O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), recebe nos dias 15 e 16 de setembro duas atividades que fazem parte da programação da Semana Inclusiva de Santa Catarina 2025. A iniciativa é uma ação interinstitucional realizada pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e pela Superintendência Regional do Trabalho, com o apoio da Justiça do Trabalho, entidades públicas e organizações da sociedade civil, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.
No CIC, com parceria da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), ocorrerão apresentações musicais e de teatro, com entrada gratuita.
Programação:
Dia 15/09 (segunda-fera):
15h: Apresentação da Banda Mosaico
Coord.: Fernando Bueno (FCEE)
Nascida em 2006, a Banda Mosaico faz uma junção de diversos estilos musicais apresentados por músicos com deficiência intelectual, visual e física. São servidores e educandos da Fundação Catarinense de Educação Especial, que demonstram seus talentos musicais e comprovam a eficácia da arte como ferramenta de inclusão social e de fortalecimento de autoestima. No repertório, predominantemente de samba, constam músicas de Nelson Cavaquinho, Almir Guineto, Jorge Aragão, e os mais atuais: Exaltasamba e Art Popular, além de outros ritmos como os sons de Alceu Valença e Jota Quest.
Dia 16/09 (terça-feira):
14h30: Apresentação do Coral Cantarolar - “Vem você Cantar Também”
Tocando em Frente com o Coral Cantarolar - Apresentação das músicas do repertório
Coord: Emanuel Pereira (FCC).
O Coral Cantarolar é formado por membros do Grupo de Apoio a pacientes com cancer de cabeça e pescoço (GAL). O atual coordenador das atividades musicais, Emanuel, vai apresentar didaticamente a origem de canções incluídas no repertório do grupo. O público será convidado a cantar algumas canções junto com o Coral Cantarolar e conhecer a dinâmica dos Encontros Tocando em Frente com o GAL, realizado na sala 3 das Oficinas de Arte do CIC.
17h: Apresentação de teatro dos alunos da Associação de Surdos e roda de conversa
Coord.: Professora Kelly
Sobre a Semana Inclusiva
Em 2025, a Semana Inclusiva de Santa Catarina completa 10 anos. Uma década de luta por oportunidades reais de trabalho para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Uma década mostrando que inclusão transforma vidas. Hoje, mais de 33 mil vagas já foram preenchidas em empresas que cumprem a Lei de Cotas em Santa Catarina. O desafio continua: incluir 20 mil trabalhadores nos postos que ainda estão em aberto. Cada contratação é uma história de autonomia, dignidade e pertencimento.
E a Semana Inclusiva existe para aproximar oportunidades de quem precisa, mostrar que contratar é possível — e necessário — e fazer da inclusão uma realidade em todas as regiões do estado. Em 2025, os feirões de emprego e atividades da Semana Inclusiva estarão em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Itajaí, Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Criciúma. 10 anos de luta. Milhares de histórias. Um só propósito: inclusão com dignidade.
Fornecido por iCagenda