FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

"O Príncipe dos Observadores: A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado" é título do curta-metragem de Carolina Viviane Nunes que será exibido na Casa de Campo do Governador Hercílio Luz no dia 27 de abril, às 18h, com entrada gratuita.

O filme voltado ao público infantil tem 10 minutos de duração e conta com legendas LSE, LIBRAS e Audiodescrição. No evento, haverá uma palestra para adultos intitulada "Fritz Müller e os Caminhos para o Desenvolvimento Regional", ministrada por Carolina Viviane Nunes, que apresentará a proposta de criação de um roteiro inspirado por estudos de caso na Alemanha, onde roteiros turísticos com valores ambientais e culturais contribuíram para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Sobre o filme

O curta-metragem destaca a passagem do ilustre cientista Fritz Müller pelo município de Rancho Queimado em 1868. A autora de baseou em relatos da aventura que o naturalista fez ao percorrer o caminho entre Blumenau e o município da Grande Florianópolis. Müller é alemão e chegou ao estado em 1852. Foi colaborador de Charles Darwin na Teoria da Evolução.

Nesta versão, a história é contada com uso de marionetes e bom humor. O objetivo é valorizar a história local e inspirar crianças a se aproximarem da natureza e da pesquisa científica como Müller fez.

Serviço:

O quê: Exibição do curta-metragem "O Príncipe dos Observadores: A Aventura Científica de Fritz Müller em Rancho Queimado"
Quando: 27/04/2024, às 18h.
Local: Casa de Campo do Governador Hercílio Luz
Rua Romanos Goedert, 428 - Taquaras - Rancho Queimado - SC
Entrada gratuita

“Embalos de Sábado à Noite – O Musical” traz ao palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), as canções que marcaram toda uma época, em um charmoso e dançante espetáculo 100% cantado ao vivo. O show será no dia 26 de abril, às 21h.

Com uma estrutura de equipe e várias trocas temáticas de figurinos, o musical conta com recurso de projeção mapeada 3D, que causa impacto visual e imersão na era “Disco”. O espetáculo inicia nos tempos atuais, onde o narrador, um jovem apaixonado e conhecedor da era mais dançante e marcante já existente, conduz de forma descontraída a plateia a uma inesquecível viagem no tempo. Com muita música e dança, os cantores e dançarinos contagiam a plateia com o espírito da era Disco, trazendo sucessos icônicos dos maiores cantores e grupos da época.

Quem nunca dançou ao som de “Dancing Queen” do grupo Abba, cantou os agudos de “Stayin’ Alive” do Bee Gees, se divertiu com o Village People performando “Macho Man” e “YMCA”, e se encantou com as poderosas vozes das musas black, como Glória Gaynor, entre outros? Essas são apenas algumas das canções e artistas que embalam o espetáculo.

Além do experiente elenco, o espetáculo conta com a direção executiva de Daniela Schiarreta, direção residente de Ewerton Novaes e direção geral de Bruno Rizzo, que assina a direção de grandes espetáculos como “Queen Experience In Concert”, “Elvis Experience Tribute In Concert”, “Abba Experience In Concert”, “Amazing Tenors, Sings Bocelli”, “Pink Floyd Experience In Concert”, “Broadway In Night”, entre outros.

Ingressos à venda no site Ingresso Digital

A exibição do documentário “Manguebit” marca a estreia do cineclube CineSonora no cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 24 de abril, às 19h30. A noite terá, ainda, abertura com a presença do diretor do Festival In-Edit, Marcelo Aliche; exibição do videoclipe catarinense “Louvada Seja a Dança” de O Rosa; bate-papo sobre o filme "Manguebit" e coquetel de Confraternização no hall de entrada do cinema. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.

Estimular a cena cultural de Floripa em torno da música e do cinema é um dos objetivos do cineclube CineSonora, que irá exibir sessões quinzenais de
documentários musicais no cinema do CIC, com entrada gratuita, sempre acompanhadas de bate-papo com artistas e produtores, e a exibição de videoclipes catarinenses. Para iniciar o projeto, nada mais inspirador do que estrear nas telas catarinenses o documentário “Manguebit”, de Jura
Capela, que resgata a história desta importante cena cultural surgida no Recife no inicio dos anos 1990, e que ganhou o mundo através de bandas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, misturando elementos da cultura regional de Pernambuco - como o maracatu e o coco - com o rock alternativo e o hip hop.

Para além da originalidade e diversidade sonora da cena musical da época, o documentário destaca ainda os demais aspectos da influência do mangue beat como um movimento cultural que deixou a sua marca também no cinema, na literatura e nas artes visuais. Trazendo esta influência para o contexto catarinense, o bate-papo com o público após a sessão contará com a participação de Marcos Evaldo, há mais de 20 anos vocalista da banda Lamaçau, reconhecida na cena local pelos seus empolgantes shows em tributo a Chico Science.

A exibição do videoclipe “Louvada Seja a Dança”, de Gabriel, O Rosa, completa a programação. A sessão de abertura terá ainda presença de Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit – Festival Internacional do Documentário Musical, principal evento do gênero no Brasil, que firmou uma parceria de curadoria com o CineSonora para trazer este e outros filmes nacionais da programação do In-Edit, que serão exibidos pela primeira vez em Floripa ao longo das quinze sessões do cineclube em 2024.

O cineclube CineSonora é um projeto contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, realizado pela Scult Produtora, com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura.

Sinopse

Manguebit
Jura Capela | Brasil | 2022 | 101'
Com depoimentos de seus criadores, companheiros e herdeiros, Jura Capela nos conta como que um movimento estético, vindo do mangue, aumentou a visibilidade das periferias e manifestações culturais da região metropolitana do Recife. Unindo diversas vertentes como música, cinema, artes visuais e literatura, o Manguebeat não só se consolidou um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas, mas também gravou para a posteridade nomes como Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, o festival Abril Pro Rock, entre outros.

Acessibilidade: O documentário “Manguebit” será exibido com Legendas para  surdos e ensurdecidos (LSE).

Programação:
19h30 – Abertura – com a presença do diretor do Festival In-Edit, Marcelo Aliche
19h40 - Videoclipe Catarinense – “Louvada Seja a Dança” - O Rosa
19h45 – Documentário – “Manguebit” - Jura Capela
21h30 – Bate- Papo sobre o filme – Convidado: Marcão ...
22h – Coquetel de Confraternização no hall de entrada do cinema

Serviço:
O quê: Filme "Manguebit" - Cineclube CineSonora
Data: 24/04/2024 (quarta-feira), às 19h30
Local: Sala da Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura -CIC
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC
Entrada Gratuita, com distribuição de ingressos por ordem de chegada uma hora antes do evento.
Classificação: Livre

Seguem os eventos realizados nos espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura entre os dias 18 e 24 de abril.

No calendário de eventos disponível no site da FCC também é possível conhecer alguns dos projetos e eventos que estão sendo executados com recursos dos editais promovidos pelo Estado, assim como aqueles realizados com incentivo do PIC. Acesse em: https://cultura.sc.gov.br/noticias/23019-calendario-de-eventos-divulga-acoes-virtuais-e-presenciais-promovidas-em-santa-catarina

CINEMA

Evento: Filme "Fiddlesticks" - Cineclube da Mostra de Cinema Infantil
Data: 20/04/2024, às 16h.
Local: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2675-filme-fiddlesticks-cineclube-da-mostra-de-cinema-infantil?date=2024-04-20-16-00

EXPOSIÇÕES

Exposição: Desenho de Monstro 10ª edição - Samuel Beckett - Disjectos
Visitação: até 20/04/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Salas Lindolf Bell I - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2655-exposicao-desenho-de-monstro-10-edicao-samuel-beckett-disjectos?date=2024-03-19-00-00

Exposição: Do prelo ao digital: 90 anos de história e transparência
Visitação: até 20/04/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Salas Lindolf Bell II - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2669-exposicao-do-prelo-ao-digital-90-anos-de-historia-e-transparencia?date=2024-04-18-00-00

Exposição: Filatelia e Flores
Abertura: 24/04/2024, às 10h
Visitação: até 14/05/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Espaço Oficinas - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2689-exposicao-filatelia-e-flores?date=2024-04-24-00-00

Exposição: Memorial do Ofício
Visitação: até 25/04/2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Local: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2688-exposicao-memorial-do-oficio?date=2024-04-18-00-00

Exposição: Entre Pensamentos, Palavras e Obras: Legado de Henrique da Silva Fontes
Visitação: até 17/05/2024. De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Entrada gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2678-exposicao-entre-pensamentos-palavras-e-obras-legado-de-henrique-da-silva-fontes?date=2024-04-10-00-00

TEATRO

Evento: Cantando a América Latina: Recital de Canto e Piano
Data: 18/04/2024, às 20h
Local: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2670-cantando-a-america-latina-recital-de-canto-e-piano?date=2024-04-18-20-00

Evento: Sons da América Latina - Camerata Florianópolis
Data: 19/04/2024, às 20h30
Local: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2638-camerata-florianopolis?date=2024-04-19-20-30

Evento: Coldstar - Coldplay Tribute
Data: 20/04/2024, às 20h
Local: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2639-show-cold-star?date=2024-04-20-20-00

Evento: O Gato de Botas
Data: 21/04/2024, às 16h
Local: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2640-o-gato-de-botas?date=2024-04-21-16-00

Evento: Escola do Teatro Bolshoi no Brasil - Aniversário de 45 anos da Fundação Catarinense de Cultura
Data: 24/04/2024, às 19h30
Entrada gratuita
Local: Teatro Ademir Rosa - Centro Integrado de Cultura (CIC)
Mais informações: em breve no site cultura.sc.gov.br

OUTROS

O quê: Programação da Semana do Livro Infantil 2024
Quando: de 15 a 19/04/2024.
Local: Biblioteca Pública de Santa Catarina
Participação gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2677-programacao-da-semana-do-livro-infantil-2024?date=2024-04-15-00-00

O quê: Talk Show Saúde, Ciência e Arte
Quando: 18/04/2024, às 20h.
Local: Cinema Gilberto Gerlach - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2610-talk-show-saude-ciencia-e-arte?date=2024-04-18-20-00

O quê: Oficina “Famílias no MASC – Experimentação Artística no Espaço Vazio”
Quando: 20/04/2024, às 14h
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2686-oficina-familias-no-masc-experimentacao-artistica-no-espaco-vazio?date=2024-04-20-14-00

O quê: Programação paralela da exposição "Desenho de Monstro 10ª edição - Samuel Beckett - Disjectos"
Quando: 20/04/2024, às 18h.
Local: Sala Lindolf Bell 1 - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Participação gratuita
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/programacao/2672-programacao-paralela-da-exposicao-desenho-de-monstro-10-edicao-samuel-beckett-disjectos?date=2024-04-04-18-00

O quê: Agendamentos de visitas guiadas à Biblioteca Pública de Santa Catarina
Quando: as visitas ocorrerão sempre às quintas-feiras, às 9h e às 14h30.
Formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSex_Ku86G6xzAZI4sWH-tZSAZx2HV7KOD6XKcm_vnfa4Jto0A/viewform
Mais informações: https://cultura.sc.gov.br/noticias/1424-noticias-biblioteca-publica-de-sc/24698-biblioteca-publica-abre-formulario-de-agendamentos-para-visitas-guiadas

A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) apresenta Especial Sinfônico Iron Maiden, com a banda Steel Maiden, no dia 25 de abril, às 20h, no palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). O espetáculo tem direção artística e regência do maestro José Nilo Valle.

Composta por músicos experientes e talentosos, o grupo Steel Maiden tem se dedicado a reproduzir fielmente a energia, a intensidade e a emoção dos shows do Iron Maiden, com um repertório repleto de clássicos atemporais que marcaram e continuam marcando gerações de fãs da Donzela de Ferro. Os integrantes da banda são verdadeiros fãs do Iron Maiden, e por isso, se esforçam ao máximo para reproduzir cada nota, cada solo e cada detalhe das músicas nas apresentações da banda original. Para isso, a Steel Maiden utiliza equipamentos de alta qualidade, figurinos e cenários semelhantes aos utilizados nos shows, além de uma performance de palco intensa e eletrizante, que transporta o público para uma atmosfera única em cada show. 

Direção artística e Regência: Maestro José Nilo Valle
Arranjos: Bruno Arceno
Produção Executiva: André Almeida
Produtor Operacional: Silvio Cesar

Classificação indicativa: Livre

Ingressos à venda no site Sympla