A Orquestra Sinfônica de SC (Ossca) sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com o espetáculo “Bravo! SC 2023”. O show ocorre neste sábado, 25 de novembro, às 20h, com repertório erudito para marcar os 30 anos da primeira apresentação da Ossca, realizada em 1993, no mesmo dia e local.

O repertório contará com clássicos da música erudita mundial, como Ballet Suite Medley, de Tchaikovsky, e Festive Overture, opus 96, de Dimitri Shostakovich. Quem for ao concerto de sábado vai desfrutar ainda de composições nacionais, como Sinfonia V (Indígena), de José Siqueira, e Batuque (da suíte Reisado do Pastoreio), de Lorenzo Fernandez.

30 anos da Ossca

Em 1992 o maestro José Nilo Valle recebeu do governo do Estado o desafio de estabelecer uma orquestra sinfônica em Santa Catarina. No ano seguinte, no dia 25 de novembro, a Ossca fazia seu primeiro espetáculo.

A criação da Ossca marcou uma nova era na história musical catarinense. Sua importância foi oficialmente reconhecida em 2009, quando foi declarada Patrimônio Histórico Artístico e Cultural. Em 2013, a Constituição Estadual a definiu como um organismo de interesse máximo para a cultura musical.

Ao longo de sua história veio formando profissionais para a música erudita e levando inspiração para a formação de grupos de câmara, cameratas e orquestras em Santa Catarina. Foi pioneira em estabelecer uma tradição de concertos sinfônicos regulares na capital e responsável pela expansão da música clássica para o interior catarinense.

Ingressos à venda no site Sympla