No dia 19 de setembro, o Museu da Música de Timbó completa mais um ano de existência e para comemorar a data, no domingo, dia 15, ocorre a tradicional Noite dos Candelabros. Como atração da noite, haverá a apresentação a Orquestra de Câmara Municipal de Timbó e dos solistas convidados Gustavo Beaklini (harpa) e Jorge Pires (flauta).
A Noite dos Candelabros surgiu no ano de 2009 em comemoração ao 5° aniversário do Museu da Música com o propósito de apresentar ao público um evento diferente com uma atmosfera clássica e romântica quando velas eram utilizadas para iluminar os ambientes.
Programa:
Marcel Tournier (1879-1951)
Au Matin (Étude de Concert)
Harpa: Gustavo Beaklini.
Pearl Chertok (1918-1981)
Around the Clock – I Ten Past Two
Harpa: Gustavo Beaklini. Flauta: Jorge Pires
François Joseph Naderman (1781-1835)
Sonatine I – Allegro Moderato
Harpa: Gustavo Beaklini. Flauta: Jorge Pires
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Concerto para Harpa e Flauta K 299
Harpa: Gustavo Beaklini. Flauta: Jorge Pires
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto para Cordas em Ré Maior RV 121
Pietro Mascagni (1863-1945)
Gavotte delle Bambolle
Peter Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)
Themes from Capriccio Italien
James Horner (1953)
The Ludlows
Piano: Palmira Bonatti Gessner
Charles Woodhouse (1879-1939)
Processional March
Serviço:
O quê: Noite dos Candelabros
Quando: 15 de setembro de 2013, às 19h
Onde: Museu da Música - Rod. SC, Km 05 R: Edmund Bell, s/n - Timbó/SC
Fonte: Museu da Música de Timbó
Fonte: Museu Antônio Selistre de Campos
Fonte: Instituto Brasileiro de Museus
A Fundação Catarinense de Cultura anunciará os vencedores do Edital Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura a zero hora de sexta-feira (dia 06 de setembro) no site oficial da FCC. Uma comissão julgadora formada por 21 membros trabalhou na seleção. “Tivemos um recorte muito bom do que o segmento cultural de Santa Catarina pode produzir em termo de arte e cultura”, disse, satisfeito, o secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Beto Martins.
Voltado à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural em Santa Catarina, o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura contempla sete áreas culturais, que foram subdivididas em segmentos. A área de Artes Populares foi subdividida nos segmentos Folclore e Artesanato e Arte Circense. Artes Visuais contemplará Projetos e Obras e Bolsas de Execução. Na Dança, recursos para Produção e/ou Circulação. Na área de Letras, subdivisão nos segmentos Publicações e Escritor na Escola. Para Música, recursos para gravação de CDs e DVDs. Na área de Patrimônio Cultural, investimento nos segmentos Material e Imaterial, Museus e Acervos. Em Teatro, prêmios para Circulação, Montagem e Pesquisa.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC
A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, museu administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) na cidade de Rancho Queimado, receberá de 5 de setembro a 5 de outubro de 2013 a exposição Negro, ou Niger Seres, do fotógrafo Jerônimo do Carmo. A mostra faz parte da programação do espaço para a 7ª Primavera de Museus, que ocorrerá em todo o país de 23 a 29 de setembro e tem como tema Museu, Memória e Cultura Afro-Brasileira.
Uma parte do resultado de mais de 30 dias de viagem, num raio de 3640 quilômetros percorridos de sul a norte de Santa Catarina entre os anos 2000 e 2002, forma o acervo de fotos da exposição. São imagens impactantes de diversos recantos escondidos por Santa Catarina capturados pelas lentes do fotógrafo gaúcho Jerônimo do Carmo, que há mais de 25 anos vive no Estado.
A mostra traz 25 imagens que retratam as comunidades mostra homens, mulheres e crianças afro-descendentes em negativos preto e branco. Entre as obras, rostos pensativos, crianças no singelo convívio, mulheres nas tarefas diárias, animais que conduzem os povos descendentes de africanos. "De alguma forma, estas comunidades escaparam das marcas da sociedade moderna, podem ser vistas de uma forma diferente", explica o fotógrafo. Entre os locais retratados estão Morro do Fortunato (Garopaba/SC), Soldadinho (Alfredo Wagner/SC), Corredeiras (Campos Novos/SC), Perimbó (Ituporanga/SC), Itapocu e Araquari, Poços (Jaguaruna/SC), Valongo (Porto Belo/SC) e Cafuzos (José Boiteux/SC).
A exposição é fruto de um convite feito ao fotógrafo pela Casa de Campo do Governador Hercílio Luz. Além da mostra, está programada a exibição do documentário Alva Paixão, sobre o poeta Cruz e Sousa, no auditório do museu durante os finais de semana.
Serviço:
O quê: Exposição Negros, ou Niger Seres
Onde: Casa de Campo do Governador Hercílio Luz - Rua Paulo Sell, 428 - Taquaras - Rancho Queimado/SC
Quando: de 5 de setembro a 5 de outubro de 2013.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 13h às 18h. Sábado e domingos, das 10h às 17h ou mediante agendamento.
Entrada gratuita
Contato: (48) 3275-1453 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fonte: Assessoria de Comunicação FCC