FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Experiências pessoais, relacionadas a ser mulher, a loucura e a histeria, são algumas das inspirações da artista Laís Mazzucco para a exposição “Ensaio Sobre o Delírio”, que será aberta na sexta-feira, 13 de junho, no Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é gratuita e a abertura começa às 19h.

A artista, que fará a primeira individual no CIC, conta que o projeto começou a ser pensado em 2023 e que no decorrer da produção das imagens pode incorporar, através da fotoperformance, a figura da mulher louca em cenários desconcertantes. E isso se revelou um mecanismo de sanidade.

“Incorporamos muitas vezes essa imagem do que é ‘ser mulher’, muito do que a Judith Butler fala sobre performance de gênero, que tudo é construção social. Nisso eu queria expressar a forma como a nossa figura é mitológica, que não existe esse padrão, por mais que nos esforcemos, a humanidade escapa em algum momento”, compartilha Laís.

A curadora da mostra, Lucila Horn, destaca que no processo da artista a loucura é tratada como um desvio, que surge como um sintoma das pressões contínuas e da exigência de aniquilação constante da subjetividade. E tudo isso poderá ser visto nas 12 fotografias que integram a mostra.

Lucila explica ainda que no processo criativo Laís constrói invenções delirantes, e considera, a partir da psicanálise, que o delírio pode ser uma possibilidade de restabelecimento e/ou cura, ou ainda, uma forma de manter-se viva e criativa em meio a uma sociedade perturbadora.

“Ensaio Sobre o Delírio” é um convite a uma jornada visual que explora as fronteiras entre a razão e a loucura. As fotografias são um mergulho nas nuances do delírio humano, a partir de experiências e emoções vividas no processo performático da artista, onde o caos e a beleza coexistem”, completa a curadora.

A exposição, que conta ainda com co-curadoria de Antonio Pfützenreuter dos Reis e apoio do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA e da Coleção Pfützenreuter dos Reis, poderá ser visitada até 13 de julho. A visitação no Espaço Oficinas, que fica no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, bairro Agronômica, em Florianópolis, poderá ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

Sobre a artista

Laís Mazzucco é uma jovem artista com interesse na fotografia, autorrepresentação e foto e vídeo performances. Desde 2022 participa de diversas exposições coletivas em cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Chapecó. Integra desde 2023 o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA e atualmente cursa Letras Vernáculas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço:

O quê: Exposição “Ensaio Sobre o Delírio”, de Laís Mazzucco
Abertura: 13 de junho (sexta-feira), às 19h
Visitação: até 13 de julho de 2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita

Atualização: as inscrições estão encerradas por já terem atingido o número máximo de participantes.

As Oficinas de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferecem gratuitamente o curso de Fotografia em Acervos Culturais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o preenchimento das vagas por meio do formulário no link: https://forms.gle/ZDfCMKz7QX1hKi4s9.

Os oito encontros serão virtuais e ocorrerão semanalmente às terças-feiras, das 8h30 às 11h nos dias 27 de maio; 3, 10, 17 e 24 de junho; e 1, 8 e 15 de julho. A carga horária é de 20 horas/aula e será fornecido certificado aos participantes com até duas faltas (em maior número ou falta na primeira aula ocasionam cancelamento da vaga).

O público-alvo do curso são servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação, artes e história. Com cunho teórico/prático, o conteúdo abordará breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, iluminação, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, uso de scanner, catalogação e difusão. Os participantes aprenderão ainda a usar metadados, softwares gratuitos e livres para organização, tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

O curso será ministrado pelo professor Sérgio Sakakibara e terá 80 vagas disponibilizadas, com seleção dos candidatos com base nos critérios de ordem de inscrição e atuação profissional, escolaridade/área de formação. Apenas os selecionados serão avisados por e-mail.

O Espaço Oficinas, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe a partir do dia 13 de maio, 19h30, a exposição "Lírico Mitógrafo", com obras de Idésio Leal. A mostra terá visitação gratuita e aberta até 10 de junho, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.

A mostra apresenta nove trabalhos de Idésio Leal e os respectivos registros feitos pelo amigo e admirador, o também artista Rodrigo de Haro (1939 - 2021) que registrou suas impressões sobre as obras em 2013. Rodrigo de Haro era um conhecedor e admirador da criação artística de Idésio Leal, seu parceiro na produção de inúmeros mosaicos e pinturas. Com um olhar afetuoso, debruçou-se sobre as realizações pictóricas deste amigo e as analisou com acuidade.

Trata-se de pinturas acrílicas, sete sobre tela e duas sobre eucatex, acompanhadas pelas observações manuscritas de Rodrigo de Haro, com exceção da nona pintura, cujo texto foi encontrado em uma publicação. Algumas obras analisadas por Rodrigo de Haro fazem parte do acervo de Idésio Leal. Entretanto, na impossibilidade de reunir o conjunto original, já que outras pertencem a colecionadores, o pintor refez cinco telas, concebendo novas obras ou interferindo nas existentes, o que acabou resultando num exercício inverso, no qual os escritos de Rodrigo de Haro se tornaram referência e guiaram a recriação de algumas pinturas.

 

 

A artista Ilca Barcellos leva ao Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC), a exposição "[Inter]tensões". A abertura será no dia 12 de abril, às 19h, e a mostra, com entrada gratuita, segue com visitação até o dia 10 de maio.

Em "[Inter]tensões", Ilca aborda a constante tensão entre objeto e representação, superfície e espacialidade. A artista cria paisagens oníricas e explora tanto a poética do brotar como do esvanecer.

"As tensões entre o bi e o tridimensional acompanham a história da arte e a prática das artes visuais. Na contramão do mainstream, Ilca Barcellos iniciou sua trajetória artística pela escultura para, apenas posteriormente,
iniciar a exploração poética em desenho e pintura. O confronto entre dimensões, no entanto, esteve circunscrito desde suas primeiras obras", comenta Gisela Barcellos de Souza, professora da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que assina texto de apresentação da exposição.

Serviço:

O quê: Exposição "[Inter]tensões" - Ilca Barcellos
Abertura: 12/04/2025, às 19h.
Visitação: até 10/05/2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abre, de 18 de fevereiro a 18 de março, as inscrições para a Oficina de Gravura 2025. As aulas gratuitas ocorrem no Centro Integrado de Cultura (CIC) e são ministradas pelo professor Carlos Roberto N. de Oliveira (Bebeto).

As inscrições podem ser feitas diretamente no Ateliê de Gravura, das 13h30 às 18h, no período indicado acima. Os interessados devem ter noção de desenho ou trazer o portfólio no momento da entrevista.

Para participar das atividades é necessário ter idade mínima de 13 anos. As vagas são limitadas, com um máximo de 14 alunos por turma.

Cronograma

Pré-seleção para novos alunos: de 18 de fevereiro a 18 de março 2025, das 13h30 às 18h, no Ateliê de Gravura do Centro Integrado de Cultura (CIC).
Início das oficinas: 24 de março de 2025.
Horários das turmas para iniciantes:
Segunda-feira, das 13h30 às 18h;
Terça-feira, das 13h30 às 18h;
Quarta-feira, das 13h30 às 18h.
Mais informações: (48) 3664-2555 (Recepção CIC) / (48) 3664-2649 (Oficina)