FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 

Exposição 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo

PROF_CAMPO_Ricardo_Wolffenbüttel_600k
Categoria :
MIS
Data:
09/11/2021
Local
Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC, 88101-300
Brasil

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) recebe a partir do dia 9 de novembro a primeira exposição inédita desde sua reabertura após o período de fechamento devido à pandemia de Covid-19. E para começar bem, terá a mostra com as fotografias vencedoras do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, até o dia 9 de janeiro de 2022.

A foto vencedora do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo é de Santa Catarina. Intitulada “A terra cura”, a imagem foi registrada pelo fotógrafo Ricardo Wolffenbüttel e escolhida pelos jurados como a mais bela fotografia de campo da América do Sul na categoria profissional. Além dela, outras 30 imagens poderão ser conferidas presencialmente na exposição no MIS/SC.

A mostra é itinerante e já passou por Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). Conta com as quatro fotografias vencedores (duas na categoria profissional e duas na amadora) e três imagens que receberam menção honrosa. Outras 24 imagens completam a exposição.

"A terra cura"

Em preto e branco, a imagem campeã mostra o agricultor Edésio Voges, da comunidade de Vargem do Braço, no município de Santo Amaro da Imperatriz, segurando um belo exemplar da couve chinesa. No registro, Voges está usando máscara. “A foto foi feita no auge da pandemia e tem um significado muito importante. Ela é de uma família de agricultores orgânicos que tem uma cooperativa em Santo Amaro, na Grande Florianópolis", explica Wolffenbüttel, enaltecendo o fato de que o trabalho destas pessoas garantiu que não faltasse alimento na mesa da população. “O senhor Voges falou uma coisa muito interessante para mim na época: o ser humano tem que tomar a terra como
exemplo, pois ela se cura. Quando tu envenena a terra, ela se cura. De alguma maneira o ser humano se envenenou, e com o tempo certo conseguimos dar a volta
por cima e replantar”, conta.

As melhores

Além de Wolffenbüttel, na categoria campo, a melhor fotografia profissional máquina é de Sérgio Ranalli, com “A colheita”. Na categoria amador, o vencedor campo foi Noilton de Lacerda (Bahia); e máquina, Rodrigo Arabori. Eles foram escolhidos com as fotos “Simplicidade” e “Colheita de milho”, respectivamente.

Com a foto “Tocando para Pacha Mama”, Uriel Montúfar, do Perú, recebeu a menção honrosa profissional na categoria campo. Também teve o reconhecimento nessa categoria João Henrique Garrigó (“O Céu do Caipira”) e menção honrosa amador campo Malely Sanches, da Colômbia, que apresentou a fotografia “Renascer”.

“Para a New Holland, o Prêmio de Fotojornalismo é uma oportunidade de aproximar as pessoas da realidade do campo, mostrando toda a diversidade da agricultura na América do Sul. Como somos uma marca sempre próxima dos agricultores, queremos levar essa mensagem para toda a sociedade, que além de poder admirar o excelente trabalho desses fotógrafos, sejam eles profissionais ou entusiastas, vai poder conhecer um pouquinho mais, por meio das imagens desta exposição, a força da agricultura no nosso continente”, afirma Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul.

A atual edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, que teve o tema “Agricultura, substantivo feminino”, contou com 2201 imagens registradas por 530 fotógrafos entre profissionais e amadores. Do total de participantes, 211 são profissionais, responsáveis por 895 fotos de campo e 141 de máquina. Já os amadores são 319, que produziram 953 imagens de campo e 212 de máquina. Os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Além das sete imagens premiadas, outras 24 farão parte do evento, são elas:
- “Mulher e a alpaca”, Uriel Montúfar (Peru);
- “A casa de Pedro Marmeleiro”, Daniel Castellano (Brasil);
- “A horta da dona Maria Inês Riva”, Fellipe de Alcântara (Brasil);
- “A pega de boi”, Miguel Salvador (Brasil);
- “Atentas”, Ariel Miranda (Uruguai);
- “Bem viver”, Ana Mendes (Brasil);
- “Caminho para o campo”, Federico Orozco (Colômbia);
- “Campo próprio”, Márcio Menasce (Brasil);
- “Candeia”, Nereu Cavalheiro (Brasil);
- “Corrida de cavalos nos Altos Andinos”, Uriel Montúfar (Peru);
- “Cavalo negro e seu dono”, Daniel Soares (Brasil);
- “Dedicação no campo”, Fernando Martinho (Brasil);
- “Engenho de madeira com tração animal”, Rui Barreto (Brasil);
- “O nascedouro de árvores”, Sérgio Ranalli (Brasil);
- “Rambo do bananal”, Albari Rosa (Brasil);
- “Roscasiri”, Uriel Montúfar (Peru);
- “Saudação matinal”, Cesar Martinez (Colômbia);
- “Descanso na cozinha”, Antonio Herrera (Colômbia);
- “Colheita do pão de cada dia”, André Shimohiro (Brasil);
- “Coliseu do campo”, Victor Imesi (Brasil);
- “Plantio”, Daniel Machado (Brasil);
- “Semeador”, Daniel Machado (Brasil”;
- “Sucessão de espanto”, Ana Cecilia Casnati (Uruguai);
- “Rotina”, Carlos Aliperti Júnior (Brasil).

O Prêmio é realizado pela Mano a Mano Produções, apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura e patrocinado pela New Holland Agriculture e pelo Banco CNH Industrial. A exposição itinerante em Florianópolis tem o apoio do MIS/SC.

Serviço:
O quê: Exposição itinerante 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
Abertura: 9 de novembro de 2021, às 19h
Visitação: de 10 de novembro de 2021 a 9 de janeiro de 2022. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) - Localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis (SC)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Prêmio New Holland de Fotojornalismo

 
O Serviço de Mapas não está disponível.
 

Todas as Datas:

  • De 09/11/2021 até 09/01/2022
    Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta & Sábado

Fornecido por iCagenda