FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição "Prefácio", de Sérgio Adriano H

exposição_prefacio_site
Categoria :
MASC
Data:
25/10/2025
Local
Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) - No Centro Integrado de Cultura (CIC)

Com abertura no dia 20 de setembro, às 10h30, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) receberá a exposição "Prefácio", do artista Sérgio Adriano H. A mostra terá entrada gratuita e ficará no espaço até o dia 26 de outubro de 2025, com visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 21h. A exposição tem curadoria de Juliana Crispe.

Reconhecido como uma das forças mais expressivas da arte contemporânea brasileira, Sérgio Adriano H inaugura sua exposição individual no MASC com mais de 50 obras inéditas, reafirmando sua trajetória marcada por potência, memória e releitura histórica. A mostra convoca o público a refletir sobre a negritude e as narrativas históricas brasileiras silenciadas, oferecendo um panorama de 25 anos de trajetória marcada por mais de 40 premiações, 220 exposições e presença em 21 acervos públicos – entre eles instituições de prestígio como o MAC USP, MAM São Paulo, MAR Rio de Janeiro, MAM Bahia e MAC Bahia. 

Filho de uma mãe negra e de um pai branco, o artista traz no próprio corpo as cicatrizes invisíveis do racismo estrutural. Sua obra nasce como um gesto de insubmissão: fotografias, esculturas e performances tornam-se instrumentos para desestabilizar a “verdade” narrada pelos livros, revelando que a história do Brasil foi escrita à custa do silenciamento e da exclusão de corpos negros.

O título da mostra simboliza abertura e recomeço. O prefácio, antes do corpo narrativo, é um espaço liminar, um respiro que prepara o leitor para uma outra leitura possível do curso da sociedade. Sérgio transforma esse espaço em obra: uma fresta que nos convida a reler a história brasileira sob uma ótica negra, viva e resistente, propondo não apenas denúncia, mas também reescrita, presença e transformação.

A exposição integra o 3º Encontro Internacional Pós-Colonial e Decolonial, promovido pelo AYA – Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais da UDESC, de 16 a 20 de setembro.

Além disso, “Prefácio” prepara o terreno para a próxima individual do artista no MASC: “O Brasil Pitoresco de Sérgio Adriano H: Passado – Presente”, com abertura em 30/10/2025, contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Artes 2024, iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da FCC. Nas palavras de Sérgio, essas duas exposições em sequência são um convite para que o público faça do museu um espaço de rotina, convivência, participação e conhecimento.

Sobre o artista

Sérgio Adriano H é artista visual afro-diaspórico, performer, fotógrafo e pesquisador. Formado em Artes Visuais e Mestre em Filosofia, vive e produz entre Joinville/SC, Florianópolis/SC e São Paulo/SP. Com uma trajetória de mais de 220 exposições nacionais e internacionais, destacam-se as individuais: “desCOLONIZAR CORpos” (Institut National d’Histoire de l’Art – Paris, 2023; Caixa Cultural – Brasília, 2023). Entre as
coletivas: Dos Brasis (SESC Nacional, 2024/25); 13ª e 14ª Bienal Internacional de Curitiba (2017/19); 8ª Bienal Argentina (2018); Encruzilhada (Museu de Arte Moderna da Bahia, 2022); Visão do Paraíso (Centro Cultural Brasil- Moçambique, 2022). Acumula mais de 40 premiações, entre elas a Medalha Cruz e Sousa (maior honraria em artes concedida por SC, 2022) e o Prêmio FAMA – Fábrica de Artes Marcos Amaro. Em 2024 foi indicado entre os 3 artistas finalistas da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, o “Prêmio Mario Pedrosa”, proposto ao artista destaque nacional do ano de 2023. Suas obras integram 20
acervos públicos, incluindo MAC USP, MAM São Paulo, MAR Rio de Janeiro, MAC Bahia e MAM Bahia.

Sobre a curadora

Juliana Crispe, nascida em Florianópolis, é curadora, professora, pesquisadora, arte-educadora e artista visual. Doutora em Educação, Mestre e graduada em Artes Visuais, atua desde 2007 na curadoria de exposições, já tendo realizado mais de 150 mostras. É membra do Conselho Deliberativo do MASC e da ABCA. Foi premiada como Jovem Curadora na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba (2019) e responsável por projetos de grande relevância nacional.

Serviço

Exposição: "Prefácio"
Artista: Sérgio Adriano H
Local: Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)  - No Centro Integrado de Cultura (CIC)
Abertura: 20 de setembro, às 10h30
Visitação: de 20 de setembro a 26 de outubro de 2025. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

 
 

Todas as Datas:

  • De 20/09/2025 até 26/10/2025
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda