O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) abriu nesta terça-feira (20) chamada pública com o objetivo de preencher o cargo de diretor do Museu Casa da Hera, em Vassouras-RJ. Podem concorrer servidores efetivos e não servidores, que tenham formação em nível superior na área de Museologia, ou áreas afins no campo das Ciências Sociais e/ou Humanas, com experiência comprovada de atuação em museus de no mínimo três anos.
Os candidatos devem enviar a documentação necessária (Currículo, Declaração de Intenção e Plano de Trabalho) até o dia 10 de maio de 2010 para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC publicou nesta sexta-feira (23), no Diário Oficial da União, o resultado do Edital Modernização de Museus 2010. Das instituições museológicas participantes, foram classificados 35 projetos, dos quais oito receberão apoio financeiro e os demais compõem uma lista de reserva. A novidade desta edição é que, além de aquisição de mobiliário, acervos, equipamentos e material permanente, os recursos podem ser usados para execução de serviços e adequação de espaços museais.
Nesta edição, duas instituições do Nordeste, três do Sul, duas do Sudeste e uma do Centro-Oeste alcançaram as melhores pontuações.
Confira a relação dos projetos classificados para dowload:
As entidades proponentes dos projetos classificados do 1º ao 8º lugar, deverão providenciar, no prazo máximo de 15 dias úteis, a contar da publicação do resultado no Diário Oficial da União, o seu credenciamento e inclusão das propostas no Sistema de Convênios - SICONV (www.convenios.gov.br), ou preencher e encaminhar Plano de Trabalho Simplificado (no caso de entidades federais). Deverão apresentar ainda, neste prazo, respostas a eventuais diligências, conforme mencionado nos itens 5.4.2 e 5.4.6 do Edital, sob pena de configurar a desistência da entidade.
Saiba mais: www.museus.gov.br
A reunião no gabinete da presidência da FCC(Fundação Catarinense de Cultura) realizada na tarde de terça-feira(04/05) entre a equipe de trabalho da fundação e o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte Waldir Walendowsky e o diretor geral da secretaria Gilberto Saavedra definiu a transição do cargo de presidente da fundação, já que Anita Pires pediu exoneração do cargo na sexta-feira(30/04).
Pires fica no cargo até o próximo dia 13, quando entrega em reunião em Brasília também o cargo de presidente do fórum dos secretários de cultura, entidade que congrega secretários de diversos estados e capitais que militam pela regularização da cultura no Brasil, com destaque para o Sistema Nacional de Cultura.
No encontro, ela recebeu o carinho dos funcionários, bem como de Waldir e Saavedra, amigos de longa data. "Dois anos na FCC foi um aprendizado, uma experiência profissional maravilhosa, do qual agradeço a dedicação dos servidores da casa", declarou Anita.
Até esta data, ela continua trabalhando no gabinete, na fundação, com toda equipe da FCC, cujo objetivo é garantir que todos os projetos e tramites da FCC estejam funcionando perfeitamente para que o novo presidente tenha condições para executar o bom trabalho que a cultura catarinense precisa e merece. "O setor cultural responde por 7% do PIB nacional, segundo dados do Ministério da Cultura, à frente, inclusive, de setores fortes da economia, como a indústria automobilística. E também responde por 17% entre os produtos turísticos do estado de Santa Catarina", diz Anita.
"é preciso que a próxima pessoa no cargo tenha a noção de um gestor cultural moderno: que sabe que a cultura constrói a cidadania e a democracia e também promove riqueza e bem-estar", completa.
Conforme a imprensa noticiou, Pires decidiu deixar o cargo logo após ler na coluna de Cacau Menezes, na edição de sexta-feira do jornal Diário Catarinense, que o Governador o tinha convidado para assumir seu lugar.
A presidente da Fundação Catarinense de Cultura e do Fórum Nacional de Secretários de Cultura Anita Pires participou, na segunda-feira(26/04), da reunião sobre o plano Pró-Cultura do Governo Federal.
O encontro aconteceu na Assembleia Legislatica de São Paulo e reuniu intelectuais, autoridades e artistas, do qual a pauta tratou dos incentivos às atividades culturais e aperfeiçoamentos na Lei Rouanet.
O cantor e compositor Chico César também compareceu ao encontro.
Os pianistas Alexandre Dietrich e Guilherme Amaral iniciam uma série de apresentações gratuitas para difundir a música erudita em Florianópolis, especialmente entre as crianças e os jovens. O projeto ?Piano a Quatro Mãos? estreia nesta quarta-feira (28/04), às 20h, no Teatro álvaro de Carvalho (TAC), no Centro, com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio da Unimed Grande Florianópolis.
Com produção cultural de Lourcley Silvestre, a série abrange três apresentações noturnas em diferentes espaços culturais da cidade e três concertos didáticos vespertinos tendo como público alvo crianças e adolescentes de escolas públicas da Capital. No repertório foram incluídas composições de renomados músicos eruditos como Chopin, Scarlatti e Dvorák, além de obras para piano a quatro mãos dos compositores Rachmaninoff, Saint Saens e Brahms.
Durante as apresentações, os pianistas vão interagir com o público, fornecendo informações sobre os compositores e também sobre as obras interpretadas, abrangendo o estilo de composição, o pensamento humanístico da época, além dos reflexos desta concepção na obra de arte e suas particularidades estilísticas e composicionais. Os concertos didáticos têm como objetivo difundir a música erudita e incentivar a formação de novas plateias.
Alexandre Dietrich
Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com o título de Bacharel em Música - Piano, Dietrich participou do 1º Festival de Concertos para Piano e Orquestra (Atelier pianístico), em 2003, em Bordeaux, na França, a convite da renomada pianista internacional Cristina Ortiz. Em 2007, o pianista fez turnê pela Europa, contemplando as cidades de Paris, Madri, Lisboa, Bruxelas e Bélgica com o projeto O Piano Brasileiro, com o qual participou da abertura do Festival de Som e Cinema da Bélgica.
Alexandre gravou ao piano para a Rádio MEC no Rio de Janeiro, em 2008, apresentando obras de Camargo Guarnieri, Villa Lobos e Aldo Krieger. No ano seguinte, em parceria com o tenor Fernando de Carli, realizou 15 recitais por meio da lei Municipal de Incentivo a Cultura com os projetos Florianópolis em Canto e Piano e Pequenos Grandes Ouvintes.
Ainda em 2009, Dietrich se apresentou com o projeto Piano Brasil em turnê viabilizada por meio do Funcultural, passando por Florianópolis, Joaçaba, Concórdia, Rio de Janeiro, Salvador e Aracaju. Recentemente, fez apresentações em New Orleans, Georgia e Los Angeles (EUA).
Guilherme Amaral
Conquistou vários títulos em competições realizadas no Brasil, entre os quais estão o primeiro lugar nos concursos Latino Americano de Duos de Câmera Rosa Mística (PR, 2004) e Jovem Destaque, no Fórum de Cultura e Ciência da UFRJ (RJ, 2006), nas categorias Piano Solo e Duo com Piano.
Guilherme Amaral também participou de eventos no exterior, apresentando-se como pianista solo em 2003 e 2005, na Alemanha, e na Turnê Européia da Camerata Florianópolis em 2005, passando pela Espanha, França e Alemanha. Participa ainda como pianista correpetidor, cravista, camerista e solista de apresentações e palestras a convite da Pró-Música de Florianópolis, da UDESC e de outras instituições. Em 2009, realizou turnê estadual pelo Funcultural em várias cidades de Santa Catarina.
Programa:
Primeira Parte
Piano a quatro mãos
Camile Saint Saens - O Cisne
Johannes Brahms - Valsas opus 39 ns 1, 2, 3, 4, 15
Johannes Brahms - Danças Húngaras ns. 1, 2,4.
Piano Solo Guilherme Amaral
Domenico Scarlatti - Sonata K.87
Antonin Dvorák - Humoreske
Sergei Rachmaninoff - Estudo Op.33 n.2 em Dó maior
Segunda Parte
Piano Solo Alexandre Dietrich
Francis Poulanc - XV Improviso
Frederic Chopin - Noturno opus 27 n.2
Frederich Chopin - Valsa opus 64 n.1
Piano a quatro mãos
Sergei Rachmaninoff - Preludio opus 3 n.2
Frederich Chopin - Polonese opus 40 n.1
Serviço:
O Quê: Projeto Piano a Quatro Mãos
Quando: Quarta-feira (28/04) ? 20h ? TAC (espetáculo de estreia)
Próximas apresentações:
12/05 - Teatro da UBRO - 14h e 15h
14/05 - Auditório da Biblioteca Pública Prof. Barreiros Filho - 15h e 20h
20/05 - OPUS Espaço Cultural - 20h
Quanto: gratuito