FCC FacebookTwitterYoutube

O Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a partir das 19h do dia 13 de setembro a exposição Paisagens do Âmago, de Dolma Magnani de Oliveira. A mostra tem curadoria de Jayro Schmidt e visitação gratuita aberta até 29 de setembro.

A mostra apresenta pinturas feitas pela artista, que também é aluna das Oficinas de Arte do CIC. "Em uma breve observação de sua pintura, que prima pela concentração da plasticidade visual, logo se percebe que em Dolma há algo predominante, a paisagem, que vai de seus aspectos figurativos até sua transformação em configurações, isto é, em imagens que lembram a realidade do mundo exterior. Portanto, o que se transforma são as aparências fazendo surgir outro mundo, o das transparências", avalia o orientador de Linguagens em Pintura e curador Jayro Schmidt.

Serviço:

O quê: Exposição Paisagens do Âmago
Artista: Dolma Magnani de Oliveira
Abertura: 13/09/2019, às 19h
Visitação: até 29/09/2019. Diariamente, das 10h às 21h.
Onde: Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita.

 

Estão abertas as inscrições para oficinas e workshops gratuitos para o segundo semestre de 2019. Os interessados poderão se cadastrar neste link até dia 18 de agosto (domingo). Para as oficinas é necessário que os alunos já tenham concluído o primeiro nível. Já para os workshops não há pre-requisitos. As aulas serão ministradas nas dependências do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

:: Clique aqui para acessar o formulário

Saiba mais sobre as oficinas e workshops oferecidos: 

Oficina de História da Pintura – Segunda etapa

Professor: Jayro Schmidt

A segunda etapa da Oficina de História da Pintura tem uma abordagem não linear, ou seja, não é cronológica - mas isso não quer dizer que não tenha um fio condutor, sendo este por analogia de linguagem, ora na forma ora no assunto. Desta maneira, vários períodos da arte serão estudados, como também as linhas artísticas que foram predominantes no século 20. Portanto, trata-se de estudo avançado da arte com efetiva participação individual e em grupos.

Pré-requisitos: - ter cursado o nível 1 da Oficina de História da Pintura (trazer certificado para comprovação)

Local: sala 2

Horário: 14h às 16h

Data: de 29 de agosto a 14 de novembro (12 aulas) – quintas-feiras

Cadastro online: de 07 a 18 de agosto

Inscrições presenciais: dia 20/08 – 13h30 até 17h (ordem de chegada) – Sala 5 das Oficinas de Arte.

Nº de vagas: 10 

 

Oficina da Palavra – segunda etapa

Professor: Jayro Schmidt

A Oficina da Palavra propõe o estudo de quatro obras da literatura brasileira, a saber:

Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto;
Macunaíma, de Mário de Andrade;
Vidas secas, de Graciliano Ramos;
A hora da estrela, de Clarice Lispector.

Esta oficina pretende realizar a leitura crítica destas obras a partir do autor, de sua linguagem e de seu contexto.

Pré-requisitos: - ter cursado o nível 1 da Oficina da palavra (trazer certificado para comprovação)

Local: sala 2

Horário: 14h às 16h

Data: de 27 de agosto a 12 de novembro (12 aulas) – terças-feiras

Cadastro online: de 07 a 18 de agosto

Inscrições presenciais: dia 20/08 – 13h30 até 17h (ordem de chegada) – Sala 5 das Oficinas de Arte.

Nº de vagas: 10 vagas

 

Workshop de Processo Criativo

Professora: Patrícia Amante

O workshop de Processo Criativo tem como objetivo proporcionar conhecimentos e reflexões sobre as técnicas de criatividade aplicadas às artes visuais, desenvolvendo a capacidade criativa e a percepção na construção de um repertório, através da prática de ateliê. Também pretende estimular a construção de uma estrutura para a criatividade por meio do processo individual (emoções, vivências, memórias), além de apresentar os vários processos criativos estimulando a produção de ideias.

Local: sala 5

Horário: 14h às 16h

Datas: 27/08, 03, 10 e 17/09 (4 aulas) – terças-feiras

Cadastro online: de 07 a 18 de agosto

Inscrições presenciais: 21/08 – 13h30 até 17h (ordem de chegada) – Sala 5 das Oficinas de Arte.

Nº de vagas: 25


Workshop de Iconografia

Professora: Patrícia Amante

O workshop de Iconografia define, por meio de linguagens fotográficas, elementos do alfabeto visual e ícones, a distinção entre tema ou significado e forma. A ideia é ultrapassar os limites da percepção puramente formal e penetrar em significados expressionais. A oficina pretende aplicar pesquisa iconográfica ao design de superfície que trata da criação de imagens para superfícies através de composições que envolvem cores e formas.

Local: sala 5

Horário: 14h às 16h

Datas: 28/08, 04, 11 e 18/09 (4 aulas) – quartas-feiras

Cadastro online: de 07 a 18 de agosto

Inscrições presenciais: 21/08 – 13h30 até 17h (ordem de chegada) – Sala 5 das Oficinas de Arte.

Nº de vagas: 25

 

Processo de inscrição:

1 - fazer cadastro online no site das Oficinas de Arte (formulário aqui)

2 - fazer inscrição presencial nos dias específicos de cada oficina

      - serão distribuídas senhas para cumprir o critério de seleção: ordem de chegada.

      - os certificados solicitados como pré-requisito para as Oficinas da Palavra e História da Pintura serão verificados nos dias de inscrição presencial.

 

Mais informações: 48 3664 2639.
Endereço do CIC: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC.

 

A partir da próxima quinta-feira, 16, o Espaço das Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a mostra Atelier de Colagem - Edição Verão 2019.  A exposição apresenta obras criadas no Atelier de Colagem, conduzido pela artista colagista Pati Peccin, entre janeiro e abril de 2019, durante a realização da oficina, viabilizada por meio de edital da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Serão exibidos os trabalhos dos artistas Alícia Ferreira e Neto Vital,  apresentando as várias técnicas de colagem, introduzidas ao longo de 12 encontros. A proposta foi estimular a identidade artística de cada aluno e provocar diálogos em torno das diversidades de expressões e pontos de vista a partir de um mesmo tema e de uma mesma técnica.

A abertura da mostra acontecerá no dia 16 de maio, quinta-feira, às 20h, no Espaço das Oficinas. A visitação segue até o dia 30 de junho de 2019, de terça a domingo, das 10h às 21h, com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

Ascom FCC

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abrirá inscrições para o workshop gratuito Composição e Teoria das Cores, ministrado pela professora Patrícia Amante. As aulas serão realizadas às terças-feiras do mês de maio, das 14 às 16h, no espaço de oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC).  As inscrições deverão ser feitas no local no dia 29 de abril, entre 13h30 e 17h. Serão oferecidas 20 vagas e a idade mínima dos alunos é de 15 anos.

O curso propõe conhecer a teoria das cores por meio da história geral da cor, a luz e a física óptica, identificar as cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, quentes e frias, interpretar a psicologia das cores e analisar o círculo das cores primárias, secundárias e terciárias, bem como a simetria e assimetria dos elementos. Também integra o conteúdo o uso das cores segundo as diferentes culturas e países. 

 

Serviço:

Workshop Composição e Teoria das Cores
Datas: 7, 14, 21 e 28 de maio (terças-feiras)
Horário: das 14h às 16h
Local: Oficinas de Arte do CIC – sala 5
20 vagas / Idade mínima: 15 anos
Inscrições presenciais: dia 29/04 – das 13h30 às 17h
Local: sala 5 – Oficinas de Arte do CIC
** inscrições por ordem de chegada.

 

Estão abertas as inscrições para a Oficina Reeducação do Movimento e Danças Brasileiras, voltada para adultos, incluindo pessoas com 50 anos ou mais. A atividade foi selecionada por meio do edital nº023/2018 – Seleção de Profissionais de Arte e Cultura para a Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Os interessados devem se dirigir à Diretoria de Difusão Artística da FCC, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), para realizar a matrícula, portando carteira de identidade e CPF. Os encontros da oficina ocorrerão no CIC, com duração de dois meses, entre os dias 15 de maio e 3 de julho, sempre às quartas-feiras no período noturno.

Sobre a Oficina

A proposta é oferecer aos participantes o contato e o enriquecimento do repertório de movimentos e ritmos das danças brasileiras, como o frevo, maracatu, caboclinho, capoeira, ciranda e demais danças. Através dessa vivência, fortalecer o senso de pertencimento e da identidade da nossa cultura. Serão abordados a relação do corpo com o espaço, seus apoios e a construção de hábitos posturais saudáveis.

Público-alvo: adultos, incluindo pessoas com 50 anos ou mais.

Ministrante: Fernanda Damerau Cruz é terapeuta corporal, com formação na área de saúde. Vem se dedicando ao estudo do movimento e da construção do gesto saudável. Viveu no nordeste por muitos anos, onde pode aprender e vivenciar a cultura das danças brasileiras. Participou do curso "A arte do brincante para educadores", do Instituto Brincante de São Paulo, além de outros cursos relacionados com as terapias corporais e com a dança. Tem formação no Laban Center, de Londres, e Reeducação do Movimento na escola Ivaldo Bertazzo, de São Paulo.

Serviço:

O quê: Oficina Reeducação do Movimento e Danças Brasileiras
Ministrante: Fernanda Damerau Cruz
Onde: Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC)
AV.Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)
Inscrições: na Diretoria de Difusão Artística do CIC, portando carteira de identidade e CPF.
Aulas: de 15 de maio a 3 de julho de 2019. Sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 20h.
Carga horária: 12 horas
Mensalidade: R$ 180,00
Mais informações: (48) 3664-2637 ou 99969-0603