/site/2010/06/10/edital-de-selecao-de-incubadoras-de-empreendimentos-culturais-e-artisticos/

MinC divulga edital que selecionará até quatro incubadoras - com interesse em fortalecer projetos culturais - de empresas que receberão o apoio de R$ 150 mil cada, totalizando um investimento de R$ 600 mil.

Acontece em 15/06, 18 h, na Casa da Memória de Florianópolis, encontro sobre a 3ª edição do Prêmio Cultura Viva "Cultura e Comunicação", cujas inscrições foram prorrogadas até 30 de junho.

A ação foi idealizada pelo Ministério da Cultura (MinC) com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O encontro conta com profissionais da área da cultura, artistas e imprensa e conta também com a presença de Vanderlei Egidio, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Sob o tema Cultura e Comunicação, esta edição tem como objetivo premiar iniciativas culturais desenvolvidas por gestores públicos, grupos informais, organizações da sociedade civil e Pontos de Cultura, de todas as regiões do país, que realizam atividades no âmbito da articulação entre cultura e comunicação.

Nessa terceira edição serão premiadas iniciativas de organizações e de grupos de indivíduos (ainda não organizados em forma de pessoa jurídica), que tenham sido iniciadas até a data de 30/06/2009 e que estejam em andamento na data de inscrição.

A 3ª edição do Prêmio Cultura Viva valorizará situações comunicativas com conteúdos culturais, desenvolvidas de forma continuada, que estimulem a fluência comunicativa - a expressão, o compartilhamento de informações e conhecimentos - e o trabalho colaborativo como condições preciosas para o reconhecimento da influência das práticas culturais no processo de construção de identidades, convivência e desenvolvimento.

Serão 12 iniciativas premiadas, três em cada categoria, que receberão prêmios de R$ 40 mil (1º lugar), 25 mil (2º lugar) e 15 mil (3º lugar). As 120 iniciativas semifinalistas receberão o Selo Prêmio Cultura Viva, uma chancela de reconhecimento às iniciativas que se destacam no processo do Prêmio Cultura Viva.

Segundo Carminha Brant, superintendente do Cenpec, essa nova edição do Prêmio é dirigida tanto a iniciativas que trabalham com técnicas tradicionais de comunicação (orais e gestuais, por exemplo), como as que se utilizam das técnicas mais contemporâneas (como os ambientes digitais) e de mídias (suporte físico ou tecnológico) para acesso, produção, registro e divulgação de conteúdos culturais.

O serviço de atendimento ao público do Prêmio Cultura Viva estará disponível pelo número 0800 707 9209 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./.

http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?p=1606

Será lançado na próxima quinta-feira (10), o livro "Drama e teatralidade: o ensino do teatro na escola", escrito pela mestre em teatro e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Heloise Baurich Vidor.

O lançamento será na Livraria Saraiva MegaStore, no Shopping Iguatemi, às 19h.

O livro aponta as possibilidades que existem para o professor de teatro desenvolver seu trabalho com esta linguagem dentro ou fora da sala de aula. Com a pesquisa apresentada, a autora propõe uma discussão mais aprofundada sobre o papel lúdico de um professor, utilizando-se de duas práticas realizadas dentro do processo pedagógico. Estas metodologias visam enfrentar problemas correntes dos alunos como indisciplina e desinteresse pela escola.


Sobre a Autora:
Heloise Baurich Vidor é atriz, Mestre em Teatro e professora efetiva do Departamento de Artes Cênicas da UDESC, na área de Pedagogia do Teatro.
O livro ?Drama e Teatralidade: O Ensino de teatro na escola? foi publicado pela editora Mediação, contemplado com o Edital Elizabeth Anderle de Estímulo à Cultura, promovido da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço
O Quê: Lançamento do Livro Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola
Onde: Livraria Saraiva MegaStore ? Shopping Iguatemi ? Florianópolis
Quando: 10/06 ? Quinta-feira
Horário: 19h
Entrada: Gratuita

Será inaugurada no dia 2 de junho, às 19h30, no Espaço da Cultura Popular da Fundação Cultural de Blumenau, a exposição "Pêssankas: ovos escritos, poemas imagéticos".

O público terá a oportunidade de conhecer e adquirir as pêssankas produzidas por artesãos descendentes de ucranianos da comunidade de Iracema, distrito do município catarinense de Itaiópolis. A mostra ficará aberta até 31 de agosto.

A exposição é uma realização do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), em convênio com o Ministério da Cultura no âmbito do Programa Mais Cultura, e tem o apoio da Ong Cultura Popular, de Blumenau.

A obra

A palavra deriva do verbo pessati, que significa escrever. Nas pêssankas, cada traço, figura e cor têm significados especiais, por exemplo, as figuras de peixes remetem ao cristianismo, as de flores, ao amor e à felicidade, as de animais, como o cavalo, à riqueza e à saúde. O roxo, na pêssanka, é a cor da alta vibração e representa a fé e a confiança, o amarelo é a cor consagrada às divindades da luz - lua e estrelas ? e simboliza pureza e luz, boa colheita e sabedoria, e assim por diante. Alguns desses símbolos são comuns em toda a Ucrânia; outros são específicos de determinada região daquele país. No Brasil, estão presentes na produção atual, conservando significados que expressam a intenção daquele que faz da pêssanka objeto para presentear parentes e amigos.

As pêssankas confeccionadas pelos artesãos de Iracema fazem parte dos costumes trazidos pelos imigrantes ucranianos que vieram para o Brasil no final do século 19, em busca de melhores condições de vida, e mantidos ainda hoje por seus descendentes. Entre esses costumes estão a língua, a culinária, a intensa religiosidade são católicos do rito oriental ? e o rico artesanato.

Em Iracema, existem variações no modo como as pêssankas são feitas. Uma delas é muito disseminada entre os moradores, que as produzem especialmente na Semana Santa. Ainda crus, os ovos são desenhados com cera de abelha derretida. Depois, cozidos em água misturada a pigmentos naturais ou artificiais. Em seguida, com um pano macio, a cera é retirada e, assim, as imagens inscritas com a cera se revelam. Juntas a outros alimentos, como manteiga, pães, lingüiça, toucinho, carne de porco assada, bolos e hrim ? mistura de raiz forte, beterraba e temperos ?, as pêssankas são levadas para a bênção do padre, que percorre toda a comunidade, visitando as residências onde as pessoas aguardam reunidas.Essas pêssankas são consumidas como alimento bento no café da manhã do domingo de Páscoa.

Outra modalidade de pêssanka presente em Iracema é produzida principalmente por Célia Miretki e suas aprendizes. São ovos não-comestíveis e que servem como amuleto contra infortúnios, desastres e problemas de saúde. Podem conter a clara e a gema ou serem esvaziados, como vem acontecendo atualmente. Sua técnica de produção envolve um processo de ocultamento e revelação, pois as camadas de cores vão se sucedendo aos desenhos com cera de abelha, até o ovo estar completamente enegrecido. é o calor da chama da vela que derrete a cera aplicada e revela as imagens ali impressas.

Maurício Linécia, natural de Iracema, hoje residindo em Curitiba (PR), inovou a produção de pêssankas acrescentando novos materiais e técnicas. Utiliza ovos de madeira torneados e ovos de avestruz esvaziados, recobertos por tinta acrílica e fina camada de verniz. A técnica utilizada por Maurício também utiliza a superposição de cores, mas contraria o processo de visualização da técnica tradicional, pelo qual as imagens sofrem um processo de ocultamento e posterior revelação. Nas mãos do artista, as imagens se revelam a cada momento, pincelada a pincelada, em um processo de construção plenamente visível, extremamente minucioso e delicado.

Reedição de mostra de mesmo nome realizada em 2008, na Sala do Artista Popular do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro, a exposição "Pêssankas: ovos escritos, poemas imagéticos" se constitui como ação do Promoart. O Programa desenvolve ações com a finalidade de criar uma rede de apoio aos produtores de artesanato tradicional atuando em questões que vão da produção à comercialização em grandes centros, de modo a minimizar as barreiras que dificultam e, por vezes, até mesmo impedem a livre expressão de artistas e artesãos.

Serviço

Exposição "Pêssankas: ovos escritos, poemas imagéticos"

Espaço da Cultura Popular / Fundação Cultural de Blumenau, SC

Rua XV de Novembro, 161 - Centro, Blumenau, SC

Inauguração: 2 de junho, às 19h30

Exposição e venda: De segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e 13h30 às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h