O Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 9 de julho, às 20h, o show do Encontro Infantil de Inverno. Ingressos à venda no site Floripa Ticket
Uma noite de dança e imaginação, dedicada ao universo infantil, com apresentação dos pequenos grandes talentos no palco do CIC. Celebre o inverno com leveza, cor e emoção neste espetáculo especial para toda a família.
O Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe no dia 8 de julho, às 20h30, o espetáculo Piano Appassionato, com o pianista Alexandre Dietrich. Entrada gratuita, com retirada de ingresso no site ou app Sympla.
O projeto cultural Piano Appassionato promove uma série de sete recitais de piano solo com o pianista Alexandre Dietrich, que se apresentará em diversas cidades catarinenses: Florianópolis, Joaçaba, Chapecó, Joinville, Blumenau, Itajaí e São Francisco do Sul. Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música de concerto e ampliar o público da música instrumental catarinense e brasileira.
Os recitais estão divididos em duas partes distintas, com repertório cuidadosamente selecionado para promover tanto o reconhecimento cultural quanto a apreciação artística.
O recital apresenta obras de compositores europeus amplamente consagrados, como Frédéric Chopin, Johannes Brahms e Claude Debussy. Suas criações ultrapassaram fronteiras culturais e temporais, tornando-se referências universais da música de concerto. Com melodias marcantes e grande apelo emocional, essas obras são executadas em salas de concerto de todo o mundo e seguem encantando plateias de diferentes gerações.
O pianista interpreta canções tradicionais do folclore brasileiro, incluindo clássicos do repertório infantil e popular como Ciranda, Cirandinha, O Cravo Brigou com a Rosa e Sambalelê, entre outras. As melodias, originalmente populares, ganharam recriações pianísticas, ao se incorporar elementos do populário nacional vontado para a prática pianística nas peças selecionadas.
Ao incluir essas peças no repertório, as apresentações do projeto estabelecem um diálogo entre o reconhecimento internacional de composições internacionais e a proposta de valorizações populares brasileiras. Essa união ressalta o poder da música de transcender culturas, aproximando o público de diferentes origens a partir da sensibilidade artística e da riqueza melódica.
Classificação livre
A Camerata Florianópolis volta ao palco do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) no próximo dia 6 de julho, às 19h, com um concerto dedicado à música erudita brasileira. A apresentação marca o retorno da orquestra ao teatro que foi reinaugurado em março de 2025 após um período de reformas.
Com regência do maestro Jeferson Della Rocca, a Camerata vai apresentar um programa que inclui composições de quatro importantes nomes da música brasileira: Heitor Villa-Lobos, Antonio Carlos Gomes, Pablo de Mello Heredia e Alberto Heller. Villa-Lobos é reconhecido como o mais importante nome da música clássica brasileira no século XX, enquanto Carlos Gomes foi o primeiro compositor brasileiro a alcançar projeção internacional, no século XIX. Já Alberto Heller e Pablo de Mello Heredia representam a produção contemporânea no país.
A proposta deste espetáculo é destacar diferentes momentos e estilos da música de concerto produzida no Brasil, reunindo desde obras consagradas até composições contemporâneas.
Com produção de Maria Elita Pereira, o espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, via Lei Rouanet e conta o patrocínio do FORT Atacadista e da Engie.
Ingressos à venda no site Blueticket e na sede da Camerata Florianópolis (Rua Joe Collaço, 78, bairro Santa Mônica - Florianópolis)
Integrando a programação que marcará as comemorações dos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina, que a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) irá sediar entre julho e agosto, no dia 23 de julho, às 19h, tem roda de conversa com os temas “Cidadania Italiana, suas transformações e implicações”, com o Dr. Mauro Virgilio Barzotto; e “Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”, com Júlio Cesar Cancellier de Olivo. O evento, cuja entrada é gratuita, terá mediação do servidor da FCC/BPSC/HDC, pesquisador e historiador, Celso Barbui Guzzi.
“Cidadania Italiana, suas transformações e implicações”
O polêmico assunto da cidadania italiana será abordado pelo Dr. Mauro Virgílio Barzotto. Ele nasceu em Rio das Antas (SC) e é filho de agricultores de origem italiana, oriundos do Rio Grande do Sul (RS). Médico veterinário formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vive em Florianópolis e se dedica à área clínica e cirúrgica em pequenos animais há 25 anos.
Membro-fundador e atual vice-presidente da Associação Trevisani nel Mondo de Florianópolis, entidade civil apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 2014, é também escritor. Desde 2022 desenvolve a atividade de Conselheiro do Comitê dos Italianos Residentes no Exterior junto ao Consulado Italiano de Curitiba, cargo pelo qual foi eleito pela comunidade italiana da circunscrição PR/SC para um mandato de 5 anos. É autor dos livros "Familia Barzotto - 1879 a 2019" e "Memória Ferida - Três anos Prisioneiro Sob o Domínio dos Ingleses (sobre a vida do Padre Ermenegildo Bortolato)".
“Imigração Italiana no Sul de Santa Catarina”
O jornalista e mestre em Cinema Digital e Produção Televisiva Júlio Cesar Cancellier de Olivo, atua nas áreas de Comunicação e Artes, com ênfase em roteiro e direção cinematográfica, jornalismo digital, fotografia, vídeo, assessoria de imprensa e produção de conteúdos digitais. É criador do premiado Metaverso, apresentado na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que integrou iniciativas inovadoras de divulgação científica.
Pesquisador associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), apresentou recentemente em Perúgia, na Itália, o artigo “Genealogia e Inteligência Artificial: desafios da Era Digital para a elaboração de um onomástico dos imigrantes italianos que desenvolveram o Sul do Estado de Santa Catarina de 1877 a 1897”, base do projeto do Museu Digital da Imigração. Dirigiu diversos documentários sobre a imigração italiana no Sul catarinense e mantém um canal no YouTube dedicado ao tema.
O Extremo Oeste já tem todos os seus representantes para a Mesorregional do “SANTA CATARINA CANTA – Festival de Música Brasileira”. Na noite desta quinta-feira (3), Maravilha encerrou as seletivas regionais com as apresentações no Centro Municipal Professor Francisco Gialdi. Dryca Novais, Duda Teske, Katiucia Regina e a dupla Nicole e Natalie foram os selecionados na categoria Geral, e André Bonacina e Luan Correia, na categoria Infantojuvenil.
Os artistas se juntam aos demais selecionados das regionais de São Lourenço do Oeste, Chapecó e São Miguel do Oeste, para a Etapa Mesorregional do Extremo Oeste, que acontecerá no dia 28 de setembro, em Chapecó. Na próxima semana, o Festival ruma para o Sul. A primeira audição será na segunda-feira (7), em Tubarão.
Confira a lista dos selecionados: Santa Catarina Canta – Selecionados – 2025 – Festival Santa Catarina Canta
COMO FUNCIONA A SELEÇÃO
Durante as audições, os candidatos são avaliados por um júri técnico, com base em critérios como técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com o público. A apresentação das noites fica por conta da cantora Bia Barros, que também integra o espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja”, da Camerata Florianópolis.
RUMO À GRANDE FINAL
A grande final será realizada em novembro, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com apresentação da Camerata Florianópolis e de um artista nacional convidado. Os vencedores dos primeiros lugares (categorias Geral e Infantojuvenil), além de receberem R$20 mil, também participarão de um espetáculo da orquestra na Temporada 2025/2026.
O "SANTA CATARINA CANTA – Festival da Música Brasileira" é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis.